“A musicalização para crianças favorece o desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade, do senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, do respeito ao próximo, também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação”, comenta o professor de Música ...
Como incentivar e trabalhar a musicalização infantil
A música no desenvolvimento infantil é um forte estímulo para as funções cognitivas e motoras, além de favorecer o aspecto afetivo e a socialização. A música está presente em vários contextos de nossa vida, sendo utilizada tanto para entretenimento quanto para outras finalidades — a aprendizagem é uma delas.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), o ensino da música tem por objetivos gerais abrir espaço para que os alunos possam se expressar e se comunicar através dela, bem como promover experiências de apreciação e abordagem em seus vários contextos culturais e históricos.
(BNCC, 2017, p. 154). A música inserida no ambiente escolar ativa também outras funções da criança, como linguagem, criatividade, raciocínio, sendo realizada em sala de forma prazerosa, transformando o ambiente propício para várias aprendizagens, para um melhor desenvolvimento das crianças em seu relacionamento humano.
Ensino de música desenvolve criatividade e ajuda a melhorar capacidade de concentração e memória das crianças. ... Além disso, a educação musical estimula, nos alunos, o desenvolvimento da criatividade, da sensibilidade musical, do senso rítmico, da percepção auditiva, do prazer de ouvir e da consciência corporal”.
Podemos, assim, entender a música como um instrumento facilitador e motivador no processo de formação da criança na educação infantil. Logo a música tem um poder educativo quando aplicada com objetivos e planejamento. Quando elaborada para um trabalho educativo a música, facilita a integração, a inclusão social e o equilíbrio da criança.
A música faz parte da educação há muito tempo. Ela acompanha a trajetória da humanidade e se faz presente ao longo da História.
A convivência da criança com a música na educação infantil desde cedo, propicia um contexto escolar de aprendizagem interessante e ativo, sendo a musicalização uma grande aliada do professor mediador para a descoberta e a construção de novos saberes educacionais. É nessa perspectiva que abordaremos a música nesse artigo.
Resumo: O presente artigo apresenta uma reflexão sobre a música no cotidiano da educação infantil e o processo de construção da aprendizagem.
Quantos filhos teve luiz carlos prestes?
Quem fez preenchimento labial pode fazer micropigmentação?
Significado de profanaram em portugues?
O que significa a palavra lançamos?
O que é esvaecimento cervical?
Palavras sinônimos de poderia?
Qual o significado de embaladora?
Palavra que pode substituir suporto?
Significado de obtivemos em portugues?
Como ver a quem pedimos amizade no facebook?