Um modo fácil de localizar as plêiades no céu é tomando a reta formada pelas estrelas Betegeuse (na constelação de Orion) e Aldebarã, ambas fáceis de ser identificdas por ter cor avermelhada. Seguindo a reta chegaremos ao aglomerado das Plêiades, bem no pescoço do touro.
O seu nome provém da palavra árabe الدبران al-dabarān que significa "Aquela que Segue" ou "Olho do Touro" – referência à forma como a estrela parece seguir o aglomerado estelar das Plêiades durante o seu movimento aparente ao longo do céu nocturno.
A constelação Touro é encontrada em ambos os lados da órbita elíptica do Sol, tornando-se assim um dos 12 signos astrológicos do Zodíaco. Esta constelação é vista no céu de Inverno, especialmente de Dezembro e Janeiro e é muito fácil de observar, devido à natureza pronunciada de muitas das suas belas estrelas.
65,23 anos-luz
Aldebarã/Distância da Terra
Aglomerado estelar Caso você nunca tenha ouvido falar a respeito das Plêiades, elas formam um grupo de sete estrelas — por isso também são conhecidas como “Sete Irmãs” — que se encontram na Constelação de Touro, a aproximadamente 430 anos-luz de distância da Terra.
61.402.000 km Aldebarã/Diâmetro
As constelações são regiões da abóbada celeste onde as estrelas são ligadas por linhas imaginárias que formam figuras. ... Constelações são agrupamentos de estrelas ligadas por linhas imaginárias usadas para representar objetos, animais, criaturas mitológicas ou deuses.
Esta é uma das doze constelações do Zodíaco. ... Na época clássica, os gregos acreditavam que a constelação de Zeus era um Touro disfarçado. A lenda diz que Zeus se enamorou da bela Europa, filha de Agenor, rei da Fenícia. Ficou encantado com a sua beleza e transformou-se num Touro branco, que se ajoelhou a seus pés.
As famosas Três Marias são facilmente vistas a olho nu, seja no hemisfério norte ou sul. São estrelas azuis de poderoso brilho, muito maiores que o Sol, e estão a cerca de 1500 anos-luz da Terra. Um conjunto de estrelas que traçam um desenho, como as Três Marias, é chamado pelos cientistas de asterismo.
O fato mais curioso de todos é que, na verdade, seus nomes são Mintaka, Alnilan e Alnitak, nomes árabes que significam, respectivamente, o “Cinto”, a “Pérola /Pedra Preciosa” e a “Corda”. Outro, é saber que elas estão realmente muito próximas no céu, estando a aproximadamente 1500 anos-luz da Terra.
Como tirar sujeira de queimado do teto?
O que escrever Ao enviar um currículo?
Como transferir uma foto da galeria para o WhatsApp?
Como é feito o xarope de glicose?
Como puxar escritura de imóvel?
O que preciso para acessar o PJe?
Como o aço era produzido antigamente?
O que pode comer na dieta de South Beach?
Como baixar uma versão antiga do Minecraft?
Como ter acesso às câmeras do meu prédio?
Como era o voleibol antigamente?