O níquel está presente em pequenas quantidades no ar, na água, nas plantas e nos alimentos, também em utensílios do nosso cotidiano, como moedas, baterias, bijuterias e acessórios. O Brasil está em décimo lugar em reservas de níquel, que é extraído principalmente de solos lateríticos e de minerais sulfetados.
Axel Fredrik Cronstedt
Níquel/Descobridores
O metal é extraído por aquecimento do minério ao ar para obtenção do óxido que depois é reduzido com monóxido de carbono e purificado pelo processo Mond. A eletrólise também é usada. O níquel metálico é usado em aços especiais e Invar e sendo magnético, em ligas metálicas como Mumetal.
Definido como um metal branco prateado, levemente duro, maleável, de boa resistência à oxidação e à corrosão, símbolo químico Ni, pertence ao grupo VII da tabela periódica.
Em geral, o níquel não é encontrado isoladamente na natureza. Costuma estar combinado com arsênico, antimônio ou enxofre. Quando aparece combinado com enxofre, é conhecido como sulfeto de níquel. Também é encontrado combinado com ferro, em meteoros.
Metal Metal de transiçãoMetal pesado tóxicoElemento do 4º períodoElementos do Grupo 10 Níquel/Série química
Seu estado de oxidação mais comum é +2, podendo apresentar outros. Tem-se observado estados de oxidação 0, +1 e +3 em complexos, porém são muito pouco característicos.
7440-02-0
Níquel/Número CAS
O volume de níquel na composição também pode ser visto como um indicador de qualidade. Esse metal, que pode causar alergias na pele, provocando vermelhidão e coceira, está presente em bijuterias, óculos, relógios e até em botões de calças.
Aproximadamente 65% do níquel consumido é empregado na fabricação de aço inoxidável (austenítico ou corrente) e outros 12% em superligas de níquel. O restante 23% é repartido na produção de outras ligas metálicas, baterias recarregáveis, reações de catálise, cunhagens de moedas, revestimentos metálicos e fundição.
O nome níquel deriva do alemão kupfernickel que significa tanto cobre do Diabo como cobre de São Nicolau. Este elemento possui isótopos naturais com massas atómicas 58, 60, 61, 62 e 64, e isótopos radioativos artificiais, com períodos de semidesintegração entre 50 segundos e 80 000 anos, e com pesos atómicos de 56, 57, 59, 63, 65 e 67.
O níquel encontra-se na Natureza na forma de sulfureto, acompanhando o ferro nas pirites magnéticas niquelíferas ou pirrotites do Canadá, das quais procede a maior parte da produção mundial, e como garnierite (silicato de magnésio e níquel) na Nova Caledónia. Também existem jazidas na Federação Russa.
Aproximadamente 65% do níquel consumido é empregado na fabricação de aço inoxidável (austenítico ou corrente) e outros 12% em superligas de níquel. O restante 23% é repartido na produção de outras ligas metálicas, baterias recarregáveis, reações de catálise, cunhagens de moedas, revestimentos metálicos e fundição . Alnico, ligas para ímãs.
O metal é extraído por aquecimento do minério ao ar para obtenção do óxido que depois é reduzido com monóxido de carbono e purificado pelo processo Mond. A eletrólise também é usada. O níquel metálico é usado em aços especiais e Invar e sendo magnético, em ligas metálicas como Mumetal.
Como pedir Restituição Guia DARE?
O que acontece se eu pedir reembolso na Shopee?
Como pedir um dia de folga ao chefe?
Como solicitar um cartão de crédito adicional?
Como criar um texto de artimanha?
Quem pode pedir segredo de justiça?
Como começar uma história policial?
Como funciona o reembolso da Azul?
O que significa trajeto e trajetória?
Como fazer um anúncio de vaga eficaz?
Como escreve um brinde à vida?
Como se escreve Torse ou torce?
Como se escreve o elefante é grande?