O níquel está presente em pequenas quantidades no ar, na água, nas plantas e nos alimentos, também em utensílios do nosso cotidiano, como moedas, baterias, bijuterias e acessórios. O Brasil está em décimo lugar em reservas de níquel, que é extraído principalmente de solos lateríticos e de minerais sulfetados.
Axel Fredrik Cronstedt
Níquel/Descobridores
O metal é extraído por aquecimento do minério ao ar para obtenção do óxido que depois é reduzido com monóxido de carbono e purificado pelo processo Mond. A eletrólise também é usada. O níquel metálico é usado em aços especiais e Invar e sendo magnético, em ligas metálicas como Mumetal.
Definido como um metal branco prateado, levemente duro, maleável, de boa resistência à oxidação e à corrosão, símbolo químico Ni, pertence ao grupo VII da tabela periódica.
Em geral, o níquel não é encontrado isoladamente na natureza. Costuma estar combinado com arsênico, antimônio ou enxofre. Quando aparece combinado com enxofre, é conhecido como sulfeto de níquel. Também é encontrado combinado com ferro, em meteoros.
Metal Metal de transiçãoMetal pesado tóxicoElemento do 4º períodoElementos do Grupo 10 Níquel/Série química
Seu estado de oxidação mais comum é +2, podendo apresentar outros. Tem-se observado estados de oxidação 0, +1 e +3 em complexos, porém são muito pouco característicos.
7440-02-0
Níquel/Número CAS
O volume de níquel na composição também pode ser visto como um indicador de qualidade. Esse metal, que pode causar alergias na pele, provocando vermelhidão e coceira, está presente em bijuterias, óculos, relógios e até em botões de calças.
Aproximadamente 65% do níquel consumido é empregado na fabricação de aço inoxidável (austenítico ou corrente) e outros 12% em superligas de níquel. O restante 23% é repartido na produção de outras ligas metálicas, baterias recarregáveis, reações de catálise, cunhagens de moedas, revestimentos metálicos e fundição.
O nome níquel deriva do alemão kupfernickel que significa tanto cobre do Diabo como cobre de São Nicolau. Este elemento possui isótopos naturais com massas atómicas 58, 60, 61, 62 e 64, e isótopos radioativos artificiais, com períodos de semidesintegração entre 50 segundos e 80 000 anos, e com pesos atómicos de 56, 57, 59, 63, 65 e 67.
O níquel encontra-se na Natureza na forma de sulfureto, acompanhando o ferro nas pirites magnéticas niquelíferas ou pirrotites do Canadá, das quais procede a maior parte da produção mundial, e como garnierite (silicato de magnésio e níquel) na Nova Caledónia. Também existem jazidas na Federação Russa.
Aproximadamente 65% do níquel consumido é empregado na fabricação de aço inoxidável (austenítico ou corrente) e outros 12% em superligas de níquel. O restante 23% é repartido na produção de outras ligas metálicas, baterias recarregáveis, reações de catálise, cunhagens de moedas, revestimentos metálicos e fundição . Alnico, ligas para ímãs.
O metal é extraído por aquecimento do minério ao ar para obtenção do óxido que depois é reduzido com monóxido de carbono e purificado pelo processo Mond. A eletrólise também é usada. O níquel metálico é usado em aços especiais e Invar e sendo magnético, em ligas metálicas como Mumetal.
Quanto tempo de gravidez começa os sintomas?
Qual é o melhor Cobalt ou Logan?
Quais as classificações da força de atrito?
Qual o tamanho ideal para piquete?
Porque os vídeos travam no meu PC?
Quantos litros tem a reserva da Montana 2008?
Quais os dois tipos de condição quanto ao modo de atuação?
Como ocorre a ligação covalente?
Quanto tempo demora uma contestação de compra?
Onde ficava a TV Tupi em São Paulo?
Como fazer para abrir um link?
Quanto vale a moeda de R$ 1 das Olimpíadas de 2015?
O que pode substituir a sinvastatina?
Como funciona a fáscia muscular?
Qual a Distância e o Tempo recomendada para aplicar a cromoterapia?
Tem que passar protetor solar todos os dias?
Quem toma remédio para pressão alta pode tomar água com limão?