Cecília Meireles morreu no Rio de Janeiro, no dia 9 de novembro de 1964.
Quando Cecília tinha três anos, sua mãe Mathilde Benevides também partiu. A menina foi criada pela avó materna Jacinta Benevides, de quem herdou o gosto pelo folclore brasileiro e a levou para aulas de canto e violino.
Embora não estivesse filiada a nenhum movimento literário, suas obras iniciais, como Espectros, Nunca mais... e poemas dos poemas e Baladas para El-Rei, evidenciam o gosto pelo Simbolismo. Sua temática também revela a admiração pelas estéticas tradicionais, especialmente a simbolista.
Trata-se de uma composição produzida em razão da morte de Jacinta Benevides, avó de Cecília, que a criou depois da morte dos pais.
Do casamento nasceram as três filhas, três Marias: Maria Elvira, Maria Mathilde e Maria Fernanda. Após a morte de sua avó, em 1933, Cecília e sua família permanecem no mesmo endereço: entre as ruas São Luís e São Cláudio, onde a poeta passou boa parte da vida.
37 curiosidades que você vai gostar
O vocabulário da língua portuguesa ainda considera "poeta" apenas como substantivo masculino, mas Cecília nunca gostou de ser chamada de poetisa. Para ela, significava uma diminuição do seu trabalho, como se a chamassem de mulher "prendada".
Ela morreu de câncer, aos 63 anos, no entardecer do dia 9 de novembro de 1964.
Poeta intimista, próxima à abstração da música, ao sentimento religioso e à fluidez do sonho, seus temas recorrentes são o amor, a morte, o tempo e a eternidade, o que se evidencia já a partir dos títulos de seus livros, como Vaga Música e Mar Absoluto.
Sua obra mais apreciada pela crítica é Romanceiro da Inconfidência, em que faz uma releitura desse momento histórico. Assim, a autora é a principal representante feminina da segunda geração do modernismo brasileiro.
Seu primeiro livro — Espectros — foi escrito quando a poetisa tinha 16 anos de idade e publicado em 1919. Três anos depois, ela se casou com o artista plástico Fernando Correia Dias (1892-1935), com quem teve três filhas.
Cora Coralina (1889-1985) foi uma poetisa e contista brasileira. Publicou seu primeiro livro quando tinha 75 anos e tornou-se uma das vozes femininas mais relevantes da literatura nacional.
Em 1919, Cecília Meireles lançou seu primeiro livro de poemas, "Espectros" com 17 sonetos de temas históricos.
Foi Cecília que fundou a primeira biblioteca infantil do Brasil e publicou poemas inesquecíveis para crianças, como O mosquito escreve e Colar de Carolina. Os versos de Cecília conseguem despertar nas crianças o interesse pela poesia e também encantam os marmanjos que já são apaixonados pela boa literatura.
Em que ano o Brasil perdeu a grande poetisa infantil? Tinha um carinho todo especial pelas crianças, mas também se dedicou a escrever poemas para os adultos. Cecília Meireles faleceu no Rio de Janeiro em 9 de novembro de 1964.
Como marcar pontos em um mapa?
O que caracteriza um aracnídeo?
Quantos carbonos assimétricos?
Como planejar meu conteúdo para Instagram?
Como flexionar substantivos compostos?
Quais são as casas Astrologicas?
Como cuidar de uma muda de flamboyant?
Como saber o que paguei pelo código de barras?
Como fazer desenho técnico no Solid Works?
Como saber se a pessoa sente atração por mim?
Como plotar vários PDF no CAD?
O que o cianeto causa no organismo humano?
Quais são as principais características de um texto poético?
Como ler código de transistor SMD?