O magnetismo foi descoberto na Grécia antiga, na cidade de Magnésia. Os primeiros estudos foram feitos no século VI (antes de Cristo) por Tales de Mileto, que observou a capacidade que algumas pedras de atraírem umas às outras e também ao ferro.
Os primeiros estudos realizados nessa área foram feitos no século VI a.C. por Tales de Mileto, que observou a capacidade de algumas pedrinhas, que hoje são chamadas de magnetita, de atraírem umas às outras e também ao ferro.
Em uma cidade chamada Magnésia foi observado um minério com a propriedade de atrair objetos de ferro. A este minério foi dado o nome de magnetita. Assim como a eletricidade, o magnetismo foi enunciado pela primeira vez no século VI a.C. por Tales de Mileto.
Qual a origem da palavra magnetismo? O nome magnetismo vem de Magnésia, região da Ásia Menor onde foi encontrado em grande quantidade um mineral naturalmente magnético: a magnetita, pedra cinzenta, escura e brilhante.
São encontrados na natureza, em alguns minerais com propriedade magnéticas, por exemplo, a magnetita, ímã natural que atrai o ferro. Por outro lado, há o processo de fabricação dos ímãs artificiais, chamado de “imantação”, o qual ao corpo neutro é conferida a propriedade de atração magnética.
Século XVII Em 1600, William Gilbert, um dos primeiros a estudar sistematicamente a eletricidade e o magnetismo, publica De Magnete, em que explica que outros materiais, além do âmbar, adquiriam, quando atritados, a propriedade de atrair outros corpos, denominando esse fenômeno de força elétrica.
( ) A relação entre magnetismo e eletricidade só foi aceita no século XX com os estudos de Michael Faraday. ( ) O experimento de Oersted, realizado no século XIX, abriu caminho para os estudos relacionados ao eletromagnetismo.
O eletromagnetismo é a área da física cujo foco é a relação entre a eletricidade e o magnetismo. Essa teoria, unificada e aprimorada pelo físico, e brilhante matemático James Clerk Maxwell, tem como base o conceito de campo eletromagnético para explicar a relação entre duas forças: elétrica e magnética.
Os primeiros estudos relativos ao magnetismo foram registrados na Grécia Antiga com Tales de Mileto, por volta do século VI. A. Em uma cidade chamada Magnésia foi encontrado um mineral capaz de atrair pequenos objetos de ferro, que recebeu o nome de magnetita.
Já a primeira aplicação prática do magnetismo foi encontrada pelos chineses: a bússola, que se baseia na interação do campo magnético de um imã (a agulha da bússola) com o campo magnético terrestre. No século VI, os chineses já dominavam a fabricação de imãs.
Porém, ele nem sempre foi conhecido do homem, e é curioso saber quando nós começamos a perceber que ele existe. Existem sinais de que os chineses podem ter sido os primeiros a observar o fenômeno do magnetismo. Porém, os relatos concretos mais antigos são dos gregos — especificamente, do filósofo Tales de Mileto.
O magnetismo na Antiguidade era conhecido através do mineral magnetita. Suas propriedades e seu uso eram envolvidos por muito misticismo. Somente no século XVI o cientista William Gilbert desenvolveu trabalho metódico ( De Magnete) sobre as propriedades do magnetismo.
Sabe-se que o Magnetismo não é algo novo, uma vez que desde o século VII a. C. já eram utilizados seus conceitos; textos gregos apontam para a existência do magnetismo, propriedade de corpos presentes numa região denominada “Magnésia” e daí surgiu o nome da propriedade de atração e repulsão de determinados corpos.
Para que serve pilares da educação?
Como usar o teclado para inserir símbolos?
Que tipo de gado e criado no Rio Grande do Sul?
Quantos anos o Darien de Sailor Moon tem?
Qual profissional pode aplicar Zoladex?
Qual é a função do Pinacócito?
Como tomar o comprimido naproxeno?
Qual é o melhor horário para tomar Pantogar?
Qual a diferença entre um artigo original é um artigo de revisão?
Quanto tempo dura um contrato?
Qual a validade da curatela definitiva?
Tem como perder 20kg em 3 meses?
Quando surgiu a profissão Serviço Social no Brasil?
O que é o Pré-operatório mediato?