Também conhecida como dispepsia funcional, a gastrite nervosa é caracterizada por dor, queimação e acidez no estômago. Ao contrário a gastrite clássica, esse tipo de doença não provoca uma inflamação, sendo assim, não há risco de complicações para o aparelho digestivo como úlceras ou câncer.
Os sintomas são os mesmos para a dispepsia funcional, popularmente conhecida como gastrite nervosa, e para a gastrite em si. Os principais sinais são: desconforto na região abdominal, indigestão, saciedade precoce, sensação de dor e queimação no estômago.
Principais sintomasDor de estômago ou desconforto abdominal, logo após a refeição ou quando fica muito tempo sem comer nada;Abdômen inchado, principalmente após as refeições;Náusea e vômitos;Sensação de estômago cheio;Mal estar;Sensação de queimação no estômago;Gases que saem em forma de arrotos ou flatulências.
Como é feito o tratamento
O tratamento para gastrite nervosa deve ser indicado pelo gastroenterologista de acordo com os sintomas apresentados pela pessoa, sendo normalmente indicado o uso de remédios antiácidos ou que diminuem a produção de acidez do estômago, como Omeprazol ou Pantoprazol.
A cura da gastrite também pode ser alcançada de forma natural por meio do uso da espinheira santa (Maytenus ilicifolia), que é uma planta medicinal que possui ação antioxidante e protetora celular, sendo capaz de diminuir a acidez do estômago, protegendo a mucosa gástrica, além de ser capaz de eliminar a bactéria H.
22 curiosidades que você vai gostar
A gastrite acontece quando o revestimento do estômago está inflamado devido ao uso excessivo de álcool, estresse crônico, uso de anti-inflamatórios ou qualquer outra causa que afete o funcionamento do estômago.
Também conhecida como dispepsia funcional, a gastrite nervosa é caracterizada por dor, queimação e acidez no estômago. Ao contrário a gastrite clássica, esse tipo de doença não provoca uma inflamação, sendo assim, não há risco de complicações para o aparelho digestivo como úlceras ou câncer.
Gastrite aguda
Esse tipo de gastrite é passageiro e permanece por poucos dias. Trata-se de uma inflamação aguda quase sempre secundária ao uso de álcool, aspirina e anti-inflamatórios.
Os sintomas clássicos de gastrite são epigastralgia (dor na região do estomago) e azia, porem ele pode causar outros sintomas como náuseas, vômitos e dores irradiadas em hipocôndrio direito (de baixo da costela) e ate dorso (costas).
Em geral, os sintomas da gastrite são dor no estômago, queimação, azia, má digestão, sensação de estômago cheio, náuseas e vômitos.Gastrite Aguda. ... Gastrite Nervosa. ... Gastrite Crônica. ... Gastrite Enantematosa. ... Gastrite Eosinofílica.
O fato mais comum é que a ansiedade libere adrenalina e cortisol, fazendo com que o corpo produza ácido do suco gástrico em excesso. A alta acidez deixa todo o sistema digestivo irritado e causa dores, náuseas e vômitos – pode até causar uma úlcera.
O professor de Gastroenterologia da Unicamp e presidente de honra do Núcleo Brasileiro para o Estudo do H. Pylori, Schilioma Zaternka, explica que existe apenas dois tipos de gastrite: a aguda e a causada pela bactéria Helicobacter Pylori. A mais perigosa, segundo ele, é esta última.
Semelhante ao pulmão, quando o estômago é afetado por alguma alteração, como refluxo ou úlcera, por exemplo, a dor pode irradiar para o meio das costas. No entanto, nesta situação, as pessoas também costumam apresentar sensação de queimação na garganta, dificuldade para fazer a digestão e, até, vômitos.
O que se pode fazer para tratar a dor nas costas consiste em:Tomar remédios. ... Fazer fisioterapia. ... Praticar exercícios. ... Usar uma compressa quente em casa. ... Fazer massagens. ... Tratamento alternativo. ... Cirurgia para coluna.
Comer uma pera ou uma maçã cozida; Comer um pedacinho de batata crua porque este é um antiácido natural, sem contraindicações; Colocar uma bolsa de água morna na região do estômago para aliviar a dor; Beber pequenos goles de água fria, para hidratar e facilitar a digestão.
* Abuso de álcool e cigarro. * Ingestão de anti-inflamatórios ou analgésicos por um período prolongado. * Estresse, nervosismo ou ansiedade (gastrite nervosa) * Infecção pela bactéria Helicobacter pylori (que pode levar ao surgimento de úlceras se não for tratada)
Ela causa gastrite crônica, que, sem tratamento evolui para gastrite atrófica e atrofia gástrica. Uma lesão precancerosa, no entanto, leva aproximadamente 20 anos para evoluir e se tornar um câncer.
Diagnóstico e tratamento
O diagnóstico é confirmado através do exame de endoscopia digestiva e, no caso de confirmação, é indicado o tratamento, feito, inicialmente, com uso de antibióticos por 14 dias. Após 45 dias se repete o exame e, se for necessário, se inicia um novo tratamento com antibióticos diferentes.
A dor da gastrite é circunscrita, começa na região epigástrica, logo abaixo do esterno, osso vertical situado na parte anterior do tórax. Na prática, a queixa é de dor na “boca do estômago” que pode irradiar-se para outras regiões do corpo e confundir-se até com a dor do infarto, por exemplo.
8 alimentos que quem tem gastrite não deve comerCafé ... Bebida alcoólicas. ... Frutas cítricas. ... Carnes embutidas. ... Chiclete e bala. ... Alimentos muito apimentados e condimentados. ... Frituras. ... Refrigerante.
Melhores alimentos para a gastriteLegumes e verduras cozidos. O mais importante para controlar a gastrite é ter uma alimentação equilibrada e saudável. ... Maçã A fruta é conhecida por aliviar os desconfortos gástricos, por conta de seu efeito antiácido. ... Sardinha. ... Frutas vermelhas. ... VEJA TAMBÉM:Café ... Sucos ácidos. ... Embutidos.
Alguns remédios caseiros que podem ajudar a aliviar o desconforto da gastrite são:Suco de batata. ... Chá de espinheira-santa. ... Suco de banana e pêra. ... Chá de aroeira. ... Chá de acelga. ... Chá de ervas. ... Suco de couve com mamão e melão.
Alimentos que pioram a gastriteAlimentos ricos em cafeína, como café, chás, refrigerantes e chocolates.Bebidas alcoólicas.Alimentos ácidos, como limão, laranja, abacaxi e até o tomate.Frituras.Embutidos.Alimentos muito condimentados, com excesso de cebola, alho, pimentão ou limão.Chicletes e balas.
O que se sente: em alguns casos a acumulo de gases intestinais também pode causar dor nas costas e no abdômen, deixando a barriga inchada. A dor pode ser em pontadas ou fisgadas e tende a iniciar localizada numa parte das costas ou da barriga e depois pode se deslocar para outra parte da barriga.
Dor no estômago pode ser sintoma de refluxo, gastrite ou até mesmo câncer. A dor de estômago pode ser um sintoma de vários problemas, como refluxo, gastrite, úlcera, pancreatite, colecistite, infarto e até mesmo câncer, como explicou o gastroenterologista Ricardo Barbuti no Bem Estar desta terça-feira (30).
Qual a carga horária de um delegado da Polícia civil?
Como abrir a matrícula de um imóvel?
Qual continente é banhado pelo Oceano Atlântico Pacífico e Índico?
Porque a planta comigo ninguém pode chorar?
Qual a diferença entre imune ou isenta?
Quem foi o mestre de Geralt de Rívia?
O que não fazer com suas semijóias?
O que levar para pescar na praia?
O que escrever na dedicatória de TCC?
O que as threads de um mesmo processo compartilham?
Quanto tempo demora para cair o dinheiro?
Qual a densidade do isopor em G cm3?
A partir de quantas milhas posso viajar?
Como ser um fisioterapeuta intensivo?
Como identificar la esquizofrenia?
Quais são as lentes coloridas mais naturais?