Assim como os animais, algumas plantas, como a comigo ninguém pode também perdem água por transpiração. Quando transpiram, as gotas de água que se formam nas folhas, escorrem e transmitem a impressão de que elas estão chorando.
Algumas plantas conseguem eliminar o excesso de água em estado líquido através de suas folhas. O nome desse processo é gutação (ou sudação) e ele ocorre em estruturas situadas nas bordas da folhas chamadas de hidatódios ou poros aquíferos.
A planta comigo-ninguém-pode deve ser cultivada preferencialmente em meia-sombra ou em sombra total. Não recomenda-se o cultivo diretamente ao sol.
Para as regas da comigo-ninguém-pode não há um calendário exato que se deve ser seguido, mas tenha em mente que essa é uma planta que aprecia bastante umidade e necessita de bastante água. Apesar disso, não é recomendado encharcar o substrato, uma vez que isso pode causar o apodrecimento das raízes.
Ela consegue soltar a umidade através das suas folhas e esse evento se chama gutação. Segundo o portal Escola Botânica, isso acontece por causa da estrutura na ponta das folhas, os poros aquíferos, que soltam essa água.
41 curiosidades que você vai gostar
Esse fenômeno é normalmente percebido pela manhã, e as pequenas gotinhas de água ficam localizadas na borda ou no ápice da folha. A gutação acontece devido a um processo chamado de pressão da raiz, que ocorre quando a planta apresenta uma taxa de transpiração reduzida ou ausente.
A gutação é a eliminação de água líquida pela planta e ocorre graças ao processo de pressão da raiz. A gutação (do latim gutta, que significa gota) é um processo que se caracteriza pelo surgimento de gotículas de água pura, ou de soluções com solutos orgânicos e inorgânicos, nas bordas ou no ápice das folhas.
Cultivo no solo
Deve ser rico em matéria orgânica e receber regas frequentes, porque a comigo-ninguém-pode aprecia umidade. Uma dica é trabalhar com a receita de terra vegetal, terra comum e areia de construção, na proporção de 1:1:1. Para plantio em vasos, faça uma camada de drenagem.
O amarelamento é decorrente da falta de clorofila. Os motivos para esse problema podem ser vários: deficiência de nutrientes, ataque de pragas, regas excessivas ou insuficientes, raiz podre, entre outros.
Saiba que quanto mais exposta à luz, mais clara essa planta fica, e quanto menos exposta, mais verde-escura. Para que ela cresça saudável, recomenda-se um solo rico em adubo. Você mesmo pode fazer adubo natural e manter o substrato da planta sempre nutrido.
A comigo-ninguém-pode é uma planta bem tranquila de se cuidar e pode ser colocada em qualquer canto da casa, porque ela não precisa de muita luz, e não gosta de receber o sol diretamente, pois pode queimar as suas folhas.
“Ela é uma planta superrústica, que gosta de ambientes mais sombreados — em locais onde bate muito sol, suas folhas podem ficar queimadas — e não exige muita rega. Então ela é uma planta de sombra mesmo e tem grande facilidade de manutenção”, explica a paisagista. Por isso, ela é ideal para os ambientes internos.
Assim como os animais, algumas plantas, como a comigo ninguém pode também perdem água por transpiração. Quando transpiram, as gotas de água que se formam nas folhas, escorrem e transmitem a impressão de que elas estão chorando. No entanto, essa é a explicação científica.
Os principais responsáveis pelo choro da árvore são os ácaros, besouros, cigarrinhas, cupins, formigas, gafanhotos, grilos, paquinhas, lagartas, percevejos, pulgões e tripés.
5 plantas que dão azarSamambaia. Conheça agora mesmo as 5 plantas que dão azar, segundo a crença popular; confira – Imagem: Canva Pro. ... Hortência. Embora seja uma planta com flores belíssimas, a Hortência não atrai coisas boas. ... Jiboia. ... Cravo-do-mato. ... Agave.
Ao invés de criar uma cicatriz, ela sangra no local onde está sendo atacada por insetos, para atrair formigas --que ajudam a planta no combate aos predadores que a machucaram.
Este é um sinal de que é preciso regar com maior frequência e regularidade. Mas se esta for a razão do amarelamento, dificilmente a planta conseguirá se recuperar. Cada espécie tem sua particularidade em relação a quantidade necessária de luz solar para sobreviver. Uma boa dica é experimentar mudar o vaso de lugar.
Caso sua planta esteja amarelada, experimente trocar o vaso de lugar. Está no sol? Mude-o para um lugar com sombra. O vento também influencia, então, caso o vaso se encontre em um local com grande corrente de ar, passe a deixá-lo em um ambiente mais protegido.
O comigo-ninguém-pode prefere solos ricos em matéria orgânica, então compostagem, estercos bem curtidos, humos de minhoca sempre são bem-vindos. Só cuidado para não exagerar na dose. Adubos minerais também podem ser utilizados mensalmente, como NPK 10-10-10.
Como podar a planta comigo-ninguém-podeStep 1. Use uma faca limpa para cortar o caule a 15 cm do solo. Faça o corte logo acima da folha ou do broto. ... Step 2. Quando a planta voltar a crescer, corte o próximo caule na altura do anterior. ... Step 3. Diminua a rega durante o crescimento da folhagem.
Uma planta bastante conhecida pelo seu uso ornamental é a comigo-ninguém-pode (Dieffenbachia picta). Essa planta tóxica da família Araceae possui folhas vistosas com manchas esbranquiçadas características, frutos na forma de baga e flores em espádice. Possui hábito herbáceo e pode atingir até dois metros de altura.
Isso acontece por causa da queda de temperatura e consequentemente condensação do vapor junto ao solo, além de um fator muito importante a transpiração das plantas e a quantidade de vapor d água presente na atmosfera.
Se uma planta for regada em excesso, provavelmente desenvolverá folhas amarelas ou marrons e moles, em vez de folhas secas e crocantes (que são, na verdade, um sinal de pouca água). Folhas murchas geralmente significam que a podridão das raízes se instalou e as raízes não podem mais absorver água.
Tem mais depois da publicidade ;) A gutação acontece apenas em algumas condições especiais, como alta umidade relativa, boa irrigação e baixas taxas de transpiração. ... Nesse último caso, a água condensa-se sobre a superfície da folha; na gutação, a água está sendo eliminada pela planta.
Apesar de vermos normalmente no campus as gotas caírem de tipuanas, porque elas são as mais comuns nos espaços de circulação, várias espécies de árvores podem passar pelo processo que causa os pingos, resultado de uma relação de parasitismo. “O que cai, na verdade, é uma excreta que vários insetos soltam”.
Quais são os princípios da Amazon?
Quando começa a contar a prescrição intercorrente?
Quem foi Aleijadinho na arte barroca?
Quais os motivos O sacado pode indicar para recusar o aceite?
Quais são os frutos da fé em Deus?
O que é firewall Stateful e Stateless?
Qual é a diferença entre cor e raça?
Qual é a natureza jurídica das medidas de segurança?
Qual o compressor ideal para poço artesiano?
Como conseguir um histórico escolar de uma escola que fechou?