de 1900
Como esporte olímpico, o hipismo foi disputado pela primeira vez nos Jogos de 1900, em Paris, com provas de saltos.
O consenso entre historiadores é que o hipismo teve origem nos clubes de caça ingleses. Na época, esses clubes organizavam competições com o intuito de aprimorar e testar os cavalos utilizados na caça. Apesar de não serem tão elaboradas, essas competições serviam para testar cavaleiros e cavalos sob situações adversas.
No Brasil, o primeiro registro de uma competição hípica data de 1641, no mês de abril. A disputa ocorreu em Maurícea, região hoje conhecida como Recife, Pernambuco, e foi uma iniciativa de Mauricio de Nassau, que chegou aqui em 1637.
A Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) é o órgão responsável pela organização dos eventos e representação dos atletas de hipismo no Brasil.
Jaime I
O hipismo é o esporte das corridas de cavalos que teve origem na Inglaterra dos princípios do século XVII. Foi a partir da iniciativa de Jaime I que se realizaram as construções dos primeiros hipódromos nas planícies de Newmarket.
abril de 1641 O primeiro registro de uma competição de hipismo no Brasil data de abril de 1641, graças a um holandês. A prova inicial realizada em território nacional teria sido organizada por Maurício de Nassau, em Recife (Pernambuco), com a presença de cavaleiros holandeses, franceses e brasileiros.
Como esporte, o hipismo é uma competição em que vários cavaleiros apresentam suas habilidades em provas de perícia, velocidade e adestramento, considerando harmonia, precisão e resistência dos competidores durante as provas, compostas de cercas de quase 2 m de altura, barreiras, muros e fossos cheios de água. ...
A primeira competição hípica no Brasil foi o Torneio de Cavalaria realizado em abril de 1641 em Maurícea, onde hoje está Recife, Pernambuco. A iniciativa da disputa foi do príncipe holandês João Mauricio de Nassau, único governante geral de colônia não português.
Órgão máximo do esporte nacional, a Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) é responsável pela regulamentação, coordenação, promoção e fomento de 8 dos esportes hípicos praticados no País: Adestramento, Atrelagem, Concurso Completo de Equitação, Enduro, Equitação Especial (Paraequestre), Rédeas, Volteio e Salto.
E a importância de cada um é de tal forma dividida que o hipismo também é um dos poucos esportes em que homens e mulheres competem uns contra os outros. A história da modalidade se confunde com a história da própria civilização, quando o homem começou a usar o cavalo como meio de locomoção e passou a adestrá-lo.
Vários brasileiros conquistaram destaque no esporte, como Luiz Felipe Azevedo, Vítor Alves Teixeira, André Bier Johannpeter e Alvaro Affonso de Miranda Neto e Bernardo Alves Rezende. A principal referência do hipismo nacional e no mundo é hoje Rodrigo Pessoa.
Atualmente, o esporte é coordenado no país pela Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), auxiliada pelas diversas federações estaduais. Vários brasileiros conquistaram destaque no esporte, como Luiz Felipe Azevedo, Vítor Alves Teixeira, André Bier Johannpeter e Álvaro Affonso de Miranda Neto e Bernardo Alves Rezende.
Visando a prática desportiva do Hipismo, como uma competição oficial, os mais antigos hipódromos, de que se tem notícia, foram construídos na região de planícies de Newmarket, cidade do condado de Suffolk, no país inglês. O esporte estreou nos Jogos Olímpicos na edição do evento em Paris no ano de 1900.
Como os glicídios podem ser classificados?
Qual a nova classificação dos agrotóxicos pela Anvisa?
O que os agrotóxicos podem causar à saúde humana?
Qual a diferença entre os Hadzas e os agricultores?
Porque os alcanos são também conhecidos como parafina?
Como aproveitar melhor o espaço da cozinha pequena?
O que são aglomerantes e como são classificados?
Quais as cores do tema Harry Potter?
Quanto custa em média um mini wedding?
Como organizar o trocador do bebê?
Como organizar o salão de manicure?
Como trabalhar com agrupamentos produtivos?
Como os Teratogenos afetam a diferenciação celular?
Tem voo do Brasil para os Estados Unidos?
Quem trabalha em Editora faz o quê?