a) Os glicídios são classificados de acordo com o tamanho e a organização de sua molécula em três grupos: monossacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos.
Os carboidratos podem ser classificados considerando o seu grau de polimerização (monossacarídeos, dissacarídeos, oligossacarídeos ou polissacarídeos) ou a sua digestibilidade (digeríveis, parcialmente digeríveis ou indigeríveis).
As oses também são chamadas de monossacarídeos, pois possuem apenas uma estrutura poliálcool-aldeído ou poliálcool-cetona. Se a molécula de ose possuir três carbonos, é chamada de triose; já se possuir quatro, denomina-se tetrose; e assim sucessivamente: pentose, hexose e heptose.
De acordo com o tamanho, os carboidratos podem ser classificados em três classes: Monossacarídeos, Oligossacarídeos e Polissacarídeos.
Os principais tipos de glicídios são: sacarose, amido, glicose, frutose e celulose.
Os carboidratos podem ser classificados em três grupos: monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos. Os monossacarídeos são açúcares muito simples, e seus principais representantes são a glicose (fabricada pelos vegetais durante a fotossíntese), a frutose (encontrada no mel) e a galactose (presente no leite).
Conheça, abaixo, os carboidratos mais estudados em Ciências e Biologia:
Açúcar
FODMAP
Frutose/Classificação
Alternativa “b”. Os carboidratos, também chamados de glicídios, são formados basicamente por átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio. Podemos classificar os glicídios em três grupos principais: monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos.
Monossacarídeos são as estruturas monoméricas dos carboidratos. Ou seja, são as estruturas mais básicas que estão presentes no grupo dos carboidratos. Vamos entender então sua estrutura. Os esqueletos mais comuns são compostos por carbonos não ramificados, todos unidos por ligações simples, como se fosse um trenzinho de carbonos.
Trissacarídeos: carboidratos formados pela junção de três monossacarídeos, por exemplo a rafinose (glicose + frutose + galactose); Polissacarídeos: carboidratos formados inúmeros monossacarídeos em uma longa cadeia polimérica, como por exemplo amido, quitina e celulose.
Outros exemplos de dissacarídeos são a maltose (formada por duas moléculas de α-glicose), a celobiose (formada por duas moléculas de β-glicose) e a lactose (formada por uma α-glicose e uma α-galactose). Eles são formados pela união de várias moléculas de monossacarídeos.
Dissacarídeos: carboidratos formados pela junção de dois monossacarídeos, por exemplo a lactose (glicose + galactose); Trissacarídeos: carboidratos formados pela junção de três monossacarídeos, por exemplo a rafinose (glicose + frutose + galactose);
O que se deve observar em crianças com meningite?
Como se decide a saída do ar dos pulmões?
Como saber se meu leite tá pouco?
O que saber antes de ir para Ilhabela?
Como saber a quanto tempo tive toxoplasmose?
Como excluir um membro da família no Google?
Como saber se vc é sangue puro?
Como fazer referência de site ABNT 2020?
O que um estudante de medicina precisa ter?
Como saber qual área da Biologia seguir?
Porque me sinto mal quando como fritura?
Como desligar o Windows completamente?
Como retirar todos os resíduos de programas desinstalados?
Como se faz ovo de codorna frito?