Os teratógenos Os danos causados pela teratogenicidade envolvem morte celular, alterações de crescimento e/ou diferenciação celular e outros processos morfogenéticos, que em geral vão afetar mais de um tipo de tecido e órgão.
Um agente teratogênico é definido como qualquer substância, organismo, agente físico ou estado de deficiência que, estando presente durante a vida embrionária ou fetal, produz uma alteração na estrutura ou função da descendência (Dicke, 1989).
Chamamos de agente teratogênico tudo aquilo capaz de produzir dano ao embrião ou feto durante a gravidez. Estes danos podem se refletir como perda da gestação, malformações ou alterações funcionais (restrição de crescimento, por exemplo), ou ainda distúrbios neuro-comportamentais, como retardo mental.
Exemplos de teratógenos químicos Aspirina - Fenda palatina. Hidantoína- Anormalidades craniofaciais, defeitos nos membros e deficiência do crescimento e do desenvolvimento intelectual. Nicotina - retardo no crescimento intra-uterino (RCIU) Talidomida - Malformações congénitas.
A maior parte dos principais órgãos e sistemas de órgãos formam-se da terceira à oitava semana, sendo um período crítico para o desenvolvimento normal (período da organogénese), altamente sensível à agressão teratogénica. Nesse período é induzida a maioria dos defeitos congénitos estruturais anatómicos.
Teratologia é o estudo dos processos biológicos e causas do desenvolvimento anormal e defeitos de nascimento. Um teratogêno é qualquer agente - incluindo fatores ambientais - que causa um anormal desenvolvimento prenatal ( O termo, terato-, vem da palavra grega que significa monstro.).
Agente teratogênico é definido como o agente físico, químico, biológico ou estado de deficiência que, durante a vida embrionária, leva a alteração na estrutura ou função do concepto. Informações sobre a conduta a ser tomada no caso de exposições a teratogênicos durante a gestação são imprescindíveis.
Define-se como agente teratogênico qualquer substância, organismo, agente físico ou estado de deficiência, que estando presente durante a vida embrionária ou fetal, produz alteração na estrutura ou função da descendência.
Teratogênese - ou teratogenia - é a formação e o desenvolvimento no útero de anomalias que levam a malformações. A teratologia consiste na especificidade médica que se dedica ao estudo dessas anomalias e malformações, que ocorrem durante o desenvolvimento do embrião ou feto.
A diferenciação celularconsiste em um conjunto de processos que transformam e especializam as células embrionárias. Após estas transformações, sua morfologia e fisiologia são definidas, o que as tornam capazes de realizar determinada função.
Até hoje, a identificação dos teratógenos para o homem tem sido realizada principalmente pela observação inicial feita por clínicos atentos na prática médica diária, através de relatos de caso. Este foi o caso, por exemplo, da rubéola e da talidomida (Lenz, 1992).
Assim, as manifestações da ação de um agente teratogênico na espécie humana podem ser agrupados em classes principais: (1) morte do concepto ou infertilidade; (2) malformações; (3) retardo de crescimento intra-uterino e; (4) deficiências funcionais, incluindo-se aqui o retardo mental.
À medida que a especialização celular vai avançando, vão surgindo as primeiras células envolvidas com a formação de tecidos específicos: são as células-tronco multipotentes. Um tecido corresponde a um conjunto de células especializadas, iguais ou diferentes entre si, que realizam determinada função em um organismo.
Como são formados os campos magnéticos?
Como lançar na contabilidade desconto de duplicatas?
Como funciona o Hotmart pocket?
Como o conhecimento sociológico pode ser importante para o nosso cotidiano?
Como declarar título de capitalização no Imposto de Renda?
Qual o melhor remédio para dor forte?
Quando surgiu o termo engenharia civil?
Como nasceu a Calçada da Fama?
Como justificar uma resposta de Matemática?
Como funciona o benefício fiscal?
Quais as causas de um linfedema?
Onde surgiu a ginástica qual era seu objetivo?