Além do linfoma de Hodgkin, os agrotóxicos também podem causar: problemas neurológicos, dificuldades respiratórias, irritações na pele, manifestações gastrointestinais, alterações no sistema reprodutor masculino e feminino, além de cânceres como no cérebro, mama, esôfago, de pele e sistemas digestivo e de reprodução.
Vários organismos podem sentir os efeitos dos agrotóxicos, como insetos benéficos ao solo e à polinização, peixes e outros seres aquáticos, pássaros e espécies selvagens. A água contaminada com pesticidas pode afetar plantas aquáticas, diminuir o oxigênio dissolvido na água e causar danos fisiológicos aos animais.
Os agrotóxicos são produtos químicos que alteram a composição da flora e da fauna com o objetivo de evitar que doenças, insetos ou plantas daninhas prejudiquem as plantações. Até aí, parece uma boa solução: um produto que evita a danificação de plantações.
Cada vez mais surgem estudos que faz a associação dos agrotóxicos com doenças como câncer, má formação congênitas, mal de Parkinson, depressão, suicídios, diminuição da capacidade de aprendizagem em crianças, ataques cardíacos, problemas mentais e outros de ordem comportamentais e que não existem limite diário ...
Tem também o impacto no ambiente, com a contaminação por agrotóxicos das águas. Ficam resíduos dos agrotóxicos nos poços artesianos de água potável, nos córregos, nos rios, na água de chuva e no ar. Isso faz com que a população absorva esses agrotóxicos.
Como exposto acima, o uso de agrotóxicos para a produção de alimentos pode causar sérios impactos na saúde do solo e humana. Ao causar desequilíbrio e perda de agrobiodiversidade, contribui para o desenvolvimento de doenças, que atingem trabalhadores rurais e consumidores,
Os agrotóxicos são quaisquer produtos de natureza biológica, física ou química usados na agricultura para controlar e combater a ação ou insetos, fungos, roedores, bactérias, moluscos, ácaros, ervas daninhas e outras formas de vida animal ou vegetal prejudiciais à saúde pública e as culturas agrícolas.
Na atualidade, o uso de agrotóxicos vem sendo amplamente discutido pelo simples fato de que eles também são prejudiciais a outros seres vivos e não somente às espécies nocivas à plantação. Um exemplo disso são as abelhas, seres que polinizam mais da metade dos nossos alimentos e que são cruciais para a manutenção da vida humana.
Pesquisas realizadas pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e pelo Ministério da Saúde fazem relação entre inúmeros problemas de saúde e o uso de agrotóxicos, como infertilidade, aborto, mal de Parkinson, câncer de vários tipos e distúrbios de comportamento. Outro problema associado aos agrotóxicos são casos de suicídios.
O que é passo de um cabo de aço?
Como se mede a radiação ionizante?
Qual a importância da maquiagem na fotografia?
Como preencher diário de paciente Holter?
Como funciona o reembolso da Unimed Recife?
Quais são as medidas de um campo de futebol profissional?
O que é o formato de uma folha milimetrado?
Como preencher um formulário de imposto de renda?
Qual a medida de um caminhão de areia?
Como preencher carga horária de estágio?
Como Imprimir uma página da internet em PDF?