A acetilcolina (ACh) foi o primeiro neurotransmissor descoberto (1921). Produzido no sistema nervoso central e periférico, ele está relacionado diretamente com a regulação da memória, do aprendizado e do sono. Esse hormônio atua no organismo como um mecanismo mensageiro entre os neurônios (células nervosas).
A acetilcolina consiste numa substância química que atua como neurotransmissor, transmitindo os impulsos nervosos entre as células do sistema nervoso. Também se encontra associada à transmissão de impulsos entre as junções das células nervosas e musculares, que provocam a contração muscular.
Os receptores de acetilcolina são divididos em duas classes:
A noradrenalina é também relacionada com nossa capacidade de ficar em alerta e ter uma boa memória. A noradrenalina atua como um importante neurotransmissor, assim como a dopamina. Em situações de estresse de curta duração, a noradrenalina juntamente com a adrenalina são secretadas pelas glândulas suprarrenais.
Portanto, quando inibida a acetilcolinesterase é impedida de hidrolisar a acetilcolina, e dessa forma o neurotransmissor permanece ativo por um tempo maior na fenda sináptica, tal mecanismo melhora a transmissão colinérgica.
As terminações nervosas, onde se processam essas sínteses, são ricas em mitocôndrias que disponibilizam o Acetil-CoA necessário para a reação. Como etapa final da síntese, ocorre a captação da acetilcolina pelas vesículas sinápticas, cujo transportador conta com o gradiente de prótons para dirigir essa coleta.
Os receptores de acetilcolina que irão regular as ações desse hormônio no organismo podem ser de dois tipos: Muscarínico: possuem ação indireta, são chamados de metabotrópicos. Eles são ligados a uma proteína G e atuam nas sinapses neuronais.
Cada um deles apresenta subunidades que auxiliam na captação de acetilcolina. 4) Na recepção da acetilcolina, há a entrada de íons de sódio e saída de íons de potássio no neurônio pós-sináptico. Algumas substâncias podem potencializar ou atrapalhar a ação de neurônios colinérgicos no organismo.
A descoberta da acetilcolina foi compartilhada pelo fisiologista inglês Henry Hallett Dale e o farmacêutico alemão Otto Loewi. Em 1921, Loewi realizou vários experimentos com sapos. Em um deles, quando estimulava os nervos desses animais, percebeu que eles secretavam duas substâncias: a adrenalina e outra que denominou de Vagusstoffe.
Quais as características do texto dissertativo-argumentativo?
Palavras que rimam com caverna?
O que significa a expressão freneticamente?
Porque o português é a língua mais difícil do mundo?
Pode borrifar água nas plantas todos os dias?
Quantas colheres de pó de café para uma garrafa?