O texto dissertativo argumentativo tem como principais características a apresentação de um raciocínio, a defesa de um ponto de vista ou o questionamento de uma determinada realidade. O autor utiliza argumentos, fatos e dados que servirão para ajudar a justificar as ideias que ele irá desenvolver.
O texto dissertativo-argumentativo é composto, como o próprio nome indica, pela mesclagem do gênero dissertativo e argumentativo. Isso significa que, nesse tipo de texto, o autor disserta sobre algum tema, — discorre sobre o assunto —, e argumenta em favor de um ponto de vista, — defende uma posição.
A dissertação é um tipo textual que se organiza no intuito de apresentar ou argumentar sobre determinado tema. Para isso, o texto se estrutura em introdução, desenvolvimento e conclusão. Cada parte apresenta diferentes assuntos, dados e ideias, que contribuem para a compreensão geral do texto.
A dissertação escolar é um gênero textual que constrói uma opinião em torno de uma questão proposta. Geralmente, é produzida no contexto escolar por alunos do Ensino Médio. O aprendiz escreve atendendo a uma solicitação do professor, a fim de melhorar sua capacidade argumentativa.
Texto dissertativo é um formato de escrita que busca defender uma ideia central a partir da argumentação, valendo-se, portanto, de opiniões e provas, como dados, levantamentos, estatísticas, fatos, exemplos e quaisquer outros elementos que sejam capazes de sustentar a tese apresentada.
44 curiosidades que você vai gostar
O texto deve ser dissertativo-argumentativo, respeitando a estrutura composta por introdução, em que apresentamos o tema e a tese; desenvolvimento, responsável pela argumentação e defesa do ponto de vista; e a conclusão, que faz o fechamento das ideias e apresenta a proposta de intervenção.
Os Textos estruturam-se de acordo com algumas regras, fatores e características: Contexto – como, com quem ocorrem as formas comunicativas; dados comuns ao emissor e ao receptor. Busca representar o ouvinte e o leitor, estabelecer o lugar que acorre a interação e quais finalidades.
Como as características pessoais, que são o conjunto das qualidades, defeitos e expressões das pessoas. São sinônimos de característica as palavras qualidade, elemento, aspecto, traço, natureza, atributo, caráter, peculiaridade, sinal, perfil, particularidade e propriedade.
Para que um texto tenha qualidade, é preciso respeitar alguns componentes linguísticos que são: concisão –falar de forma objetiva, desprezando-se o supérfluo; correção –a linguagem sempre deve estar de acordo com as normas gramaticais, em qualquer modalidade textual; clareza –confere ao leitor coerência, tornando o ...
Na fábula, a raposa aparece como símbolo de esperteza, persuasão e de individualismo. O bode, enganado, simboliza aqueles que se aventuram por caminhos, sem muita certeza para onde se está indo.
Dicas para planejar e escrever um boa dissertaçãoCertifique-se de que você entendeu o tema.Conheça todas as etapas da redação.Levante os seus argumentos antes de começar a escrever.Estruture o que vai conter em cada parágrafo.Desenvolva o texto com lógica e clareza.Lembre-se de apresentar soluções para o problema.
Essa abordagem é conhecida como tese.
...
INTRODUÇÃOCitação de argumentos.Contexto histórico.Exemplo concreto.Flashes ou frases nominais.Dados estatísticos.Alusão cultural.Conceituação.
Como começar uma redação dissertativaEscolha seus argumentos. Após entender qual é a proposta apresentada, é hora de se posicionar sobre ela. ... Introduza o tema corretamente. A introdução é um dos pontos mais delicados do texto. ... Desenvolva com clareza. ... Traga soluções. ... Esteja atento ao português. ... Revise e transcreva seu texto.
Presença de uma tese (ponto de vista) – em geral, no primeiro parágrafo do texto; Desenvolvimento com argumentos que comprovem a tese; Conclusão em forma de síntese ou com propostas de solução para os problemas discutidos no texto; Uso da norma-padrão da língua portuguesa.
A abordagem semiótica de A raposa e o bode (Esopo) é feita a partir desta fábula com a participação dos elementos teóricos da manipu- lação narrativa greimasiana, no contexto da sintaxe narrativa de superfí- cie.
Como o bode a censurasse por não cumprir o combinado, a raposa voltou-se e disse ao bode: “Ó camarada, se tivesses tantas idéias como os fios de barba no queixo, não terias descido sem antes verificar como sair”. ESOPO. Fábulas completas.
Certa vez, uma raposa caiu dentro de um poço e, embora não fosse muito profundo, pensou que não conseguiria sair. Depois de ter ficado dentro do poço por um longo período, um Bode passou por ali. ... A raposa, mais que depressa, saltou nas costas do bode e, pulando da ponta dos chifres do bode, conseguiu sair do poço.
O bode é seduzido pela promessa de sanar sua sede e não calcula as consequências de se meter num lugar de difícil acesso, sua descida é exatamente o que permite à raposa sair do poço (escalando seu lombo). A raposa astuta se dá bem e o bode ingênuo fica preso no poço.
Quem cai em conversa de raposa? A moda é ficar bronzeado o ano inteiro, comentava a bicharada. A raposa Vivaldina, raposa muito ladina, planejou: ─ É a minha chance de ganhar dinheiro.
Essa redação é dividida em três partes: Introdução: diz o que será encontrado no texto e o que será defendido (tese); Desenvolvimento: com os argumentos que validem a tese; Conclusão: retoma as ideias principais e apresenta uma proposta de solução.
Ela é dividida em três partes: a introdução, o desenvolvimento e a conclusão. Fazer uma introdução é uma etapa importante da redação de um trabalho acadêmico. Uma boa introdução deve motivar o leitor a virar a página, a se interessar pelo trabalho todo.
Palavras e frases para começar uma redaçãoPode-se afirmar que, em razão de…Ao analisar o (a,os,as)…Em virtude do cenário atual, em vista da atual situação…Percebe-se que…Comenta-se, com frequência, a respeito de…Convém lembrar…É indiscutível que, é inegável que …Levando-se em consideração os aspectos…
O bom é começar o texto expondo as causas e consequências de determinada ação dita no tema. É aqui que você elabora suas hipóteses sobre o assunto, e começa seu processo de argumentação. Geralmente, as causas ficam em um parágrafo e as consequências em outro, mas isso não é regra.
Ligação entre os parágrafos do desenvolvimento:Além disso …Outro fator existente …Outra preocupação constante …Ainda convém lembrar …Por outro lado …Porém, mas, contudo, todavia, no entanto, entretanto …
Características de uma dissertação
Apresentar um ponto de vista ou opinião do autor. Realizar uma análise crítica. Apresentar argumentos, fatos e/ou dados para justificar e/ou defender ideias.
Que tinta usar para pintar tatame?
Qual é o melhor editor de fotos grátis?