Balastro, balasto ou reator é um limitador de corrente utilizado nas lâmpadas fluorescentes e em outros dispositivos elétricos que necessitam limitar a intensidade da corrente elétrica que os atravessa durante o funcionamento. Os dois principais tipos de balastros utilizados são os eletromagnéticos e os eletrónicos.
Os reatores eletrônicos limitam a corrente elétrica e, por isso, ajudam a aumentar a vida útil da peça. O acessório opera em alta frequência, possibilitando maior fluxo de luminosidade, com menor consumo de energia. Para a compra do reator, portanto, é preciso considerar o tipo, o tamanho e a potência da lâmpada.
Balastro - Dispositivo para fornecer as condições de circuito necessárias para ligar e desligar as fontes de luz, tais como lâmpadas fluorescentes de descarga de alta-intensidade (HID).
Os Reatores são equipamentos utilizados para ajudar no acendimento de lâmpadas fluorescentes. Eles são responsáveis por diminuir a corrente elétrica, adequando as tensões a fim de garantir o funcionamento destas lâmpadas.
O reator é um equipamento que limita a corrente elétrica. É comum em lâmpadas fluorescentes e em outros aparatos elétricos. Por indução, ele adapta a tensão da energia elétrica à potência requerida para o bom funcionamento dos aparelhos eletrônicos.
19 curiosidades que você vai gostar
Lâmpadas Fluorescentes
Toda lâmpada fluorescente precisa de um reator para funcionar, sendo possível encontrar modelos com reatores externos ou integrados.
Essa radiação excita o revestimento fluorescente que também compõe a lâmpada, e ele se torna a fonte de luz. Já nas lâmpadas de LED (light emitting diode, ou “diodo emissor de luz”), a luminosidade é ativada pela própria corrente elétrica que passa de um eletrodo a outro (entra pelo ânodo e sai pelo cátodo).
Reator eletromagnético
Reator é um aparelho indutor com núcleo de ferro, que utiliza a tensão da rede para potência necessária correta. Sua aplicação mais comum é com lâmpadas fluorescentes tubulares.
A partir das diferentes formas de trabalho dos reatores, temos uma nova classificação dos tipos de reatores nucleares.
Reator de pressão de água (PWR) ...
Reator de água fervente (BWR) ...
Reator natural de urânio, gás e grafite (GCR) ...
Reator de gás avançado (AGR) ...
Reator refrigerado a gás de alta temperatura (HTGCR)
Os Reatores de Aterramento são equipamentos utilizados em sistemas elétricos não aterrados e tem a função exclusiva de fornecer um caminho para a circulação de corrente elétrica em caso de faltas fase-terra.
Transformador / Reator com Capacitor: circuito baseado em um transformador indutivo com a associação de capacitores que têm a função de regular a corrente da lâmpada e/ou incrementar o nível de tensão de partida.
Ao ligar a lâmpada, a corrente elétrica flui por filamentos em suas extremidades. O aquecimento gera a liberação de elétrons, que entram em contato com o argônio e o vapor de mercúrio confinados no tubo de vidro que compõe a lâmpada. Após o choque dos elétrons, o gás do interior da lâmpada é ionizado.
O reator adequa a tensão da rede elétrica à potência, funcionando como se fosse um filtro de corrente. Assim, a passagem da corrente alternada é dificultada, enquanto a corrente contínua é facilitada.
Os reatores nucleares foram desenvolvidos para que pudessem sustentar uma reação em cadeia contínua de fissão, que acontece em um combustível de urânio sólido cercado por água e feito somente para esse objetivo. Então, quando o reator é ligado, os átomos de urânio se dividem, liberam nêutrons e se aquecem.
Há um filamento em cada extremidade do tubo que, quando quente, emite eléctrons, que sustentam a descarga enquanto a lâmpada está operando. A descarga do vapor de mercúrio produz luz ultravioleta, que é convertida em luz visível pela camada de fósforo aplicada por dentro do tubo.
Reatores derivância (shunt): compensam as correntes capacitivas de linhas de transmissão ou cabos, permitindo maior fluxo de energia ativa no sistema. ... Reatores para partida de motores: são conectados em série com um motor para limitar a corrente de partida (inrush) durante a operação de partida do motor.
Principais reatores contínuos utilizados na indústria química. Existe uma gama extremamente variada de reatores contínuos a serem utilizados na indústria. Apesar disso, os principais são os CSTR (Continuous Stirred Tank Reactors) ou Reatores Contínuos de Mistura e os PFR (Plug-Flow Reactors ou Reatores Tubulares).
Fissão nuclear
Reatores térmicos: o tipo mais comum de reator nuclear, usam nêutrons desacelerados ou nêutrons térmicos para manter a reação de fissão no seu núcleo. ... reatores epitérmicos ou intermediários: utilizam nêutrons com energia intermediária entre 0,3 e 10 Kev para sustentar a reação em cadeia.
Também chamado de balastro, o reator é um limitador de corrente elétrica muito utilizado em lâmpadas fluorescentes e outros dispositivos elétricos. Trata-se de um aparelho indutor que adequa a tensão da rede elétrica à potência mais indicada para o melhor funcionamento dos equipamentos elétricos.
Reatores são equipamentos auxiliares necessários para o acendimento de lâmpadas de descarga (fluorescentes ou HID). Servem para limitar a corrente e adequar as tensões ao perfeito funcionamento das lâmpadas. Podem ser eletro- magnéticos ou eletrônicos.
O Reator UASB é uma tecnologia de tratamento biológico de esgotos baseada na decomposição anaeróbia da matéria orgânica. Consiste em uma coluna de escoamento ascendente, composta de uma zona de digestão, uma zona de sedimentação, e o dispositivo separador de fases gás-sólido-líquido.
Um reator com uma ou mais espiras (enrolamento interno) em curto, fará com que a lâmpada acenda mais forte. Se não acender, o reator estará aberto. Se acender mais fraca, o reator estará provavelmente bom. Se estiver em curto total, a lâmpada acenderá com luminosidade normal.
Por não possuírem reator, a lâmpada LED Tubular consome menos energia, não emite calor alterando a temperatura ambiente, não produz ruídos desagradáveis como as fluorescentes, e apresentam menos riscos de curto circuito.
Como as lâmpadas LED funcionam
Diferente das lâmpadas comuns, as lâmpadas LED não possuem filamento, o que faz com que elas durem mais por não produzirem tanto calor quanto as lâmpadas que usam estes filamentos. Por dentro dessa lâmpada existe uma fita de LED que produz luz quando por ela é percorrido energia elétrica.
Na verdade o processo é muito simples, é só seguir a seguinte ordem:
Retire a grelha de proteção, a lâmpada e a luminária. Primeiro, com calma, retire a grelha de proteção, em seguida a lâmpada, solte os parafusos e em seguida retire a luminária. ...
Retire os reatores. ...
Coloque a luminária no local. ...
Coloque as lâmpadas de LED.
Como funciona o multiverso da Marvel?
Como salvar seus favoritos antes de formatar?
Quais as prioridades do Consulado napoleonico?
O que pode interferir no resultado de um exame laboratorial?
Como fazer arroz quando acaba o gás?
O que foi o período napoleónico?
Como compartilhar Presets Lightroom pelo celular?
Como funciona o canal de irrigação?
Como salvar progresso Stardew Valley?
Como funcionavam os sistemas de exploração da economia?
Como salvar Ratchet and Clank PS4?
Como salvar um número de Curitiba no WhatsApp?
Como salvar jogos do Xbox 360 no Xbox One?
Como saber qual aplicativo está usando a câmera?
Como ter acesso a loja virtual da Hinode?
Como salvar fotos e vídeos no Outlook?
Como funciona logística reversa Correios?