Os principais fatores de risco para lombalgia são:
Obesidade.
Sedentarismo.
Tabagismo.
Má postura.
Tipo de trabalho.
Depressão.
Os fatores de risco podem ser individuais, como idade, sexo (as mulheres são acometidas com maior frequência), excesso de peso, alterações osteomusculares (escoliose, lordose, cifose), fraqueza, e desequilíbrios musculares, condições sócio-econômicas, sedentarismo e doenças associadas.
Alguns dos fatores que provocam a dor nas costas estão relacionados com o trabalho repetitivo, a inclinação e a torção do tronco, ações de empurrar e puxar, além de posturas de trabalho estáticas ou sentadas.
A lombalgia ocupacional apresenta etiologia multifatorial, elevada prevalência e incidência. Caracterizada por quadro de dor de variada duração e intensidade, a dor lombar pode levar à incapacidade laborativa e à invalidez.
Dor lombar crônica: apesar de ser menos intensa, é mais persistente e pode durar por mais de 3 meses até uma vida toda. Embora mais comum acima dos 50 anos, pode ocorrer em todas as idades. Ela é multifatorial e costuma indicar um problema bem mais grave na coluna vertebral.
27 curiosidades que você vai gostar
Tratamento da lombalgia
Medicamentos (ou remédios) anti-inflamatórios e analgésicos, podem aliviar a dor e permitir uma reabilitação mais adequada;
Fisioterapia, incluindo aplicação de calor, gelo, massagem, ultrassons ou electroestimulação.
Pode ser aguda (duração menor que 3 semanas), subaguda ou crônica (duração maior que 3 meses). A lombalgia é um problema extremamente comum, que afeta mais pessoas do que qualquer outra afecção, sendo a segunda causa mais comum de consultas médicas gerais, só perdendo para o resfriado comum.
Os principais fatores de risco para lombalgia são:
Obesidade.
Sedentarismo.
Tabagismo.
Má postura.
Tipo de trabalho.
Depressão.
Lombalgia, também conhecida como Dor Lombar, é a dor que ocorre na região entre a décima segunda costela até o sulco interglúteo. Ela pode ser acompanhada de dor que se irradia para uma ou ambas as nádegas ou para as pernas na distribuição do nervo ciático (dor ciática).
Existem dois tipos de lombalgia (aguda e crônica), que variam de acordo com o tempo de duração. A lombalgia aguda dura entre alguns dias, até seis semanas – e, neste caso, a dor se trata de um quadro passageiro, geralmente provocado por esforço físico ou má postura.
Os traumas mais freqüentes sobre a coluna vertebral de origem laboral estão associados à tensão da musculatura paravertebral, decorrentes de posturas incômodas e da degeneração precoce dos discos intervertebrais pelo excesso de esforço físico (8).
É importante saber que o sobrepeso e a obesidade aumentam o risco de dores na coluna. O excesso de peso acaba oferecendo um impacto maior à região, contribuindo para o surgimento ou agravamento das terríveis dores lombares.
A algia crônica da coluna vertebral é um mal que afeta milhares de pessoas no mundo, de forma que se torna um fator muitas vezes incapacitante para o individuo. Das inúmeras limitações que a algia crônica pode provocar, a redução da função pulmonar pode ser mais uma limitação causada pela dor crônica na coluna.
– “SINAIS DE ALARME” PARA DOR NAS COSTAS.
febre (alta temperatura)
vermelhidão ou inchaço ao redor do ponto doloroso.
irradiação para as pernas abaixo dos joelhos.
dormência ou fraqueza em uma ou ambas as pernas ou ao redor das nádegas.
perda de controle da bexiga ou intestino (incontinência)
Refere-se ao dano ou a um problema com os discos da coluna, o amortecimento flexível que fica entre os ossos individuais (vértebras) da sua coluna (1). Às vezes, o disco se moveu de sua posição usual (disco herniado) e, como resultado, causa dor porque ele irrita os nervos próximos.
Uso de medicações anti-inflamatórias e analgésicas; Uso de imobilizadores ou cintas, por curto prazo; Fisioterapia analgésica, na qual se utiliza de recursos de eletrotermofototerapia; Fisioterapia manipulativa e massagem terapêutica também são boas opções nestes casos.
Lombalgia/cervicalgia comum ou idiopática e distensões musculares: caráter mecânico, sem irradiação ou com irradiações atípicas, e sem alterações anatomopatológicas determinadas (p. ex.: torcicolos, síndromes miofasciais). Inflamatórias: doença vertebral inflamatória de origem sistêmica (p.
O tipo de dor na coluna mais comum é a dor mecânica na coluna. As pessoas com dor mecânica na coluna descrevem-na muitas vezes como tipo moinha ou latejante. Referem igualmente que a dor piora com o movimento e melhora com o descanso.
As causas comuns incluem levantamento de peso de maneira inadequada, falta de exercícios físicos regulares, obesidade, doenças reumáticas, envelhecimento e até fatores emocionais podem estar relacionados. Além desses, a postura viciosa e esforço físico são sem dúvida os principais fatores de risco.
Localizada na parte inferior da coluna, a região lombar é formada por vértebras (os ossos que compõem a coluna) que conectam o tórax, a cintura e as pernas. Essa estrutura permite que você faça a maioria dos movimentos, além de garantir que possa ficar em pé, levantar e andar.
Má postura
A má postura é uma das principais causas de dor no final da coluna, isso porque a postura incorreta ao sentar, por exemplo, pode causar uma pressão muito grande no cóccix, resultando em dor lombar.
O que fazer para aliviar a dor na coluna
Colocar uma compressa morna onde dói. As compressa de gel ou de água quente podem ser compradas nas farmácias ou preparadas em casa utilizando grãos secos como arroz ou feijão, por exemplo. ...
Usar remédios. ...
Fazer fisioterapia. ...
Alongar os músculos. ...
Recorrer à acupuntura.
Como aliviar a dor lombar
Repousar em posição confortável e com a coluna alinhada;
Usar compressa quente ou deixar água quente correr no local da dor enquanto toma banho;
Experimentar sessões de massagem e quiropraxia;
Fazer alongamento para as costas pode aliviar as dores e a tensão muscular;
Compressas quentes na região dolorida ou sessões de eletroterapia, que aquecem a região, e podem ser úteis para desinflamar a área e eliminar a dor; Exercícios de correção postural, que podem ser introduzidos após alívio da dor, para prevenir crises de sintomas e fortalecer a musculatura da coluna.
Normalmente a dor nas costas do lado esquerdo acontece devido a situações comuns do dia a dia, como carregar objetos pesados, ter má postura ou fazer movimentos muito repetitivos, que acabam por causar lesões musculares ou até mesmo a compressão de alguns nervos.
Qual é o método mais utilizado para medição de pressão arterial?
O que faz um estagiário de magistério?
Como funciona o motor do Micro-ondas?
Como funciona um motor do ventilador?
Como faço para marcar uma área no Google Earth?
Como faço para destacar o menor valor no Excel?
Como fazer a parte do direito na petição inicial?
Como mandar frases de aniversário?
Como iniciar uma conversa com um homem no Facebook?
Como manter os lábios hidratados e macios?
Qual o prazo para marcar consulta pelo plano de saúde?
Como marcar seus livros com Post-it?
Como chama aparelho de escrever em madeira?
Como fazer uma descrição para seu canal no YouTube?
Como agendar consulta Odontoprev?