A gravidade aparente na superfície da Terra varia em torno de 0,7%, de 9,7639 m/s² na montanha de Huascarán no Peru a 9,8337 m/s² na superfície do Oceano Ártico. Em cidades grandes, ela varia de 9,766 m/s² em Kuala Lumpur, Cidade do México e Singapura a 9,825 m/s² em Oslo e Helsínquia.
Gravidade dos Planetas
Assim, quanto maior a massa, maior a gravidade exercida. Essa é a lógica para compreender a gravidade dos planetas. A gravidade também influencia no peso. A força da gravidade faz com que o peso seja alterado de planeta para planeta.
A massa do planeta não é distribuída regularmente formando uma esfera perfeita, e essa desigualdade resulta em gravidade irregular. Um dos locais com essa alteração é Hudson Bay no Canadá, onde a gravidade é menor que em outras regiões.
Primeiramente porque a rotação da Terra impõe uma aceleração adicional no corpo oposta à aceleração da gravidade. ... Essa forma faz com que o raio da Terra no equador seja ligeiramente maior que nos pólos.
O suficiente para causar mais destruição ao nosso planeta que qualquer guerra nuclear. Com uma gravidade tão grande, nossos prédios e pontes não agüentariam muito tempo. Nossos corpos, então, agüentariam por muito menos.
21 curiosidades que você vai gostar
O mais provável é que a vida no planeta seria extinta. Nessa situação, o dia e a noite durariam seis meses. Nesse sentido, duas situações antagônicas poderiam acontecer: o mundo iria se tornar extremamente quente ou entraria em uma era glacial.
Sem gravidade, o destino do universo como um todo não seria nem um pouco brilhante: aos moldes do ocorrido com Terra e Sol, os corpos celestes também seriam desintegrados. Adeus, portanto, a planetas, estrelas, asteroides, cometas e tudo mais.
Por possuir massa menor que o nosso planeta, a aceleração da gravidade na lua é de 1,67 m/s2. Leia mais sobre Gravidade. Segundo Newton e a Lei da Gravitação Universal, a aceleração da gravidade é o resultado da força de atração que a Terra exerce sobre todos os corpos.
Anomalia gravitacional
Existe uma diferença entre a gravidade calculada teoricamente e o valor real da aceleração da gravidade de um determinado lugar do planeta. Essa diferença é chamada de “anomalia gravitacional”, e pode ser medida com base em um modelo que contempla as dimensões, massa e rotação do planeta.
Como ocorreu a evolução da Geografia no Brasil?
Como tirar segunda via do comprovante de vacinação da Covid?
Como saber se ferida está infeccionada?
Quais foram as transformações sociais?
Qual recurso para sentença terminativa?
Quais são os fatores que influenciam o débito cardíaco?
Qual a quantidade de soja por dia?
Em quais princípios se baseia uma extração ácido base?
Quais os três sistemas operacionais mais usados?
Qual é o pão com menos calorias?
Quantas vezes posso usar shampoo de reconstrução?
Qual foi o pretexto para a implantação do Estado Novo no Brasil?
Quem é profissional legalmente habilitado?
Como saber a validade do registro de gás?
Qual a finalidade em se determinar as isotermas de sorção de um alimento?