A gravidade aparente na superfície da Terra varia em torno de 0,7%, de 9,7639 m/s² na montanha de Huascarán no Peru a 9,8337 m/s² na superfície do Oceano Ártico. Em cidades grandes, ela varia de 9,766 m/s² em Kuala Lumpur, Cidade do México e Singapura a 9,825 m/s² em Oslo e Helsínquia.
Geralmente, o ponto é perto da superfície de um corpo massivo. Um exemplo é a aceleração da gravidade na Terra ao nível do mar e à latitude de 45° possui o valor aproximado de 9,80665 m/s². ... Essa forma faz com que o raio da Terra no equador seja ligeiramente maior que nos pólos.
O que está mais perto da superfície da Terra conta uma força maior. Nas altitudes mais elevadas a força da gravidade é menos intensa de forma que as moléculas do ar ficam mais distantes umas das outras. Quanto mais alto se está mais rarefeito é o ar porque as moléculas estão mais espaçadas.
Não haveria tempo para formar estrelas, planetas e até a vida, como ocorre na Terra. Por outro lado, se a força da gravidade fosse mais fraca, as galáxias, estrelas e planetas também não se formariam e o universo seria escuro e, com certeza, sem vida.
O aumento da gravidade achataria a atmosfera, deixando-a 2,5 vezes mais curta. Assim, as nuvens não teriam espaço para crescer a ponto de formar chuva. Pelo menos não na quantidade em que chove hoje. Sem tanta água, é provável que os continentes se transformassem em um desertão.
39 curiosidades que você vai gostar
Se a Terra parasse de girar, possivelmente sofreríamos graves consequências, como mudanças climáticas e a movimentação das águas oceânicas em direção aos polos. Se a Terra parasse de girar em torno de seu eixo, teríamos dias e noites de 6 meses de duração.
Descobrimos que a gravidade terrestre lá na ISS mede gh = 8,7 m/s², ou seja, muito longe de ser nula. Acima de 100 km já podemos considerar que é espaço. Logo, no espaço, e na ISS, tem gravidade sim!
Isso por que o peso é o produto da massa pela gravidade naquele planeta (P = m x g). Onde a gravidade é menor, como na Lua ou em Marte, o seu peso é menor. Por isso quando os astronautas pousaram na Lua eram capazes de dar grandes saltos. Mas em planetas como Júpiter, onde a gravidade é maior, você é muito mais pesado.
A aceleração da gravidade dos planetas depende de seu raio e também de sua massa, confira o valor da gravidade na superfície dos planetas e outros corpos celestes do Sistema Solar: Mercúrio: 3,7 m/s² Vênus: 8,87 m/s² Terra: 9,80 m/s²
Quem carrega o gene do autismo?
Como o pimentão fica vermelho?
Qual a influência do pKa na absorção de um medicamento?
Como saber valor de coparticipação Amil?
Quantas marchas tem o câmbio CVT do Nissan Sentra?
O que acontece no Jurassic Park 2?
Como é feita a nutrição dos ossos?
Qual era o pensamento de Tomás de Aquino?
Qual o valor do desconto do sindicato?
Quais as principais funções que o material genético desempenha nas células?
Como funciona um curso de tecnólogo?
Qual o objetivo do Programa de estágio?
Quanto tempo demora um depósito no caixa eletrônico?
Quais são as teorias de Sartre?
O que é o cartão Dotz Visa Internacional?
Qual tipo de feijão provoca menos gases?
O que pode queimar uma geladeira?