Como Equilibrar o pH do Cabelo NaturalmenteReduza o pH do cabelo se ele estiver ressecado e com frizz.Use um xampu e um condicionador para balancear o pH.Faça um xampu de farinha de centeio para balancear o pH.Use bicarbonato de sódio seguido por um produto ácido.Borrife suco de babosa no cabelo para baixar o pH.
Por ser uma substância ácida, com um pH que varia entre 2.5 e 4.5, o vinagre ajuda a equilibrar a acidez do cabelo, selando os fios e deixando os cabelos com um aspecto super brilhante, saudável e sedoso. "O vinagre ajuda a estabilizar o pH da fibra.
O pH elevado (alcalino) indica uma reação para cutículas mais abertas; o pH baixo, ao contrário, indica uma reação que tem como resultado cutículas mais fechadas, seladas. Um cabelo com as cutículas "abertas" é um cabelo em estado alcalino. Por consequência, é um cabelo com um maior ressecamento e frizz.
A água possui um Ph neutro, ou seja, fica em torno de sete. O cabelo sozinho não possui Ph, por que só quem tem Ph são soluções líquidas, então para medir o Ph do seu cabelo é necessário que ele esteja embebido em algum líquido, por que iremos ver o valor do seu Ph.
Você pode usar vinagre com o condicionador como acidificante após colorir os cabelos ou utilizar alguma química; Quanto aos shampoos naturais, como eles possuem um pH mais neutro, em torno de 6 ou 7, o vinagre de maçã pode ajudar nesse quesito, facilitando para quem está começando a transição para os produtos naturais.
44 curiosidades que você vai gostar
Alcalinizando (tornando Básico) seu Shampoo/Condicionador/Máscara: Para tornar seu produto mais básico,o padrão utilizado é usar uma solução Trietanolamina ou Hidróxido de sódio. A trieta (como é conhecida) é padrão para alcalinizar soluções e normalmente é encontrada com o rótulo de neutralizante.
O vinagre e o suco de limão podem ser utilizados para reduzir o pH das formulações do sabão líquido, pois os valores de pH das formulações estudadas diminuíram com a adição desses produtos. No entanto, para utilizar a formulação F3, é necessário aumentar a quantidade de vinagre adicionado ao sabão líquido.
Produtos hidratantes, máscaras capilares e finalizadores agem devolvendo a acidez que o cabelo perdeu no processo de lavagem. Portanto, as máscaras devem ter um pH baixo, entre 3.5 e 4.5 para fechar as cutículas oferecendo brilho e maciez aos fios.
Dessa forma, todos os produtos que entram em contato com seu couro cabeludo devem ser neutros (pH = 6,5 a 7,5) ou levemente ácidos (até pH = 6,4). Por exemplo, se lavarmos os cabelos com xampu alcalino (pH básico = 8,5) suas cutículas se abrirão, deixando-os opacos.
A única forma de saber o pH do shampoo e de qualquer outro cosmético é fazer o teste com o auxílio de fitas medidoras específicas, que você pode comprar em distribuidoras de produtos químicos e até, veja só, em lojas especializadas em produtos para piscinas.
O pH natural de um cabelo saudável é ácido e gira em torno de 4.5 e 5.5. Quando este valor é alterado e se torna mais alcalino e as cutículas dos fios são abertas, o que resulta na alteração da estrutura capilar, tornando os cabelos porosos, frágeis e quebradiços.
O pH - ou potencial de hidrogênio -, é a unidade de medida que indica se uma solução ou elemento é ácido, neutro ou alcalino. Ele está presente no dia a dia do hairstylist não só na composição dos produtos, mas também no próprio cabelo de suas clientes.
As máscaras e condicionadores precisam ter o pH entre 3,5 e 4,5 para fechar as cutículas que foram levemente abertas pelo shampoo. Mas como no caso do shampoo, algumas tem o pH baixo e não tem quase nada de ativos hidratantes, apenas fecham as cutículas sem hidratar muito os fios.
A dica pra melhorar a oleosidade é molhar os fios com a água morna no chuveiro e aplicar vinagre de maçã - sim, você leu certo! O vinagre é ácido e ajuda a equilibrar o pH do cabelo, limpando os fios e retirando as impurezas, mas fica tranquila porque os fios não ficam ressecados.
Depois de um pouco mais de esforço chegamos à uma primeira lista com 7 shampoos sem sulfato (Low Poo) com pH baixo das seguintes marcas: ILike, Lola Cosmetics, Inoar, Novex, Salon Line, Bio Extratus e Gllendex.
De forma geral, a maioria dos shampoos é fabricada com um pH que gira em torno de 5 a 7. A medida dos condicionadores, por sua vez, apresenta-se entre 3,5 e 4,5. No entanto, esse índice pode variar um pouco, de acordo com o foco de atuação do produto nos cabelos.
Exemplos de shampoo e máscarasElseve: pH 5,5 e 6.Ox plants: pH de 5 e 5,5.Pantene: pH de 6,5.Dove: pH de 6,5 e 7.Garnier fructis: pH entre 6,5.7 Seda: pH entre 7 e 7,5.Johnsons baby: pH entre 7 e 7,5.Phytoervas: pH entre 7 e 7,5.
Quando você lava com antirresíduos e abre as cutículas, você retira mais rapidamente a progressiva. Por isso, quem tem escova progressiva deve usar shampoos com pH fisiológico (4,5 – 5,5) ou ácido (3,8 – 4,4).
O Shampoo Pantene Micelar conta com um pH de 6,5.
Elsève: pH entre 5,5 e 6. Vizcaya: pH 6.
Os detergentes alcalinos possuem pH superior a 7 (em uma escala de 0 a 14). Eles removem todo tipo de sujeira, exceto as de origem mineral. Os detergentes neutros possuem pH próximo de 7, no ponto de equilíbrio entre acidez e alcalinidade.
O pH indica pra gente o quanto uma substância é alcalina, neutra ou ácida. A escala do pH vai de 1 a 14. Quando o pH de uma substância é menor que 7 o produto em questão é ácido. Quando o pH é maior que 7 é alcalino e se o pH for igual a 7 temos uma substância neutra.
Como lavar o polvo de pelúcia?
Como fazer a limpeza de um laboratório?
Como funciona o contrato de estágio do CIEE?
O que é um contrato de distribuição?
Como funciona o caminhão de concreto?
Onde colocar água sanitária na máquina de lavar?
Como instalar coifa de parede passo a passo?
Quanto tempo dura um concurso para juiz?
É possível afundar com colete Salva-vidas?
Como funciona o pagamento de um condomínio?
Como funciona o contrato de aluguel de imóvel?
O que é um contrato de arrendamento mercantil?
Como se dirigir ao Juizado Especial?
Como limpar roupa suja de terra?