Silogismo é um modelo de raciocínio baseado na ideia da dedução, composto por duas premissas que geram uma conclusão. O precursor desta linha de pensamento lógico foi o filósofo grego Aristóteles, conhecido por ser um dos primeiros pensadores e filósofos de todos os tempos.
Com origem na palavra grega "syllogismos", que significa "conclusão" ou "inferência", um Silogismo é um tipo de argumento lógico que aplica o raciocínio dedutivo para extrair uma conclusão de duas ou mais proposições, que se supõe sejam verdadeiras.
O silogismo é o argumento que, segundo Aristóteles, possui três características: é mediado, dedutivo e necessário. O silogismo é mediado, pois não é apreendido imediatamente da percepção, mas deve usar o raciocínio para compreender o real.
silogismo é um modelo de raciocínio baseado na ideia de dedução. Ele é composto por duas premissas que chegam à uma conclusão posterior. Seu precursor foi Aristóteles. Exemplo: Humanos são mortais.
Silogismo é um modelo de raciocínio baseado na ideia da dedução, composto por duas premissas que geram uma conclusão.
Através da distinção das três possibilidades judicativas, Aristóteles sistematizou os silogismos em: Silogismo Dialético e Silogismo Científico. A lógica aristotélica, também conhecida como Analítica, não é uma ciência, mas uma propedêutica (introdução) às ciências.
O silogismo ou argumento dedutivo é aquele que procede de proposições cada vez mais universais para proposições particulares, proporcionando o que chamamos de demonstração, pois que sua inferência (a conclusão é extraída das premissas) é a inclusão de um termo menos extenso em outro de maior extensão.
Regras do silogismo
Silogismo é um modelo de raciocínio baseado na ideia da dedução, composto por duas premissas que geram uma conclusão. Explicação: Os silogismos irregulares são versões abreviadas ou ampliadas dos silogismos regulares, e são subdivididos em quatro categorias: entima, epiquerema, polissilogismo e sorites.
1.Um silogismo possui três termos (maior, menor e médio) e devem ter o mesmo sentido em todo o raciocínio: Todo leão é um mamífero. Algumas pessoas são de leão. Logo, algumas pessoas são mamíferos.
Veja outros exemplos de silogismos: “O vertebrado tem sangue vermelho. O mamífero é vertebrado. O carnívoro é mamífero. O leão é carnívoro. Logo, o leão tem sangue vermelho” (silogismo irregular - sorites). “Tudo o que robustece a saúde é útil. O esporte robustece a saúde, Logo, o esporte é útil. O esporte é útil.
Para compreender melhor as premissas de formação do silogismo dividimos assim: premissa maior, contendo o termo maior e médio; segunda premissa, chamada premissa menor e deve conter a premissa menor e a média; e a conclusiva, deve obter a premissa maior e menor. Um pouco confuso, mas vamos exemplificar.
Além dos tipo temos também variações no Silogismo hipotético que são eles condicionais, que não nega e nem afirma, disjuntivos, premissas alternativas e o dilema, é um modo de sigilismo que usa de argumentos com duas possíveis hipóteses e que nenhuma das duas serão desejáveis.
O que ajuda a melhorar o mal de Parkinson?
Quais os principais objetivos pelos quais as empresas utilizam os orçamentos?
Como os neurônios podem ser divididos?
Como são divididos os organismos aquáticos?
Como o padrão de beleza afeta a sociedade?
Como diminuir os movimentos estereotipados?
Como a calopsita trata seus filhotes?
O que seria insuficiência adrenal?
Qual a influência da mídia nos hábitos alimentares?
Como fazer um delineador bem fino?
Como a arquitetura gótica se relaciona com os valores do cristianismo?
Como passar o decalque para pele?
Como salvar o número no WhatsApp de outro estado?
Pode usar manteiga de cacau no rosto?
Como usar cartão de débito virtual na moderninha?
Como usar certificado digital pen drive?