Os meios de comunicação, no Brasil e no mundo, têm contribuído para a mudança dos hábitos alimentares de crianças e adultos, estimulando o consumo de lanches calóricos e fast food, ao mesmo tempo em que difundem um novo padrão estético baseado no corpo ideal, esbelto.
Fatores sociais e culturais como nível socioeconômico, escolaridade, crenças culinárias, costumes familiares, aspectos religiosos e filosóficos, e o acesso a informações de profissionais de saúde e mídia em geral refletem o ambiente do indivíduo e influenciam diretamente as escolhas alimentares.
Segundo o Ministério da Saúde, 3 a cada 10 crianças que são atendidas na rede pública estão acima do peso, e isso se deve a erros alimentares nessa fase, onde os pais que são responsáveis pela introdução dos alimentos, fazem as escolhas erradas e conduzem a hábitos inadequados.
O que é preciso fazer para não deixar-se influenciar pelos anúncios e propagandas é desenvolver o “Senso Crítico”. Antes de sair comendo tudo o que é oferecido, pesquise e analise quais os benefícios e malefícios que trazem para sua saúde.
A propaganda pode influenciar de forma diferenciada, sendo fundamental na decisão de compra do consumidor, utilizando-se de veículos de comunicação, persuadindo e instigando o desejo de compra, por influencia de promoções, propagandas, meios de comunicação, entre outras.
O apetite, quantidade e tipo de alimentos ingeridos pelos humanos são influenciados por fatores internos e externos. Os fatores internos incluem fatores fisiológicos como a liberação de hormônios, estresse e padrão genético e os externos incluem fatores ambientais e socias (TORRES et al., 2007).
Além disso, os meios de comunicação conseguem aproximar quem está longe, uma vez que a internet aproxima pessoas. Desse modo, nota-se que os meios de veiculação de mensagens geram benefícios mundiais. Outrossim, é válido destacar os problemas que o uso dos meios de comunicação possui.
Pelo menos em parte, a associação entre o hábito de assistir à televisão e o consumo de alimentos pode ser explicada por meio da elevada frequência de propagandas veiculadas pela televisão (DIETZ; STRASBURGER, 1991).
O alimento se faz presente em todas as etapas de nossa vida, contudo, é na infância e na adolescência que ele se torna mais importante (KART; HUBSCHER; MURA, 2007).
A alimentação é uma das necessidades mais importantes para o desenvolvimento do ser humano não somente no aspecto biológico, como também por envolver os aspectos sociais, psicológicos e econômicos.
Como ser mais conciso ao falar?
Qual dos Beatles não usa sapatos na capa do álbum Abbey Road?
Como faço para assinar um contrato com uma gravadora?
Como ser um dentista credenciado Unimed odontológico?
Quem é melhor Arthur Morgan ou John Marston?
O que é ser comissária de voo?
Tem algum filme sobre arrebatamento?
O que é uma transcrição fonética?
Qual a agência do cartão Caixa?