Raio x da Coluna O exame avalia as vértebras e também espaços intervertebrais, podendo ser solicitado a partir de relatos de dor, traumas na região e histórico de desvios de coluna. Luxações, hérnia de disco, escoliose, lordose e cifose são algumas das condições de saúde identificadas no raio x da coluna.
O exame de raio X não mostra claramente a hérnia mas pode ser suficiente para mostrar o alinhamento da coluna e a integridade ou destruição das vértebras e por isso, por vezes o médico solicita inicialmente o raio X e com o resultado deste, solicita a ressonância ou tomografia para avaliar a gravidade.
Nas áreas em que houver muita absorção da radiação, ela se chocará com a chapa de forma menos intensa, por isso, as imagens terão coloração clara. Ou seja, partes mais duras e densas, como ossos, aparecem brancas nas imagens de radiografia. Já as partes moles, como gordura e vísceras, aparecem mais escuras.
A tomografia da coluna tem a finalidade de examinar ossos, articulações e tecidos moles da coluna lombar. Com o exame, é possível identificar a presença de tumores, ferimentos, infecções, hérnia e outras complicações.
O Raio-X de coluna lombo-sacra permite uma avaliação da coluna lombo-sacra do paciente, observando, por exemplo, casos de deslocamento e achatamento de discos da coluna vertebral, fraturas, além de casos de “bico de papagaio” (osteófitos), hérnias discais e redução dos espaços discais.
Os exames mais propícios para diagnosticar dor na coluna são:
10 sintomas da hérnia de disco
Dentes e os ossos aparecem mais claros na radiografia, pois a radiação tem dificuldade de penetrar devido a sua densidade. Por este mesmo motivo, a gengiva forma uma camada mais escura, porque os raios penetram rapidamente as estruturas menos densas.
O próprio procedimento de radiografar a parte inferior da coluna com raios X é realizado de manhã com o estômago vazio. Anteriormente, na noite anterior, é necessário limpar os intestinos. Isso é feito para que os gases acumulados no intestino não distorçam a clareza da imagem e, consequentemente, o resultado do estudo.
A radiografia da coluna lombar é utilizado principalmente para a detecção de estruturas de defeitos ósseos (fracturas, osteófitos, curvatura, offset, desloca tumores e processos inflamatórios), uma vez que a maior parte do contraste do tecido e claramente visível na radiografia.
Quando estiver se preparando para ler um raio X, veja se tem toda a informação sobre o paciente, incluindo a idade, o gênero e o histórico médico dele. Lembre-se de comparar os raios X antigos com esse, se houver algum outro. Leia a data da radiografia. Tome nota especialmente da data ao comparar radiografias mais antigas.
A base para encaminhar um paciente para um raio X pode ser: suposições sobre possíveis deformações da coluna vertebral nesta área: deslocamento de discos, hérnia, crescimento ósseo, compressão, causando dor, formigamento, dormência na região lombar; monitorando os resultados da terapia.
Como saber se o cara está me testando?
Como consultar um registro de imóvel pela internet?
Como se mede a temperatura do cavalo?
Como saber se o caracol está morto?
Quantos gigas tem em média um jogo de PS4?
Qual a distância de uma milha aérea?
Como identificar Bolsa Lequeen original?
Como se livrar do bloqueio mental?
Como consultar pontos do cartão de crédito Visa Bradesco?
Como calcular o superaquecimento?
Como se determina a viscosidade?
Como é medido o milímetro de chuva?
Como confirmar matrícula na Uninter?
Como plantar a bico-de-papagaio?