Esquizofrenia – Definição Trata-se de um transtorno mental crônico e grave que afeta o modo como uma pessoa pensa, sente e se comporta. Provoca alterações no comportamento, indiferença afetiva, pensamentos confusos e dificuldades para se relacionar com pessoas.
A esquizofrenia é uma doença mental, em que o sujeito pode confundir realidade com imaginário. Os olhos da mente de um esquizofrênico podem estar repletos de ilusões, pensamentos mágicos, superstições, mas também ansiedade, irritabilidade e um mal estar permanente, chamado disforia.
Além disso, a pessoa com esse transtorno perde a noção da realidade e tem dificuldades de entender a diferença entre o imaginário e o que é real (isso é chamado de psicose). Por isso, as principais características desse transtorno é quando a pessoa ouve e vê coisas que, na verdade, não existem para mais ninguém.
“Um paciente esquizofrênico em crise, ou seja, em surto psicótico, pode apresentar alterações do pensamento, como delírios, percepções distorcidas da realidade, alucinações e alterações da identificação de si próprio como pessoa, corpo e identidade”, caracteriza o psiquiatra Alexandre Proença.
A esquizofrenia é a principal forma de insanidade e provoca sē- rias perturbações ao paciente. A semelhante do que ocorre com o can- cer, a enfermidade tem despertado o interesse de teóricos excêntri- cos.
26 curiosidades que você vai gostar
Confira a seguir e entenda melhor o tema!Apresenta problemas de sono. Esse é um problema relacionado a diversos transtornos mentais, podendo ser desde a insônia até o excesso de sono. ... Está sempre ansioso ou tenso. ... Humor se altera com facilidade. ... Tem se afastado das pessoas. ... Esquecimento frequente.
É imprescindível que pessoas com o distúrbio realizem tratamento para manter os sintomas sob controle. “A esquizofrenia tende a ficar mais grave com o passar do tempo. Este agravamento é mais intenso se o paciente não faz o tratamento corretamente”, afirma a psiquiatra Luciana Staut.
Mantenha a calma, evite se mostrar nervoso, ansioso ou com raiva, peça para que o paciente se sente e tenha sempre um contato em caso de emergência.
Dependendo de como é feito o tratamento, a pessoa com esquizofrenia pode ter uma vida normal e, inclusive, casar e ter filhos. “Se ela está fazendo o tratamento, está bem, está estável, tem total condição de ter uma vida normal. Trabalhar, constituir família. Não tem nenhuma contra-indicação em relação a isso.
Quando a bactéria fica resistente a antibiótico?
Como agradecer pelo meu aniversário?
Quantos anos Vitor Fernando tem?
Como podemos classificar a dor?
Quais problemas hídricos existe em São Paulo?
O que significa regozijai vós na Bíblia?
Como é feito o rastreio de Pré-eclâmpsia?
Como calcular a solubilidade de um sal a partir do Kps?
Como enviar dinheiro para o brasil?
Quem pode assinar um tratado internacional?
Como escrever parecer descritivo educação infantil?
Qual o rendimento da previdência privada em 2021?
Quem vai substituir o Tiago Leifert no BBB?
O que a Bíblia fala sobre música secular?
O que é Seis Sigma Qual a importância desta ferramenta?
Qual a composição do tecido Gabardine?