Espiritismo, doutrina espírita, kardecismo ou espiritismo kardecista é um novo movimento religioso espiritualista de moral cristã estabelecido na França pelo pedagogo Hippolyte Léon Denizard Rivail, que usava o pseudônimo Allan Kardec.
O espírita é aquele que encontra no Espiritismo respostas às suas questões existenciais, entendimento sobre a nossa posição dentro do contexto da Vida Maior; que se sabe imortal em mais uma experiência transitória na carne, com o objetivo de trabalhar o seu crescimento moral, buscando ser hoje melhor do que ontem e ...
O principal objetivo é atender os espíritos (desencarnados ou não) que estejam em sofrimento ou incorrendo em atitudes erradas e, com isso, ajudar os médiuns encarnados a educar as suas faculdades mediúnicas e a se aprimorarem moralmente através do exemplo.
Deus, para o Espiritismo, é a Inteligência Suprema (Allan Kardec). ... Deus torna-se evidente na Harmonia de tudo o que existe. Ao se fazer identidade com o Cosmo, se faz identidade com Deus, pois os seres, as coisas, as relações, a harmonia do Universo presentam Deus. Dessa forma, Deus é a totalidade.
Ou seja: é uma fé e uma doutrina cujas manifestações – contato com espíritos, regressões a vidas passadas e textos psicografados – poderiam ser comprovadas através do método dedutivo herdado da ciência. Segundo o Espiritismo, todo homem é um médium, um canal de comunicação entre os vivos e os espíritos.
35 curiosidades que você vai gostar
O espiritismo, doutrina que surgiu em 1857 com o lançamento de "O Livro dos Espíritos" na França, tem por pedra fundamental a chamada reencarnação. Pela teoria, todos os seres humanos são espíritos reencarnados na Terra para evoluir. ... O objetivo do espírito, criado "simples e ignorante" por Deus, é chegar à perfeição.
“Pela sua transformação moral e pelo esforço que empreende para domar as más tendências”, como diz o item 4 (não por acaso intitulado Os bons espíritas ) do capítulo 17 também de “O Evangelho segundo o espiritismo”. O bom espírita é, desse modo, alguém que está tentando melhorar a si próprio, não aos outros.
Deus, segundo a Revelação Espírita, é a inteligência suprema do Universo, a causa primária de todas as coisas; é eterno, infinito, imutável, imaterial, único, onipotente, soberanamente justo e bom. A sua existência se evidencia pelas suas obras — a Criação e a Providência Divina.
Os umbandistas acreditam na existência de um deus soberano chamado Olorum (equivalente a Olódùmarè). Eles também creem na imortalidade da alma, na reencarnação e no carma, além de reverenciar entidades, que seriam espíritos mais experientes que guiam as pessoas.
Deus não é apenas uma religião, ou uma oração, Sinônimo de Deus é amor e de amor é fé. Ele está ali, ajudando sempre que preciso. ... Deus é um ser que quer ser respeitado por nós não pelo o que Ele tem, mas sim pelo que Ele representa para nós.
O Espiritismo tem três preceitos fundamentais: o da evolução do espírito através da reencarnação, o da existência de vida em outros mundos e o da prática mediúnica como forma de comunicação entre os vivos e os mortos.
Não é preciso frequentar um centro espírita para ser adepto do Espiritismo. No Espiritismo, não há a obrigatoriedade de se ir ao centro para que se possa ser praticante. A doutrina pode ser perfeitamente ser praticada em casa ou em qualquer lugar.
A técnica, originada das práticas de cura do cristianismo primitivo, consiste basicamente na imposição de mãos sobre uma pessoa, a fim de transferir boas energias e tratar o lado espiritual de quem recebe o “passe”.
Para os iniciantes na Doutrina dos Espíritos, é indicado fazer o Evangelho no Lar, ela é a leitura do Evangelho Segundo o Espiritismo em sua casa, com a família. Peça orientações em uma casa espírita de confiança para iniciar esse processo.
Os cinco pilares do espiritismo
Existência de Deus. Deus existe. ...
Imortalidade da Alma. Antes de sermos seres humanos, filhos de nossos pais, somos, na verdade, espíritos, filhos de Deus. ...
Pluralidade das Existências. ...
Pluralidade dos Mundos Habitados. ...
Comunicabilidade dos Espíritos.
As crenças da umbanda misturam elementos de candomblé, espiritismo kardecista e catolicismo. É uma religião monoteísta, centrada na figura de um deus único e onipresente chamado Olorum. ... A religião prega também a imortalidade da alma, a reencarnação, e a existência e a interação com entidades espirituais.
Apesar de diferentes vertentes existem alguns conceitos encontrados que são comum a todas, sendo estes: Um deus único e onipresente, chamado Olorum ou Zambi.
Os umbandistas acreditam em um único deus (OLORUM) que é o criador de tudo e de todos, além disso reverenciam entidades superiores (ORIXÁS), sendo que o principal é Jesus (OXALÁ).
Macumba é uma espécie de árvore africana e também um instrumento musical utilizado em cerimônias de religiões afro-brasileiras, como o candomblé e a umbanda. O termo, porém, acabou se tornando uma forma pejorativa de se referir a essas religiões – e, sobretudo, aos despachos feitos por alguns seguidores (veja boxe).
No Espiritismo, não são praticadas orações decoradas, apenas recitadas. Daí não se usar o termo rezar, que vem do Latim recitare que, na sua evolução para o Português, deu recitar e rezar que, no fundo, significam a mesma coisa, ou seja, a repetição decorada, até inconsciente, de uma sequência de palavras.
Jesus, a compreensão a respeito da divindade ganha uma nova dimensão, visto que o Espiritismo vem nos revelar que a ação divina se manifesta por meio da aplicação de leis naturais e imutáveis, criadas por Deus. que consiste a ação providencial.
Espiritismo, Kardecismo ou Espiritismo Kardecista é uma doutrina religiosa de cunho filosófico e científico, cuja principal crença gira em torno da constante evolução espiritual do ser humano, através das reencarnações. ... Em contraste com o cristianismo, o espiritismo não acredita no nascimento sobrenatural de Jesus.
Pontos em que ocorre a diferença:
o espiritismo não admite uso de imagens, já na umbanda tem imagens e altares; o espiritismo não tem culto material e na umbanda ocorre; espiritismo rege por um corpo de doutrina homogênea, codificada por Allan Kardec, a umbanda não se rege por essa doutrina.
Há quem diga que a bíblia condena o espiritismo, por conta de algumas interpretações, porém, a bíblia na sua linguagem original não condena o espiritismo, porque a religião nem existia, na época que os profetas receberam seus livros sagrados. ...
Passe é o nome que se dá no Espiritismo à imposição de mãos. Segundo os adeptos desta doutrina, visa promover a doação de bioenergias de um indivíduo ao outro. O passe é uma prática amplamente difundida entre os espíritas.
Como usar ampola de hormônio Dermabel?
Como tomar ceftriaxona Sodica?
Quem toma Regenesis precisa tomar ácido fólico?
Como se pesar em balança de médico?
Como se tornar cidadão de yalahar?
Quantas calorias perde em 20 minutos de bicicleta?
Onde fica o reino mágico The Sims 4?
O que vem primeiro a base ou o pó?
Como salvar vídeo a Biblioteca de anúncios do Facebook?
Como usar a base em creme da Mary Kay?
Como antecipar a renovação do TIM Beta?
Como usar Terramicina injetável?
Como relacionar uma lista a outra no Excel?
Como funciona a renovação de contrato?
Para que serve o exercício com a bola suíça?
Como renovar o Cadastro Técnico Federal do Ibama?