A ultrassonografia ou ecografia é um método diagnóstico muito recorrente na medicina moderna que utiliza o eco gerado através de ondas ultrassônicas de alta frequência para visualizar, em tempo real, as estruturas internas do organismo.
A ultrassonografia, também conhecida por ecografia e ultrassom, é um exame de imagem diagnóstico que serve para visualizar em tempo real qualquer órgão ou tecido do corpo. Quando o exame é realizado com Doppler, o médico consegue observar o fluxo sanguíneo dessa região.
O ultrassom é um exame de imagem muito confiável na hora de fornecer imagens de qualidade para investigar diversos órgãos do corpo humano. Ele não utiliza radiação ionizante e adquire as imagens em tempo real.
O exame de ultrassonografia (ultrassom) serve para detectar doenças ou variações anatômicas com base no tamanho, textura das estruturas dos órgãos, formas e acompanhamento de bebês durante a gestação.
Tipos de ultrassonografia
1) Ultrassom Abdominal.
2) Ultrassom pélvico.
3) Ultrassom Transabdominal.
4) Ultrassom Transvaginal.
5) Ultrassom Transretal.
6) Ultrassom obstétrico.
7) Ultrassonografia da aorta carótida e abdominal.
19 curiosidades que você vai gostar
Quais são os tipos de ultrassom da gravidez?
Ultrassonografia transvaginal. ...
Ultrassonografia morfológica do primeiro trimestre. ...
Ultrassonografia morfológica do segundo semestre. ...
Ultrassonografia obstétrica. ...
Ultrassonografia obstétrica com Doppler colorido. ...
Ultrassom em 3D. ...
Ultrassom em 4D.
Quais os tipos de ultrassom transvaginal?
USG TRANSVAGINAL PARA ENDOMETRIOSE;
USG TRANSVAGINAL CONTROLE DE OVULAÇÃO;
USG TRANSVAGINAL TRIDIMENSIONAL;
ULTRASSONOGRAFIA TRANSVAGINAL PARA NÃO GESTANTES;
USG OBSTÉTRICA TRIGEMELAR ENDOVAGINAL;
USG OBSTÉTRICA GEMELAR ENDOVAGINAL;
USG OBSTÉTRICA MORFOLÓGICA;
Confira abaixo as principais doenças que o ultrassom de abdômen total é capaz de detectar:
Esteatose hepática. É uma doença caracterizada pelo acúmulo de gordura no fígado. ...
Pancreatite. ...
Pedra na vesícula. ...
Cálculo renal (pedra nos rins) ...
Aneurismas da aorta. ...
Pólipos na vesícula. ...
Cistos nos rins. ...
Divertículos na bexiga.
O exame pode diagnosticar vários tipos de doenças, “sendo as mais comuns, tumores e cistos no fígado, pâncreas, baço, rins e adrenais, cálculos na vesícula e nos rins, esteatose hepática (infiltração de gordura no fígado) e placas de ateromatose na aorta”, enumera.
Para que serve o exame
O ultrassom abdominal permite identificar doenças como aneurisma na artéria da aorta, pancreatite e alterações no fígado, pedras na vesícula biliar ou nos rins, dano no baço e uma série de outras condições e ferimentos que podem afetar os órgãos dessa região do corpo.
Também chamado de ultrassonografia e ecografia, o ultrassom é um exame de imagem realizado por um transdutor, aquele aparelhinho que o médico encosta na pele da pessoa e que emite e capta ondas sonoras por meio do contato com o corpo humano. Com base nessa avaliação, imagens são formadas e investigadas por um médico.
Os tipos de ultrassom, são:
Ultrassom das mamas. ...
Ultrassom pélvico e o transvaginal. ...
Ultrassom do abdome superior. ...
Ultrassom da tireoide. ...
Ultrassonografia obstétrica e ultrassom obstétrica com doppler colorido. ...
Ultrassom em 3D e 4D.
No Brasil, hoje, a ultrassonografia é considerada como ato médico, porém corre no Congresso Nacional o projeto de lei n° 3661 (o qual já foi aprovado pelo Senado Federal) que torna esta prerrogativa para os “técnicos de Raios X”.
Quando o ultrassom é indicado? O exame é indicado como auxiliar diagnóstico em casos de: Queixas de dores (cólicas renais, por exemplo) Alterações na palpação de alguma região (um nódulo palpado no pescoço ou na mama)
Nos adultos, o exame auxilia no diagnóstico e acompanhamento de lesões musculares e em tensões, na identificação de derrames articulares e serve também como guia em procedimentos (ex: punções).
Os exames de ultrassonografia abdominal são feitos em clínicas de imagem, com o uso do aparelho de um transdutor de ultrassom e a aplicação de um gel de contato na pele do paciente. O aparelho é deslizado pela pele, criando as imagens dos órgãos analisados em um computador em tempo real.
Apesar do diagnóstico de apendicite aguda ser eminentemente clínico, dois exames laboratoriais podem auxiliar na investigação: hemograma e urina tipo I (ou sumário de urina).
Esse procedimento permite ao médico radiologista a avaliação dos órgãos internos do abdome e suas estruturas – fígado, vesícula biliar, baço, veia cava inferior, rins, pâncreas, bexiga e vasos do abdome – auxiliando na detecção de patologias como cálculos biliares, esteatose hepática (gordura no fígado) e tumores.
O ultrassom transvaginal, também chamado de endovaginal, é um exame diagnóstico muito utilizado por ginecologistas e obstetras. O exame consiste na inserção de um aparelho chamado transdutor na vagina, que vai gerar imagens dos órgãos internos daquela região: útero, trompas e ovários.
Também não há necessidade de se depilar antes do exame, a não ser, é claro, que você se sinta mais confortável dessa forma. Em alguns casos específicos, o médico pode solicitar que a mulher realize o ultrassom com a bexiga cheia. Isso é feito com o objetivo de afastar o intestino, o que facilita a obtenção das imagens.
Toda grávida deve realizar no mínimo 3 ultrassons durante a gestação, algumas vezes 4 se for realizado um ultrassom intravaginal logo no início da gravidez. Mas, cada gestação é diferente e é o obstetra quem deve indicar quantos exames são necessários.
ULTRASSOM OBSTÉTRICO MORFOLÓGICO:
Ele é um dos mais importantes, por conseguir verificar a formação dos órgãos e estruturas do bebê. Com o ultrassom obstétrico morfológico é possível detectar malformações.
Essas ondas sonoras são ondas mecânicas com uma freqüência acima da faixa de audição humana. Logo, o uso frequente da ultrassonografia não faz nenhum mal à saúde e ao desenvolvimento do bebê.
- Não há, na realização de ultrassonografia, alguma etapa que o técnico em Radiologia possa realizar. ... Para ele, outras categorias, como a de biomédico, podem ser habilitadas a operar o equipamento radiológico.