O sistema de educação da Finlândia é considerado um dos melhores do mundo, se não o melhor de todos. Vários países já estão conseguindo aplicar alguns dos seus aspectos mais bem-sucedidos e, assim, obter melhorias no salário dos professores, período de recesso e menos ênfase nas tarefas de casa e testes.
A independência da Finlândia tem 100 anos, mas o sistema educacional é mais antigo do que isso. A construção do papel social do professor envolve muitos fatores, não apenas o salário. ... Ao mesmo tempo, o governo precisa regulamentar a formação de professores para não ter uma diferença tão grande entre formações.
Por isso, a Finlândia está também no alto do “ranking” das despesas educacionais, que perfazem 7,1 % do Produto Interno Bruto (2015). Apesar de tudo, a Finlândia caiu claramente no “ranking” do Pisa há alguns anos.
Usar mais projetos nas aulas São as metodologias chamadas de "problem-based learning" e "project-based learning" (ensino baseado em problemas ou projetos). Neles, problemas – fictícios ou reais da comunidade – são o ponto de partida do aprendizado. Os alunos aprendem na prática e buscam eles mesmos as soluções.
Na Finlândia a educação é gratuita, inclusive no ensino superior. Só 2% das escolas são particulares, mas são subsidiadas por fundos públicos e os estudantes não pagam mensalidade. As crianças só entram na escola a partir dos 7 anos. ... "Fé e confiança têm papel fundamental no sistema finlandês.
A educação na Finlândia é compulsória dos 7 aos 16 anos. O sistema educacional é o sistema Nórdico igualitário, sem taxa de ensino para os estudantes de tempo integral....
Educação na Finlândia | |
---|---|
Responsável Ministro da Educação Ministro da Cultura | Ministério da Educação Henna Virkkunen Stefan Wallin |
Mesmo seguindo as diretrizes nacionais de educação, escolas e docentes têm um alto grau de autonomia sobre o cotidiano escolar. "Nossos professores têm muita liberdade. ... Professores finlandeses também passam em cerca de 100 horas por ano a menos ensinando do que a média de países da OCDE para todos os níveis de ensino.
Educação ao longo da vida e Liberdade Econômica Os indivíduos do primeiro quartil podem esperar receber em média 15 anos de escolaridade. ... Esses países também tendem a oferecer mais oportunidades de aprendizado ao longo da vida e de treinamento profissional.
Reconhecida como modelo bem-sucedido de Educação pública – por quatro anos consecutivos, o país ficou entre os primeiros lugares no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) – há um lado da Finlândia que é normalmente deixado de fora da conversa.
O sistema educacional da Finlândia foi organizado para que o aluno não se sinta “preso”, cansado ou obrigado a frequentar a escola. De acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OECD), os alunos finlandeses são os que menos têm trabalho e lições em casa.
Formação mais prática e valorização do professor A formação dos professores é apontada como a principal chave do sucesso do ensino finlandês. Os brasileiros observaram lá uma capacitação mais prática, voltada ao dia a dia da sala de aula, e mais interação entre o corpo docente.
Lá (na Finlândia) é o aluno quem tem de buscar conteúdo, e o professor tem que saber qual o objetivo da aula. Para isso você não precisa de muita tecnologia, mas sim de capacitação (dos docentes)", agrega Joelma Kremer.
Para que serve a impressora Microsoft XPS Document Writer?
Como disfarçar o cabelo grande homem?
Qual é o corpo perfeito feminino?
Como usar o Excel de graça no celular?
Como faz para entrar no Google Classroom?
Como é chamado o polígono de 18 lados?
Como colocar espaço invisível Free Fire?
Como saber se o filhote de Rottweiler é puro?
O que é preciso para ter uma pele bonita?
Qual a diferença entre asma e ansiedade?
Como diferenciar birra de algum transtorno?
Como saber se o brilhante e verdadeiro?
Qual é o cabelo mais bonito do mundo?
Como ter o Canva pro estudante?