FRANGO-Para tirar a gosma, lave o frango, corte os pedaços e cubra-os com água fria e quatro colheres de sopa de vinagre de alcool Heinig. Depois é só lavá-los com água corrente.
“O frango tem duas bactérias que são as principais: salmonela e campilobacter. Eles podem causar diarreia e o campilobacter é um pouco mais sério, porque além da diarreiao, ela pode desenvolver uma doença auto-imune”, explica a microbiologista.
É praticamente tradição, antes do preparo o frango tem que tomar banho para ir à panela, seja com muita água corrente, limão ou até mesmo o tradicional vinagre, a maioria das pessoas fazem esse processo para a “limpeza” do frango.
Fervilhe o frango em água ou em um caldo saboroso até ele perder a coloração rosada. Depois, tire o frango da panela e seque-o antes de usá-lo na sua receita. O escaldar garante que o frango ficará cozido por inteiro quando você terminar de cozinhá-lo na churrasqueira, fogão ou forno.
Como escaldar frangoStep 1. Coloque pedaços de frango em uma panela alta. Adicione água o bastante para cobrir 5 cm acima da carne. ... Step 2. Ferva. Deixe o frango cozinhar por mais 10 minutos, dependendo do tamanho dos pedaços. ... Step 3. Tire a panela do fogo e drene a água.
15 curiosidades que você vai gostar
Modo de PreparoLave bem os pedaços de frango e escalde em água fervendo.Escorra e coloque na água com o suco de limão.Deixe por 20 min.Escorra bem a água.Tempere com o alho, o vinagre, a pimenta e o sal.Deixe de um dia para o outro no tempero, guardado na geladeira.Aqueça uma panela de ferro ao fogo.
O motivo, explica a agência, é que lavar o frango pode transmitir germes e bactérias que causam doenças, especialmente a perigosa salmonela, para outras comidas e utensílios de cozinha.
Então, é preciso também lavar o frango antes de cozinhá-lo, correto? Errado. Lavar o frango pode aumentar as chances de contaminação cruzada (transferência de microrganismos patogênicos de um alimento para o outro). O que pode te deixar ainda mais doente.
Como nesse tipo de preparo as carnes passam longos períodos assando (entre 6 a 12 horas) o vinagre tem a função de preservar a suculência natural da carne e dar acidez.
Quando colocamos o frango ou outro tipo de carne embaixo da água na pia, aumentamos o risco de espalharmos bactérias na superfície do alimento. Além disso, a lavagem ainda pode levar os microrganismos para a pia, provocando uma contaminação cruzada.
Os respingos de água do frango contaminam tudo ao redor
O problema de lavar o frango em água corrente antes de prepará-lo é que a gente também vai usar a pia para manipular outros alimentos e, nesse momento, as bactérias que estavam nele vão contaminar tudo. É a chamada contaminação cruzada.
Nada de deixar o seu peito de frango dentro de uma bacia de água ou em temperatura ambiente. O segredo para evitar a perda de suculência do prato é deixar que ele descongele completamente na geladeira. Essa técnica também ajuda a evitar o “choque térmico”, que contrai as fibras, deixando-o duro.
Misture um pouco de bicarbonato ao tempero da carne e deixe-a repousando por 2 horas. Depois é só lavar e preparar da maneira que preferir, não tem erro! Na hora de preparar aquele frango à milanesa bem crocante, conte com o bicarbonato também!
Por que frango duro? Entre 5% e 10% da carne de peito de frango dessossada produzida hoje é afetada por um problema conhecido como “peito amadeirado”, uma condição muscular que deixa a carne fibrosa e dura. ... Os efeitos do endurecimento do peito de frango podem ser tão sutis que passam despercebidos pelo consumidor.
O vinagre é a solução universal para tirar o ranço
Dessa maneira, deixe a carne de molho em uma solução com água e vinagre, com uma proporção maior de vinagre, por cerca de 1 hora ou mais. Um ponto muito importante: nunca lave a carne depois de deixar de molho, pois pode perder a eficácia do processo.
Em outras palavras, o ato de lavar o frango espalha bactérias pela cozinha. É importante lembrar que as bactérias presentes no frango cru serão eliminadas durante o cozimento. No entanto, na pia, não. Ele pode ser facilmente transferido para pratos limpos próximos e outros alimentos aguardando para serem processados.
Por mais estranho que pareça, sim, lavar a carne é um erro. Isso acontece porque a água não é eficiente na remoção de bactérias. Pelo contrário, ela ajuda na proliferação desses causadores de doenças. As bactérias se proliferam quando entram em contato com água e proteínas (uma das principais qualidades da carne).
Quem tiver muita dificuldade em abandonar o hábito de lavar o frango cru deve tomar uma série cuidados especiais. “O ideal é deixar a pia e seus arredores completamente livres de outros utensílios e alimentos, e em seguida higienizar toda a área com água quente e sabão — usar água sanitária também ajuda”, ensina Nelci.
O processo de escaldar, nada mais é, do que misturar o polvilho com um líquido fervente. Para começar, vamos precisar de 1 panela média e 1 panela grande. Na panela grande, coloque 1 kg de polvilho azedo e 200 ml de água fria. Enquanto isso, na panela menor, ferva 200 ml de óleo de cozinha e 1 colher rasa de sal.
Coloque uma pitada de fermento em pó no tempero para amaciar a carne. Bicarbonato de sódio também funciona.
Por isso, vem conferir algumas dicas de como limpar o frango antes de partir para o passo a passo do prato a sua escolha:Não descongele a carne na pia da cozinha.Não é necessário lavar os cortes antes de utilizá-los.Remova as gorduras, nervos e cartilagens.Faça corte no sentido das fibras.
Sempre que mexer com qualquer produto cru (vegetais, carnes de boi, frango ou peixe), tire tudo que está limpo ou pronto para comer de perto. Depois de manusear com alimentos que têm risco de contaminação, não precisa higienizar a pia e utensílios com cloro, basta lavar com água quente ou jogar água quente em cima.
Para fazer isso, basta colocá-la em uma panela com bastante água, acrescentar 1 copo cheio de leite frio ou em temperatura ambiente e levar para ferver a fogo alto por aproximadamente 15 minutos. Passado esse tempo, é só escorrer a água, lavar a carne com uma outra água limpa e prepará-la normalmente.
“Não se deve lavar nem o frango nem outras carnes ou ovos antes de cozinhá-los. Isso pode propagar micróbios por toda a cozinha”, recomendou o órgão.
O que avaliar na Educação Infantil segundo a Bncc?
Quais as vantagens de se irradiar alimentos?
Quanto tempo dura o insulfilm?
Como estão as vendas do Tiggo 3X?
Quais são as lutas presentes nas Olimpíadas de Tóquio?
O que são conjuntos dos números reais?
O que é proteina de chocolate?
Qual a diferença entre porosidade e índice de vazios?
Qual o significado de cada elemento?
Como fazer para midia do whatsapp nao ir pra galeria?
Quem faz transplante de rim pode engravidar?
O que é a mediação no serviço social?
Quantos dias demora para cair?
Quais os sintomas de hérnia de disco na lombar?