Francisco Adolfo de Varnhagen é considerado um dos fundadores da historiografia brasileira enquanto conhecimento documentalmente conduzido, recebendo inclusive a alcunha de “Heródoto brasileiro”. Filho de um alemão residente no Brasil com uma portuguesa, Varnhagen nasceu em São Paulo em 1816.
Uma geração mais tarde, com Tucídides, esta preocupação tornou-se crítica, com base na confrontação de diferentes fontes orais e escritas. A sua "História da Guerra do Peloponeso" pode ser vista como a primeira obra verdadeiramente historiográfica.
Principais historiadores brasileiros
Iperó, São Paulo
Francisco Adolfo de Varnhagen/Local de nascimento
A importância de Varnhagen na historiografia brasileira é imensa. Foi um dos pioneiros em adotar metodologias científicas, como o empirismo e o trato de fontes documentais, distanciando a escrita historiográfica da literatura, feita com heróis e vilões, comum nos séculos XVII e XVIII.
Dedicada a Dom Pedro II, segundo imperador do Brasil, Varnhagen augurava que sua História contribuiria para a honra da Monarquia no advento das nações civilizadas. Seu trabalho é, assim, um marco para se entender a cultura da época e, por conseqüência, a educação que era difundida no país que se estruturava.
A historiografia é o estudo das melhores maneiras de interpretar as fontes históricas e os modos como a história é escrita (a investigação histórica e a história da história). Já a história é o que está escrito sobre o passado, com o objetivo de torná-lo o mais próximo possível do que aconteceu.
Heródoto
Heródoto, pai da História.
Os 19 principais historiadores mais importantes
A partir desta data iniciou-se a transferência dos principais órgãos da administração federal para a nova capital, e na abertura da década de 1970 estava em pleno funcionamento. No desenrolar de sua curta história, Brasília, como capital nacional, testemunhou uma série de eventos importantes e foi palco de grandes manifestações populares.
Esse país foi o primeiro Estado soberano brasileiro e o período de sua existência é denominado, dentro da História do Brasil e tradicionalmente pela historiografia, como " Brasil Império ", " Brasil Imperial " e " Brasil Monárquico ".
Com este último vemos outra insuperável característica da História que a peculiariza como ciência: nenhum historiador, por mais objectivo que pretenda ser, não é alheio aos seus próprios interesses, ideologia ou mentalidades, nem pode subtrair-se ao seu ponto de vista particular.
A história do Império do Brasil é o domínio de estudo que compreende todos os aspectos e elementos históricos do Estado extinto chamado Império do Brasil.
Quais os tipos de polarização?
É seguro guardar dinheiro no PagBank?
O que Oxum gosta de comer e beber?
O que é débito e crédito no razonete?
Qual o peso de uma parede de tijolo baiano?
Como faço para ativar o rádio?
Quanto ganha um PRF iniciante?
Pode-se afirmar que o fenótipo?
Qual a diferença entre inseticida e herbicida?
Qual a média de peso de um boi de corte?
O que é mindfulness e qual sua importância?
Quantas cirurgias cardíacas são feitas no Brasil por ano?
Quais as principais barreiras para implantação de programa de QVT nas empresas?