Um sistema de escrita, ou simplesmente uma escrita, é um tipo de comunicação por símbolos (chamados caracteres ou grafemas) usado para registrar visualmente uma língua falada, com o propósito de comunicação.
Por exemplo, o alfabeto é o sistema de escrita que usamos para escrever a língua portuguesa. Os grafemas dos alfabetos são representados por letras (vogais e consoantes) que combinadas formam palavras. E como o alfabeto, existem outros tipos de sistemas: abjad, abuguida, silabário e semântico-fonético.
Se falamos em sistema de escrita alfabética, é porque a concebemos como um sistema notacional e não como um código. Para aprender um código, basta apenas decorar novos símbolos que substituem outros símbolos de um sistema notacional já aprendido.
Pictórica são as que usam pictogramas para transmitir idéias através de desenhos, exemplo: Pinturas rupestres. ... Alfabética são as que usam o alfabeto para transmitir uma ideia através de representações gráficas dos sons(fonemas) chamadas de grafemas, exemplo: Alfabeto Latino.
Existem dois principais tipos de escrita, a baseada em ideogramas, que representa conceitos, e a baseada em grafemas, que representam a percepção de sons ou grupos de sons; um tipo de escrita baseada em grafemas é a alfabética.
Como vimos, o alfabeto latino - também chamado de alfabeto romano - é usado na escrita da Língua Portuguesa e é também o mais utilizado no mundo. Formado por 26 letras (5 vogais e 21 consoantes), o alfabeto latino surgiu por volta do ano 600 a.C.
Que representa as ideias por imagens ou símbolos (ex.: alfabeto ideográfico, escrita ideográfica).
1- Escreve-se com letras, que não podem ser inventadas, que têm um repertório finito e que são diferentes de números e de outros símbolos. 2 - As letras têm formatos fixos e pequenas variações produzem mudanças na identidade das mesmas (p, q, b, d), embora uma letra assuma formatos variados (P, p, P, p).
Precisamos entender que a aprendizagem se dá a partir da compreensão do Sistema de Escrita Alfabética (SEA). É fundamental perceber que as letras representam a pauta sonora das palavras, e que as mesmas possuem certas propriedades a serem adquiridas para que possamos evidenciar a criança como alfabetizada.
Os sistemas de escrita foram precedidos pela protoescrita, sistemas ideográficos ou símbolos mnemônicos. Os exemplos mais conhecidos são: Escrita jiahu, símbolos grafados em cascos de tartaruga encontrados em Jiahu, cerca de 6600 a.C.
A maioria dos sistemas de escrita pode ser classificada nas seguintes categorias: sistemas mistos, que combinam elementos das categorias anteriores. sistema cuneiforme: escrita de 4.000 a.C, era composta por símbolos, quem a criou foram os sumérios.
A escrita chinesa provavelmente se desenvolveu independente das escritas do Oriente Médio por volta de 1600 a.C. Os sistemas de escrita mesoamericanos pré-colombianos (incluindo entre outros o olmeca e as escritas maias) tiveram origens independentes.
Como é a carne do peixe namorado?
Como é viver com uma pessoa com déficit de atenção?
Qual a relação entre multiculturalismo e direitos humanos?
Para que serve o motor de partida?
Quais são os números decimais exatos?
Como um nutricionista deve gerenciar o controle e qualidade dos alimentos?
Como descobrir se o motor está queimado?
Como motociclista deve agir ao enfrentar derrapagens provocadas por areia ou cascalho?
Como identificar se o bebê está com cólica?
Como é produzida a carne de hambúrguer?
Quais fatores fizeram com que a Igreja Católica se fortaleceu durante a Idade Média?
Qual é a importância do nitrogênio para a constituição dos seres vivos?
Como saber o Ano do motor de carro?
Quantas picadas de mosquito da dengue?