Torá do hebraico תּוֹרָה - tōrāh Sefardita, tōruh Ashkenazi; significando: instrução, lei, apontamento.
Segundo o rabino Leib Rojtenberg, a Torá é um texto que conta desde a história da criação do mundo até a entrada do povo judeu na terra de Israel. O rabino explica ainda que a Torá é um guia prático para os judeus, possuindo 613 mandamentos.
A Torá compõe os 5 primeiros livros do livro sagrado da religião judaica e tem origem no termo hebraico Yará, que significa ensinamento, instrução ou lei. ... É composta por cinco livros e são equivalentes ao pentateuco, os cinco primeiros livros da bíblia cristã.
Texto sagrado do judaísmo, a Torá é composta pelos primeiros cinco livros da Bíblia hebraica (chamada pelos cristãos de Antigo Testamento). Esses livros se chamam: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. A Torá é o livro sagrado do judaísmo. A Torá começa com a história da criação do mundo.
O estudo deve ser altruísta: "Deve-se estudar a Torá com autonegação, mesmo com o sacrifício da própria vida; e na mesma hora antes da morte deve-se dedicar-se a esse dever." "Quem usa a coroa da Torá será destruído." Todos, mesmo os leprosos e impuros, eram obrigados a estudar a Lei, enquanto era dever de cada um ler ...
34 curiosidades que você vai gostar
Bíblia Hebraica ou Torá
A Torá ou Bíblia Hebraica corresponde aos cinco primeiros livros do Pentateuco – Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio -, e constitui também a primeira grande parte da Bíblia Cristã, ou Antigo Testamento.
Enquanto a oração central do Judaísmo ela é muitas vezes designada simplesmente como תפילה, tefila, "oração" na literatura rabínica. ... A obrigação de orar três vezes ao dia, que foi estabelecida por Esdras e codificada neste tratado, é cumprida recitando o Amidá.
Crenças. Os judeus cultuam um único deus chamado Javé ou Jeová. Para o judaísmo, Deus é um ser onipresente, onipotente e onisciente, que criou e influencia todo o universo, e se comunica com o seu povo através de profetas. O símbolo sagrado do judaísmo é o Menorá, candelabro com sete braços.
A palavra Êxodo quer dizer “Saída”. Este é o livro da bíblia que conta a passagem considerada mais importante da história do povo de Israel: a saída dos israelitas do Egito, onde viviam como escravos no Egito. Essa libertação deu origem a primeira páscoa.
Torá é o livro sagrado do Judaísmo. São 5 livros escritos por Moisés segundo a tradição. Equivale (com muitas ressalvas) ao Pentateuco (5 livros) das bíblias cristãs. O Talmude é uma compilação de ensinamentos explicativos da Torá.
Jeová é uma das transliterações para língua portuguesa (além de Javé, Iehovah, Iavé ou até Yahweh) do Tetragrama YHVH, ou seja, a designação das quatro consoantes que compõem o nome de Deus em hebraico.
Qual a diferença entre a Torá e o Velho Testamento? - Quora. A Torá nada mais é do que o pentateuco, na Bíblia ela é chamada de Lei. Contém os 5 primeiros livroa da Bíblia. O Antigo Testamento contém a Torá bem como os livros históricos, sapienciais e os escritos dos profetas.
É saber controlar nosso comportamento e atitudes em casa, com os pais e irmãos, na escola, na igreja, com os amigos, etc. Quando temos autogoverno, domínio próprio, somos capazes de cumprir as regras sem dificuldades, mesmo que não gostemos delas (Pv 25:28).
Os cristãos acreditam na divindade de Jesus Cristo, como filho do Deus trino (Pai, Filho e Espirito Santo). A terceira pessoa na Santíssima Trindade é o Espírito Santo. Essa crença não faz parte do judaísmo. Em nenhum texto bíblico consta o termo Trindade.
O cristianismo e o judaísmo messiânico consideram Jesus como o Messias aguardado no Antigo Testamento e referem-se a ele como Jesus Cristo, um nome também usado fora do contexto cristão.
O judaísmo defende uma relação especial entre o Criador e o povo judeu manifesta através de uma revelação contínua de geração a geração. ... O judaísmo crê que a Torá é a revelação eterna dada por aos judeus.
A Bíblia do judaísmo
Os primeiros cinco livros são: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. ...
Os livros dos Profetas contêm mensagens dos profetas, pessoas do antigo Israel que falavam à nação em nome de Deus.
Pentateuco é uma expressão grega que significa "cinco rolos" ou livros. Compreende, na Bíblia sagrada, os cinco primeiros livros do Antigo Testamento: Génesis (origens), Êxodo (do Egito), Levítico (dos levitas, sacerdotes), Números (recenseamentos dos hebreus) e Deuteronómio ("segunda lei").
lugar de oração do povo judeu - Muro das Lamentações.
O livro de orações judaico é conhecido pelo nome de Sidur, que deriva de ordem (seder), pois tem uma ordem nas orações. ... As orações nos três grupos citados acima são executadas três vezes ao dia: de manhã (shacharit), de tarde (minchá) e de noite (maariv).
Todos os dias, ao despertar, muitos judeus agradecem a Deus por terem nascido homens: “Bendito sejas Tu, Eterno nosso Deus, Rei do Universo, que não me fizeste mulher” (Bênçãos Matinais). ... É por isso que esse trecho da bênção, escrita no auge do domínio grego, parece ser tão machista.
GRANDES LIVROS SAGRADOS – A TORÁ, O ALCORÃO E A BÍBLIA
A literatura religiosa, além de ser uma das mais antigas da história da humanidade, é até hoje um instrumento poderoso e influente em todo o mundo.