Em animais do sexo masculino, o escroto ou saco/bolsa testicular, popularmente chamado colhão, culhão, cunhão, saco e bolas, é uma bolsa externa de pele e músculo que contém os testículos. É uma extensão do abdómen e está localizado entre o pénis e o ânus.
O Escroto é uma bolsa músculo cutânea onde estão contidos os testículos, epidídimo e a 1ª porção do ducto deferente. É encontrada posterior ao pênis e abaixo da sínfise púbica. Esta subdividida em dois compartimentos, por um septo mediano, o septo do escroto, onde em cada compartimento possui um testículo.
Os testículos são, basicamente, constituídos por células responsáveis pela produção do hormônio masculino (testosterona) e pelo conjunto de células que produzem os espermatozoides, ocupando esse, a maior parte do volume testicular.
Logo no interior do escroto existem três camadas mais distintas que protegem o tecido testicular. A camada mais interna é conhecida como túnica albugínea, e é uma cápsula fibrosa rígida.
CURIOSIDADE: Você sabe por que o testículo deve ficar fora do corpo, no saco escrotal? Isso se deve ao fato de que os espermatozoides devem ser produzidos em uma temperatura inferior àquela apresentada pelo organismo.
26 curiosidades que você vai gostar
Eles também produzem vários hormônios, sendo o principal deles a testosterona. O escroto está pendurado fora do corpo porque precisa manter uma temperatura ligeiramente mais baixa que o resto do corpo. Esta temperatura mais baixa ajuda a manter a produção de espermatozoides.
Um testículo pode se tornar maior que o outro por muitas outras razões além do câncer. Por exemplo, líquido pode se acumular ao redor do testículo para formar uma hidrocele ou as veias do testículo podem se dilatar e provocar um aumento e granulação ao redor do testículo, uma condição que é denominada varicocele.
O testículo é envolto por uma cápsula de natureza conjuntiva, branco-nacarada que se chama túnica albugínea. Esta envia para o interior do testículo delgados septos conhecidos como séptulos dos testículos, os quais se subdividem em lóbulos.
Os testículos estão envolvidos pelas túnicas vaginal, albugínea e vascular (ou vasculosa). A túnica vaginal é uma camada dupla de mesotélio derivado do peritônio, sendo que o folheto parietal está aderido ao escroto e o folheto visceral, à túnica albugínea.
A temperatura testicular deve sempre se manter estável, cerca de 2-2.5 graus Celsius abaixo da nossa temperatura corpórea (36,8C), ocorrendo mínimas variações. Existem diversos mecanismos no nosso corpo que regulam a temperatura testicular, porém a mais importante é a presença das veias testiculares sadias.
O desejo do homem está mais ligado à quantidade das relações do que à qualidade de sua vida sexual. Quanto mais você tiver relações, mais tesão irá sentir. É algo hormonal. O homem tem motivação sexual na leitura erótica, nos filmes pornográficos e na masturbação.
O tamanho testicular normal de um homem adulto varia de 15cm3 até 25cm3, embora alguns homens tenham volumes testiculares ainda maiores do que isso. Uma variabilidade normalmente aceita é de até 20% de diferença entre os testículos.
Os testículos, também chamados de gônadas masculinas são parte do sistema reprodutivo do homem. Estão localizados no sacro escrotal, atrás do pênis e fora da cavidade abdominal. Os testículos têm 2 funções principais: Produzir os hormônios masculinos (andrógenos), como a testosterona.
O sêmen contém esperma, mais as secreções das glândulas sexuais acessórias. O testículo é um órgão par (direito e esquerdo), situado numa bolsa músculocutânea, denominada escroto, a qual está localizada na região anterior do períneo, logo por trás do pênis.
2 - Túnica Vaginal — apresenta-se constituída de dois folhetos, visceral e parietal. O folheto visceral encontra-se envolvendo a albugínea testicular e a cápsula epididimária, delimitando internamente a cavidade vaginal, sendo formado pelo mesotélio e fina faixa de tecido conjuntivo.
Na região dorsal, essa túnica apresenta-se mais espessada e forma o mediastino, de onde partem septos fibrosos que dividem o testículo em vários compartimentos chamados de lóbulos do testículo. No interior dos lóbulos do testículo estão os túbulos seminíferos, que são responsáveis pela produção de espermatozoide.
O testículo é envolvido por uma cápsula de tecido conjuntivo denso modelado, denominada albugínea – ressaltada em azul. Detalhe de túbulos seminíferos. Há vários túbulos seminíferos na imagem. As paredes dos túbulos são constituídas por várias camadas de células cujo conjunto é denominado epitélio seminífero.
Os túbulos seminíferos são responsáveis por produzirem os espermatozóides, enquanto que as células de Leydig por secretarem andrógeno testicular (testosterona).
Dentre as células que compõem a gônada masculina, destacam-se as células germinativas, que originarão os espermatozóides; as células de Sertoli e as células de Leydig. O objetivo desta revisão é descrever as características estruturais dos testículos, dos tipos celulares que o compõe e as suas respectivas funções.
É normal um ficar um pouco mais baixo do que o outro. Isso tem a ver com a posição anatômica das veias que retiram o sangue dos testículos, e não com a caxumba. É normal uma pequena diferença no tamanho dos testículos.
As dimensões dos testículos podem variar de homem para homem, mas isso não significa que homens com testículos menores têm fertilidade mais baixa que homens com testículos maiores. Aliás, não há nenhum método válido para aumentar os testículos.
A retração do pênis e saco escrotal é absolutamente normal quando há a exposição ao frio. Os testículos precisam estar numa temperatura ideal e ao serem expostos ao frio, retraem para próximo ao Abdome a fim de aumentar a temperatura. Pode ser que você tenha excesso de pele e gordura na região do púbis.
Temperaturas corporais e ambientais elevadas podem induzir à degeneração testicular, com consequente redução da porcentagem de espermatozoides férteis (Gabaldi e Wolf, 2002; Hafez e Hafez, 2004), bem como à alteração da esteroidogênese (Gabaldi e Wolf, 2002).
É natural, sim. A bolsa que abriga os testículos, chamada de escroto, costuma ser um a dois graus mais fria do que o restante do corpo, pois age como geladeira para conservar a qualidade dos espermatozoides.
A localização dos testículos no saco escrotal é importante, pois garante que essas estruturas fiquem em um local com temperatura inferior àquela encontrada no restante do corpo. Normalmente, a temperatura no saco escrotal é cerca de 2 ºC abaixo da temperatura corporal.
Como tomar clomifeno para homem?
Como identificar a data de vencimento no código de barras?
Como saber qual elemento tem a maior eletronegatividade?
Qual é a flor do seu nascimento coreano?
Como saber qual é a direção do vento?
Como funciona o termo aditivo?
Como funciona uma adega climatizada?
Quais são as etapas envolvidas na transdução auditiva?
Qual o primeiro passo para conseguir o PcD?
Quais são os processos de imantação?
Quantos dias trabalhados para receber o adiantamento salarial?
Como devo me comportar no púlpito?
O que é e como funciona a ventilação Exaustora?
Como engajar um líder para que ele influencia seus liderados?
Quanto o Shopee cobra por venda?
O que é ser uma pessoa abnegada?
Como o professor pode promover uma boa atividade em sala de aula?