O trabalho de sonho ou elaboração onírica é a passagem do latente ao manifesto. Basicamente podemos dizer que o conteúdo latente é inconsciente e o conteúdo manifesto é consciente. Além disso, o conteúdo latente é algo semelhante a um impulso, enquanto o conteúdo manifesto é uma imagem visual.
Através da análise detalhada de dezenas de sonhos, ligando-os a conhecimentos da vida do sonhador. Freud foi capaz de mostrar que a elaboração onírica é um processo de seleção, distorção, transformação, inversão, deslocamento e outras modificações em um desejo original.
O trabalho do sonho não pensa, não é uma força criadora, mas apenas transformadora do conteúdo latente que são os pensamentos do sonho. A elaboração onírica é o nome de toda a soma de processos transformadores que convertem os pensamentos oníricos latentes em sonho manifesto.
Para chegar a interpretação dos sonhos faz-se necessário um trajeto progressivo da elaboração onírica e observar os quatro mecanismos fundamentais do trabalho do sonho: Condensação, deslocamento, figuração e elaboração secundária, esta última como sendo um segundo momento da elaboração onírica.
É um equívoco pensar que a interpretação dos sonhos é apenas um interesse do misticismo ou da religiosidade: a Psicanálise propõe-se à análise onírica, significando suas funções e enfatizando as contribuições desta ao próprio processo terapêutico do sonhador. ...
26 curiosidades que você vai gostar
adjetivo Que faz referência aos sonhos: condição onírica. Relacionado com a essência dos sonhos: devaneio onírico. Próprio dos pensamentos e ideias que aparecem durante o período do sono. Etimologia (origem da palavra onírico).
O pensamento onírico é uma expressão utilizada nos manifestos e estudos de Freud sobre os sonhos. Freud diz que um pensamento onírico é similar ao pensamento de vigília (quando estamos acordados), porém com a diferença de estarem sobre o comando do nosso inconsciente.
Foram os estudos de Freud que mostraram que os sonhos, na verdade, representam desejos reprimidos, muitas vezes não realizados devido às imposições sociais. Isso porque, quando nós dormimos, a nossa mente relaxa e “abaixa a guarda”; dessa maneira, o inconsciente consegue agir mais livremente sobre o nosso consciente.
Freud aponta a elaboração onírica como um processo que pode acontecer de quatro formas: condensação, deslocamento, figuração e elaboração secundária.
Como é feita a gravura em metal?
Quais são as três enzimas que compõem o complexo da piruvato desidrogenase?
Como separar em sílabas a palavra Deus?
Quais os sintomas quando se tira a tireoide?
Quais são os três períodos da Pré-história?
Faz parte do SUS a vigilância Sanitária e A Vigilância Epidemiológica?
Quantos sócios pode ter em uma sociedade anônima?
Como ocorreu o processo da transformação da Terra primitiva?
O que aconteceu na China por volta de 206 antes de Cristo?
Como reexibir linhas no Excel?
Como arquivar várias fotos de uma vez no Instagram?
Como imprimir por Wi-fi na Epson l3150?
Como saber quantos litros tem uma piscina?
Como Criar filtro com botão no Excel?
Quais os graus de escolaridade?
Como faço para ver o clima de dias anteriores?
Como achar um processo pelo nome?