O trabalho de sonho ou elaboração onírica é a passagem do latente ao manifesto. Basicamente podemos dizer que o conteúdo latente é inconsciente e o conteúdo manifesto é consciente. Além disso, o conteúdo latente é algo semelhante a um impulso, enquanto o conteúdo manifesto é uma imagem visual.
Através da análise detalhada de dezenas de sonhos, ligando-os a conhecimentos da vida do sonhador. Freud foi capaz de mostrar que a elaboração onírica é um processo de seleção, distorção, transformação, inversão, deslocamento e outras modificações em um desejo original.
O trabalho do sonho não pensa, não é uma força criadora, mas apenas transformadora do conteúdo latente que são os pensamentos do sonho. A elaboração onírica é o nome de toda a soma de processos transformadores que convertem os pensamentos oníricos latentes em sonho manifesto.
Para chegar a interpretação dos sonhos faz-se necessário um trajeto progressivo da elaboração onírica e observar os quatro mecanismos fundamentais do trabalho do sonho: Condensação, deslocamento, figuração e elaboração secundária, esta última como sendo um segundo momento da elaboração onírica.
É um equívoco pensar que a interpretação dos sonhos é apenas um interesse do misticismo ou da religiosidade: a Psicanálise propõe-se à análise onírica, significando suas funções e enfatizando as contribuições desta ao próprio processo terapêutico do sonhador. ...
26 curiosidades que você vai gostar
adjetivo Que faz referência aos sonhos: condição onírica. Relacionado com a essência dos sonhos: devaneio onírico. Próprio dos pensamentos e ideias que aparecem durante o período do sono. Etimologia (origem da palavra onírico).
O pensamento onírico é uma expressão utilizada nos manifestos e estudos de Freud sobre os sonhos. Freud diz que um pensamento onírico é similar ao pensamento de vigília (quando estamos acordados), porém com a diferença de estarem sobre o comando do nosso inconsciente.
Foram os estudos de Freud que mostraram que os sonhos, na verdade, representam desejos reprimidos, muitas vezes não realizados devido às imposições sociais. Isso porque, quando nós dormimos, a nossa mente relaxa e “abaixa a guarda”; dessa maneira, o inconsciente consegue agir mais livremente sobre o nosso consciente.
Freud aponta a elaboração onírica como um processo que pode acontecer de quatro formas: condensação, deslocamento, figuração e elaboração secundária.
O que avalia a escala de RASS?
Qual a diferença entre amante e concubina?
Qual a importância estudar a TGA Teoria Geral da Administração 0 5?
Qual a diferença entre desinfecção e sanitização?
Como saber qual molécula tem maior ponto de fusão?
Como clarear água de nascente?
Porque Ulrich tenta matar Helge?
Quais os serviços que o Sesc oferece?
Quais as cinco maiores nações do mundo?
O que significa sonegação de impostos?
Como calcular a área de um terreno?
O que significa o lenço palestino?
Como configurar USB para ReadyBoost?