Tal estudo possibilita ao discente uma visão da administração e do trabalho do gestor, envolvendo-o com temas de relacionamento humano nas organizações, estruturas organizacionais, comportamentos, visão sistêmica, contingencial, dentre outros.
A TGS começou a ser aplicada na administração em função da necessidade de uma síntese e uma maior integração das teorias anteriores. A TGS permite re-conceituar os fenômenos em uma abordagem global, permitindo a inter-relação e integração de assuntos que são, na maioria das vezes, de natureza completamente diferentes.
O aumento da qualidade de vida das pessoas é fruto, em boa parte, dos avanços na ciência da Administração, que permitiram avanços como aumento da produtividade e otimização da produção com recursos cada vez mais escassos, inovações tecnológicas e reflexos em muitas outras áreas do conhecimento que permitiu o ...
Também conhecida como TGA, a Teoria Geral da Administração é o conjunto de conhecimentos a respeito das organizações e do processo de administrá-las, sendo composta por princípios, proposições e técnicas em permanente elaboração.
A disciplina TGA surgiu no Brasil na década de 1950. Apesar de, no que diz respeito aos conceitos administrativos, sempre nos pautarmos pelo desenvolvimento norte-americano, neste caso vale lembrar que TGA é uma disciplina tipicamente brasileira.
27 curiosidades que você vai gostar
OBJETIVO GERAL: O aluno conhecerá a administração e sua evolução histórica, seus principais colaboradores e estudiosos, tudo isso relacionado com a aplicabilidade prática, criando uma ligação entre as situações de ontem e de hoje.
Essas teorias administrativas influenciam as práticas, servindo como um guia para as decisões, influenciam a forma como enxergamos as pessoas, as organizações e o meio em que elas estão inseridas e servem como um ponto de compreensão/previsão de práticas observadas nas organizações.
Administração tem a tarefa de interpretar os objetivos propostos pela organização e transformá-los em ação empresarial através do planejamento, organização, direção e controle de todos os níveis da empresa, a fim de atingir os objetivos.
Enfim, a Teoria dos Sistemas possibilita importantes reflexões sobre a performance de uma organização, possibilitando a análise de todo o processo para que as perdas e desperdícios sejam minimizados e a produtividade e lucratividade sejam melhoradas.
A TGS se baseia em três princípios básicos: a) Expansionismo; b) Pensamento sintético; c) Teleologia. Todo fenômeno é parte de um fenômeno maior. Desempenho de um sistema depende de como ele se relaciona com o todo.
A Igreja Católica juntamente com a as organizações militares estabeleceram o princípio de direção enquanto função administrativa. A terceira grande influência na moderna administração deu-se através das organizações militares.
A Teoria Contingencial inicia pesquisas com objetivo de identificar fatores que poderiam influenciar a estrutura das organizações. É uma teoria mais operacionalizável do que a abordagem sistêmica, e foi um grande avanço para as teorias organizacionais a partir das décadas de 50 e 60.
Segundo a teoria de sistemas, ao invés de se reduzir uma entidade (um animal, p ex.) para o estudo individual das propriedades de suas partes ou elementos (órgãos ou células), se deve focalizar no arranjo do todo, ou seja, nas relações entre as partes que se interconectam e interagem organica e estatisticamente.
Conceitos importantes da teoria geral dos sistemas
Sistema: organismo composto por partes independentes e interligadas. Fronteiras: limites que definem um sistema e os separa de outros. Entropia: grandeza que mede o nível de irreversibilidade das alterações sofridas por um sistema físico.
A capacidade de um bom administrador vai além de planejar, dirigir, organizar e controlar. Ele deve saber utilizar todos esses sentidos juntos e ainda sim, conseguir manter o equilíbrio necessário para ser resiliente ou inrredutível em suas decisões em momentos que podem ser cruciais para empresa.
Administração é o ato de trabalhar com e através de pessoas para realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros.
A Administração é definida como a arte ou ciência de alocar os recursos da melhor maneira possível, maximizando da melhor forma possível o que está disponível, evitando o desperdício e obtendo os melhores resultados para a organização. ... Organização; Direção; Controle.
A teoria da administração científica, que tem influenciado a organização e gestão do trabalho industrial, também tem influenciado os serviços de saúde e a enfermagem.
A abordagem contingencial salienta que não se alcança a eficácia organizacional seguindo um único e exclusivo modelo de organizacão. Não existe uma forma única, ou seja, a melhor forma para organizar, no sentido de se alcançar os objetivos diversos da organização, dentro de um ambiente, também varia.
Dessa forma, as técnicas, a administração e a disciplina constituíram-se em instrumentos de trabalho da Enfermagem, tendo sua origem na segunda metade do século XIX, na Inglaterra.
As principais teorias da administraçãoAdministração Científica. Nessa teoria o foco é a produtividade. ... Administração Burocrática. ... Administração Clássica. ... Administração das Relações Humanas. ... Administração Estruturalista. ... Administração Neoclássica. ... Administração Comportamental (ou Behaviorista) ... Administração Contingencial.
A Teoria geral de sistemas tem por objetivo uma análise da natureza dos sistemas e da interrelação entre eles em diferentes espaços, assim como a interrelação de suas partes. Ela ainda análisa as leis fundamentais dos sistemas. Um sistema , ou seja, uma união de várias partes, é formado de componentes ou elementos.
Qualquer conjunto de partes unidas entre si pode ser considerado um sistema, desde que as relações entre as partes e o comportamento do todo sejam o foco de atenção. Sistema é um conjunto de partes coordenadas e não relacionadas, formando um todo complexo ou unitário.
Segundo Chiavenato (1993), a TGS fundamenta-se em três premissas básicas que relatam que os sistemas existem dentro dos sistemas, os sistemas são abertos e as funções de um sistema dependem de sua estrutura.
A abordagem contingencial conclui que os fatores ambiente e tecnologia são fundamentais para o equilíbrio e ponderação dentro das organizações, podendo tais aspectos atuarem como oportunidade ou restrições que influenciam a estrutura e os processos internos da organização e que tais fatores devem ser constantemente ...
Quais fatores diminuem a necessidade de capital de giro na empresa?
Quantos dias devo tomar salbutamol?
Qual produto amolece silicone?
Qual a especialidade médica mais fácil?
Qual o tamanho de prótese de silicone mais usada?
O que é recuo de primeira linha?
O que é mandado de injunção ambiental?
Quais são os tipos de centro de distribuição?
Quanto ganho de cashback no Shell Box?
Como conservar amostra de biópsia?
Quais as etapas de classificação de materiais?
Quanto tempo demora para cair depósito em envelope caixa?
O que é infringir os direitos humanos?
Quais paisagens naturais podemos encontrar no Nordeste *?
Qual o melhor horário para tomar o magnésio Dimalato?
Qual o melhor lugar dos Estados Unidos para fazer intercâmbio?