Esta síntese — a subjetividade — é o mundo de idéias, significados e emoções construído internamente pelo sujeito a partir de suas relações sociais, de suas vivências e de sua constituição biológica; é, também, fonte de suas manifestações afetivas e comportamentais.
Por subjetividade entende-se o processo pelo qual algo se torna constitutivo e pertencente ao indivíduo de modo singular. É o processo básico que possibilita a construção do psiquismo.
A subjetividade na psicologia foi conceituada a partir das inquietações do sujeito, de modo que pensadores foram levados a sintetizar a questão na contraposição entre características internas e externas.
A psicologia é a ciência que estuda os processos mentais (sentimentos, pensamentos, razão) e o comportamento humano. Deriva-se das palavras gregas: psiquê que significa “alma” e logia que significa “estudo de”.
O método para se estudar a subjetividade deve ser, portanto, o que leva a procurar no indivíduo as marcas da sociedade. Ou seja, dizer que o indivíduo é mediado socialmente, não significa que ele seja afetado externamente pela sociedade, mas sim que se constitui por ela, isto é, pela sua introjeção.
34 curiosidades que você vai gostar
Quando falamos que uma pessoa está sendo subjetiva, estamos dizendo que ela está manifestando a sua opinião sobre determinado assunto. Dessa forma, ela não está se atendo aos fatos, optando por não adotar uma postura imparcial e objetiva.
De acordo com o autor, a subjetividade é o próprio ser, é o que se é em uma sociedade, uma totalização que se estende ao conjunto social. O indivíduo nada mais é do que a representação de sua época e reflete todo contexto em que se encontra inserido.
Seu objeto de estudo era a estrutura consciente da mente e do comportamento, sobretudo as sensações.
Entende-se subjetividade como um processo no qual o sujeito se apresenta como resultado da convergência de vetores de produção que ganha forma ao se conectar a múltiplos elementos como as relações familiares, a mídia, a cultura, a arte, a violência social, entre outros.
Assim, podemos entender que a construção da subjetividade acontece, também, através da relação de trabalho, onde fatores como cultura organizacional, hábitos, costumes, modelo de gestão, estilo de liderança, tecnologia, maturidade, podem interferir na formação dos profissionais quanto indivíduos.
A subjetividade, segundo eles, é formada na relação do sujeito com o outro, processo mediado pela linguagem e pelo contexto histórico-cultural. O psiquismo dos indivíduos se desenvolve pela apreensão de signos e significados, que, por usa vez, são construídos socialmente nas relações entre os homens.
Subjetivo é tudo aquilo que é próprio do sujeito ou a ele relativo. É o que pertence ao domínio de sua consciência. É algo que está baseado na sua interpretação individual, mas pode não ser válido para todos. Entre os sinônimos de subjetivo estão: intrínseco, tendencioso, individual, peculiar, pertinente.
Significado de Subjetivo
Relativo ao sujeito; próprio de cada pessoa; particular, individual, característico, próprio: opinião subjetiva. Que se refere ao indivíduo ou dele faz parte: experiência subjetiva. [Filosofia] Particular ou relevante acerca de um indivíduo; pessoal.
Ao tratar a identidade individual, estaríamos falando de subjetividade, que diz respeito a um perfil individual ou um modo de ser, aos sentimentos e emoções de um indivíduo e seus traços característicos e morais, sem esquecer que não há subjetividade sem um aparato cultural que lhe sirva de guia.
Para Vygotsky (2003) cada sujeito age de acordo com o que aprendeu em suas primeiras interações sociais, que começa no âmbito familiar em sua infância. Para este autor a subjetividade se dá a partir das interações sociais e está intima- mente relacionada às condições concretas de vida.
O objeto de estudo consiste nessa especificação do tema de pesquisa. Ou no ponto de vista pelo qual se analisará o tema da pesquisa. Em outras palavras, o objeto de estudo é o afunilamento do tema. Por essa razão, pode-se afirmar que o objeto de estudo é uma especificação que deriva de temáticas mais amplas.
Há elementos que dobram as posições de decisão. Assim, há pessoas cuja posição subjetiva é sempre a de dar um jeito para que a decisão seja tomada por outro, ou de pedir a outro a autorização para decidir. O ato segue uma lógica temporal que absolutamente não é o modelo "científico" do desenvolvimento da decisão.
A análise do desenvolvimento da subjetividade requer adentrar no movimento contínuo de produção de sentidos subjetivos para identificar os impactos, as rupturas e as construções que estes são capazes de desencadear no sujeito.
A expressão de uma subjetividade se dá à medida que cria, à medida que emerge a sensibilidade de artista. Podemos inferir que, pela criação, ela se apresenta e ao contexto em que está inserida, num permanente diálogo com o seu tempo.
Significado de Subjetivação
substantivo feminino Ação ou efeito de subjetivar; ato de se tornar subjetivo. Etimologia (origem da palavra subjetivação). Subjetivar + ção.
adjetivo Que se expressa com clareza; sem rodeios; direto. Que age com rapidez; que não perde tempo com distrações.
Objetiva – a realidade é tratada como ela é. Subjetiva – a realidade é representada de acordo com os sentimentos e a emoção.
A objetividade é uma qualidade atribuída a algo ou a alguém que é direto em suas ações, sem perder tempo com especulações ou subterfúgios. Normalmente, a objetividade está relacionada ao fato de ser prático ou agir rapidamente, ser objetivo. Exemplo: “Marcos tratou com objetividade aquele assunto da semana passada”.
Substantivo abstrato é um tipo de substantivo que indica qualidade, sentimento, estado, ação e conceito. Essas palavras abstratas não existem por si só, uma vez que dependem de outro ser para se manifestarem, por exemplo: alegria, beleza e felicidade.
Entende-se por subjetivo aquele texto que expressa a visão pessoal do autor a respeito de algum assunto. Assim, o autor recorre, por exemplo, às metáforas, às metonímias ou a qualquer outro tipo de linguagem figurada para expor suas idéias.
Quanto tempo a seguradora tem para entrar em contato?
Para que serve o atalho Ctrl C no Word?
Qual o valor da causa na ação de alimentos gravídicos?
Pode usar chinelo no trabalho?
Como consultar o número do INPS?
O que falar para o namorado quando não tem assunto?
Como colocar tópicos no Libre Office?
Quais são os alimentos que fazem mal para os rins?
Como entrar com uma ação contra o síndico?
O que fazer em 8 dias em Paris?
Como desativar tela inicial One UI?
Quais são os blocos econômicos que existem?
O que é instalação e performance?
O que passar na pele depois do peeling?
Tem como recuperar um ligamento rompido?
Como saber se sou propenso a infarto?