A Estética, também chamada de Filosofia da Arte, é uma das áreas de conhecimento da filosofia. Tem sua origem na palavra grega aisthesis, que significa "apreensão pelos sentidos", "percepção". É uma forma de conhecer (apreender) o mundo através dos cinco sentidos (visão, audição, paladar, olfato e tato).
A estética estuda também a arte, estabelecendo uma critica a estrutura e construção do objeto, dentro do âmbito da estética prática ou particular. Pensando assim, podemos afirmar que a estética discuti o gosto, um conceito ligado ao julgamento dos objetos pela sensibilidade, conhecimento e reconhecimento.
No entanto, a definição do senso estético não se limita apenas ao que afeta o visual, mas também aos outros quatro sentidos: audição, tato, paladar e olfato – contanto que estes elementos estejam em sintonia com o que é convencionalmente considerado belo. Descubra também o significado de Arte e Artes Plásticas.
A compreensão busca atingir os sentidos dos atos humanos em seu projeto fundamental. Para Sartre, a compreensão do agir humano não pode ser separada das intenções que animam tais ações, desse modo, interpretar as condutas humanas é também resgatar a temporalidade e a historicidade da própria sociabilidade.
Para Platão, o Belo está pautado na noção de perfeição, de verdade. Para ele, a Beleza existe em si mesma, no mundo das ideias, separada do mundo sensível (que é o mundo concreto, no qual vivemos).
32 curiosidades que você vai gostar
br, “o adjetivo belo vem da palavra latina “bellus”. O termo é usado para descrever o que, por sua aparência, seu estilo ou sua forma, é agradável ao ouvido, visão ou espírito.
O belo segundo Sócrates
Na visão de Sócrates, “o belo é o útil”, ou seja, a beleza não está associada à aparência de um objeto, mas em quão proveitoso ele for, teria então um caráter prático, como o resultado de um produto ou situação prática.
Compreensão é a capacidade de entender o significado de algo, isto é, é a ação, possibilidade ou efeito de compreender. Por exemplo: “A atividade proposta está relacionada com a compreensão de texto.”
A compreensão humana identifica ao mesmo tempo a semelhança de si e a diferença de si, semelhança como espécie e diferença devido à singularidade e cultura de cada indivíduo (MORIN, 2015). Reconhecer o outro com qualidade é um princípio inerente à condição humana de convívio entre as pessoas.
O senso estético é a capacidade de julgar, raciocinar e decidir o que é belo e agradável aos sentidos humanos e ele está diretamente ligado com as áreas e produções artísticas.
Atualmente, o termo “Estética” é considerado pelo senso comum como algo meramente referente à beleza corporal e à forma. ... O ser humano, desde a antiguidade, se volta para as questões estéticas e de percepção sensorial, além de atribuir valor às produções humanas, o que inclui a arte.
Entre suas aptidões estão limpeza de pele, hidratação, massagens, drenagem linfática, aplicação de cosméticos, bronzeamento, depilação e harmonização facial. Já a parte de cosmética, como o próprio nome já sugere, trabalha na parte de produtos cosméticos que possam colaborar nos procedimentos de beleza e tratamentos.
A Estética kantiana é pensada não mais como uma dimensão objetiva do mundo e sim como uma dimensão mental, subjetiva. Isto quer dizer que a reflexão sobre a estética está voltada para as condições de receptibilidade a prazer do sujeito, também chamada de estado mental ou de conhecimento em geral.
Deste modo, arte é o ato de fazer a obra que será admirada, seja ela uma canção, uma escultura, uma poesia, uma dança, uma arquitetura. A estética será, portanto, a disciplina que irá estudar, analisar a relação existente entre a arte e o homem.
Estética é uma área da filosofia ligada ao entendimento das formas de arte, processo de produção artístico e a ideia do "pensamento estético". ... Ou seja, um dos fundamentos dessa área filosófica é entender o mundo por meio da percepção, por meios dos cinco sentidos do corpo: visão, audição, tato, paladar e olfato.
É preciso ensinar a compreensão humana, porque é um mal do qual todos sofrem em graus diferentes. Começa na família, onde filhos não são compreendidos pelos pais e os pais não entendem seus filhos. ... Porque em todo destino humano há uma incerteza desde o nascimento. A única certeza é a morte e não sabemos quando.
Compreender a educação também é um processo que permite desdobrar todos os meandros da sua complexidade, gerando conhecimentos e métodos para desempenhá-la com sucesso.
O ensino da condição humana para Morin valoriza a diversidade, não consistindo apenas nos traços psicológicos, culturais e sociais, mas também no aspecto biológico. Para tanto, "compreender o humano é compreender sua unidade na diversidade, sua diversidade na unidade" (Morin, 2011. A cabeça bem feita.
Para uma correta compreensão e interpretação do texto, siga os seguintes passos:1) Leia lentamente o texto todo. ... 2) Releia o texto quantas vezes forem necessárias. ... 3) Sublinhe as ideias mais importantes. ... 4) Separe fatos de opiniões. ... 5) Retorne ao texto sempre que necessário. ... 6) Reescreva o conteúdo lido.
O que é compreensão de texto? A compreensão está diretamente relacionada a uma análise mais objetiva do texto, a fim de entender a mensagem que está sendo transmitida de maneira. Em outras palavras, ela visa decodificar o que está escrito e assimilar as principais palavras e ideias por meio de informações concretas.
Para isso, é recomendável seguir esses passos:Identifique os conceitos apresentados em cada parágrafo.Identifique o objetivo do autor do texto.Sublinhe as principais ideias do texto e comece sua interpretação por elas.Tente reescrever o texto com suas palavras.
Para Sócrates o “ser” belo se impõe sobre a “aparência”. Para Hípias o belo nada mais é do que uma aparência que se impõe sobre todas as coisas. Mas Sócrates não está, de fato, procurando saber o que produz a aparência ou o ser (enquanto aparência) da beleza, mas sim o que é a própria beleza.
Conceito objetivo e subjetivo de beleza
O objetivista afirma que a beleza ou a feiúra das coisas se baseia nas qualidades do próprio objeto. E são elas que provocam emoções no espectador, para que todos sintamos o mesmo ou quase o mesmo. Essa postura foi dominante, desde a Antiguidade clássica até o Renascimento.
Só depois desse século é que surgiu o conceito de que o belo é algo subjetivo, relativo, de gosto individual e da maneira como cada um percebe o objeto. Cada pessoa carrega uma bagagem, uma cultura, uma crença que a faz ver as coisas de maneiras diferentes. Logo, a beleza é definida por suas vivências pessoais.
No campo estético, Kant desenvolveu uma complexa teoria, ligada à sua teoria do conhecimento, denominada estética transcendental.
Porque Jesus é chamado de o Filho do Homem?
Quais são os indicadores de desempenho educacional?
Quem é o maior diretor de todos os tempos?
Como se chama Quem tem medo de ratos?
Como se chama o local onde se pratica o judô?
Como usar blazer feminino no dia a dia?
Como saber se o óleo vegetal é puro?
O que é retificar virabrequim?
Qual antibiótico é bom para Gardnerella?
Como saber se o papagaio é original?
Como fazer xarope de beterraba para anemia?
Como tomar bicarbonato de sódio para rins?
Como saber se os testículos do cachorro desceu?
Quanto tempo em média uma pessoa leva para se acostumar com óculos de grau?