Ouça em voz altaPausarMudez ou afonia é uma deficiência que indica incapacidade total ou parcial de produzir fala.
Ouça em voz altaPausarNa medicina, o termo “surdo” é utilizado quando a pessoa com surdez é diagnosticada com surdez profunda, quando é leve ou moderada ainda persiste o termo Deficiente Auditivo. Já na Comunidade Surda, o surdo é aquele que é usuário de Libras e pertence a tal.
Ouça em voz altaPausardeficiente mental (quando se referir a uma pessoa com transtorno mental) TERMOS CORRETOS: pessoa com transtorno mental, paciente psiquiátrico.
Ouça em voz altaPausarMudo: Se refere à pessoa que não fala ou perdeu a capacidade de falar, que não emite sons. Mudinho: Diminutivo da palavra “mudo”, mas soa pejorativa, não acha? Surdo: Se refere à pessoa que não ouve ou ouve pouco. Surdo-Mudo: São duas deficiências distintas.
Ouça em voz altaPausarPessoa Muda é aquela que não faz uso do seu aparelho fonador (conjunto de órgãos e estruturas que produzem os sons de nossa fala) para fala ou qualquer outra manifestação vocal. O ponto é que a “Mudez" não está relacionada com a "surdez". São minoria os surdos que também são Mudos.
Ouça em voz altaPausarHoje, recomenda-se o uso da expressão "pessoa com deficiência". Ela é adotada pela Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (ONU, 2006), principal referência internacional sobre esse assunto.
Ouça em voz altaPausarO correto é dizer: pessoa cega ou pessoa com deficiência visual; pessoa surda ou pessoa com deficiência auditiva, pessoa com deficiência mental; pessoa com deficiência física; pessoa com hanseníase.
Ouça em voz altaPausarPrefira o correto, chamando e se referindo a pessoa pelo nome dela. Se é necessário mencionar a deficiência, faça com respeito. “Leandro é cego”, “Marcos é surdo, ou deficiente auditivo”. A pessoa com deficiência é uma pessoa completa, lembre-se disso.
Como chamar as pessoas que têm deficiência? Revista da Sociedade Brasileira de Ostomizados, ano I, n. 1, 1° sem. 2003, p.8-11. [Texto atualizado em 2009] enviado para o Portal Geledés por Sacha Band
Foi um avanço a sociedade reconhecer que a pessoa com deficiência poderia ter capacidade, mesmo que reduzida. Mas, ao mesmo tempo, considerava-se que a deficiência, qualquer que fosse o tipo, eliminava ou reduzia a capacidade da pessoa em todos os aspectos: físico, psicológico, social, profissional etc.
A expressão é mais adequada, pois não disfarça a existência de uma diferença. É também o termo utilizado pela ONU. NÃO USE: Não se refira a uma pessoa com deficiência como deficiente, portador de deficiência ou pessoa com necessidades especiais. Jamais use termos pejorativos, como defeituoso ou inválido.
Ninguém é simplesmente um amontoado de traços, características ou limitações. Por isso, lembre-se sempre de aprender e memorizar o nome de todos com quem você vier a ter contato, não importando se ela é deficiente ou não. Outro ponto importante e delicado é a questão de como se referir à deficiência.
Como saber se os filhotes estão bem alimentados?
Como tirar uma cutícula Funda perfeita?
Como saber se estou com o ligamento do joelho rompido?
Como requerer a segunda via da identidade do falecido?
Como saber se é uma pedra de raio?
Como saber qual signo combina com o meu?
Como enviar carta com AR Digital?
Como tirar letras da tela da Netflix?
Como tirar o fundo de uma imagem PNG no Corel?
O que fazer com uma tomada em curto?
Quais empresas vão entrar na bolsa em 2021?
Como disfarçar rosto gordo em fotos?
Como sei que o umbigo vai cair?
Pode usar roupinha em cachorro?
Como saber o dia em que engravidei pela data prevista do parto?