Química. A chama azul é característica de uma combustão completa; e a chama amarela é característica de uma combustão incompleta.
"O gás de cozinha é um composto formado de moléculas que contêm apenas carbono e hidrogênio. Quando a combustão desse gás é completa, isto é, todo o carbono se transforma em gás carbônico, e todo o hidrogênio se transforma em água, a chama é azul e atinge temperaturas muito altas.
Para dar às chamas tons de azul, use cloreto de cobre ou cálcio. Para tons de turquesa, use sulfato de cobre. Para tons de vermelho, use cloreto de estrôncio. Para tons de cor-de-rosa, use cloreto de lítio.
Quanto à coloração da chama, essa indica a intensidade da mesma. A cor azul indica uma chama mais intensa, ou seja, mais quente. Já a cor amarela tendendo para o vermelho implica em uma chama mais fria.
As ondas “menores” são azuis, enquanto ondas “maiores” são vermelhas. A base da chama de uma vela, por exemplo, tem muito calor e forma ondas de luz com muita energia, mais curtas e mais azuladas. A parte alta tem menos calor, portanto forma ondas com menos energia, mais longas e mais avermelhadas.
30 curiosidades que você vai gostar
Isso explica a diferença entre as cores das chamas, pois a chama amarela, característica da combustão incompleta, é de menor energia. Já a chama azul é característica de uma combustão completa, com maior energia.
Por que isso acontece? Isso acontece quando a quantidade de oxigênio combinada com o combustível é insuficiente. Isso não é produzido corretamente e o monóxido de carbono aparece e a chama se torna amarelada ou laranja.
Caso houver predominância da cor amarela na chama, significa que há muito ar junto com o gás, e isso, ocasiona na queimadura das panelas. Nesses casos, tente ajustar a válvula do gás até a chama ficar completamente azul. Fique atento, também, à intensidade do fogo. Chamas muito altas também podem chamuscar as panelas.
Vermelho é a cor mais quente.
Amarelo (510 – 530 THz) Verde (530 – 600 THz)
Para fazer a chama ficar verde basta adicionar um pouco de borax ou ácido bórico. A presença de sódio no borax causa o aparecimento de flashes de chama de cor amarelada, estragando um pouco a pureza de uma chama totalmente verde.
sal de cozinha – para fogo amarelo; magnésio – para fogo branco; sulfato de cobre – para fogo verde; cloreto de estrôncio – para fogo vermelho.
No momento em que colocamos o sal no fogo, estamos fornecendo energia para seus elétrons. No entanto, o estado excitado é instável, portanto, os elétrons que “saltaram” de nível retornam à órbita de seu estado estacionário.
O fogo em diferentes tipos de materiais1 – Classe de Fogo A. Incêndios em materiais sólidos, como tecidos, papel, madeira e algodão. ... 2 – Classe de Fogo B. Materiais líquidos inflamáveis, como gasolina, querosene, óleo, graxas e tintas. ... 3 – Classe de Fogo C. ... 4 – Classe de Fogo D. ... 5 – Classe de Fogo K.
Como os átomos de cada elemento possuem órbitas com níveis de energia diferentes, a luz liberada em cada caso será em um comprimento de onda também diferente, o que corresponde a cada cor. Esse fenômeno foi empregado pelos chineses no século X para a criação dos fogos de artifício.
Quando, durante a combustão, são liberados átomos de cobre ou bário, como em incêndios de fiação elétrica, a cor da chama fica esverdeada. Nas queimadas é comum encontrar labaredas de cor violeta, resultado do potássio liberado pela madeira das árvores.
Os físicos sabem disso, mas os físicos representam uma parcela mínima da humanidade: a luz azul tem mais energia que a luz vermelha! Se você vir um fogo azul e um fogo vermelho (caso não haja íons ou metais alterando a cor da chama), saiba que o fogo azul está numa temperatura maior que o fogo vermelho.
O azul lidera as cores frias. Quanto mais azul tiver o roxo ou o verde, mais frios eles serão. Elas, por sua vez, provocam sensações de distanciamento, de amplidão, vazio, frescor e frio, enquanto que as cores quentes geram sensações de aproximação, de quentura e de acolhimento.
Verificar que a cor preta absorve mais calor que a cor branca, para uma mesma incidência de calor radiante. Verificar que sob a mesma condição, a cor preta emite calor mais rapidamente que a cor branca. Justificar porque os radiadores de calor, como a serpentina na parte de trás de uma geladeira são pintados de preto.
2. A chama está amarela, o que indica que o gás não é puro ou tem muito ar no botijão/encanamento, formando monóxido de carbono; 3.
Chamas do fogão:
Note que as pontas das chamas ficam avermelhadas e trepidantes, diferente do azul intenso de quando o botijão está cheio. Isso é sinal de que a combustão não é suficiente e há uma proporção muito maior de oxigênio que de gás na queima. Quando perceber isso, prepare a troca.
Existem chamas com temperaturas diferentes? Sim. A do álcool etanol está entre 200° e 300° Celsius enquanto a da parafina da vela chega a 600°.
O fogo grego, também conhecido como fogo à prova d água, é uma mistura viscosa inflamável, que flutua e queima até mesmo em contato com água, sendo muito difícil de apagar.
Quais são as 21 leis do universo?
Qual é a diferença entre precisão e exatidão?
O que é um trabalho qualitativo?
Quantas vezes Magnus Carlsen perdeu?
Quem criou as 5 Forças de Porter?
Quando começou a 4 Revolução Industrial?
Qual o piso salarial de um operador de máquina de corte?
Quem trabalha 24 horas tem direito a quantas horas de descanso?
Porque investir no litoral catarinense?
Quais as cores de anel de formatura?
Como energizar a pedra esmeralda?
Quem é mais forte Superman ou Super garota?
Como saber o número da sorte pelo nome?