A relação dos materiais utilizados para argamassa é dada em proporção de volume, sempre na ordem: Cimento – Cal – Areia. Por exemplo, o traço 1:2:8 indica que são necessárias 8 latas de areia e 2 latas de cal para cada lata de cimento.
Traço da Argamassa de Assentamento
No caso das argamassa de assentamento, o traço mais utilizado é o 1:2:8, que indica o uso de 8 latas de areia e 2 latas de cal para 1 lata de cimento.
Dicas para argamassa de assentamento para blocos:
É possível fazer uma boa argamassa para blocos mesmo sem cal, utilizando os seguintes traços: 1:8 (uma parte de cimento para oito partes de areia) ou 1:6 (uma parte de cimento para seis partes de areia).
De modo geral, as argamassas devem ser dosadas na proporção volumétrica de 1:3 a 1:4, sendo aglomerante (cimento+cal) e agregado respectivamente.
O traço nada mais é do que a indicação da quantidade dos materiais que constituem o concreto. Ele mostra a quantidade de areia e de brita que devem ser usadas na mistura para uma unidade de cimento.
27 curiosidades que você vai gostar
Denomina-se traço bruto m ou traço não desdobrado, à proporção de agregado total (miúdo+graúdo) em relação ao cimento. Por exemplo: quando m = 3, temos um traço 1:3, e isso significa que para cada kg de cimento temos 3 kg de agregado total.
Um bom traço de concreto para base de contrapiso , por exemplo, é de 1:4:4, sendo 1 saco de cimento (36L) para 4 latas de brita para 4 latas de areia lavada média.
“O mais comum é o traço 1:3, ou seja, uma parte de cimento e 3 partes de areia, se for utilizar cal, o traço mais usual é 1:2:8 sendo 1 parte de cimento, 2 partes de cal e 8 partes de areia”, orienta.
O que é o traço na construção civil? Na construção civil, o traço nada mais é do que a indicação da quantidade de materiais que constituem os tipos de argamassa produzidos a partir de cimento, como o concreto, alvenaria, reboco, o chapisco e o emboço.
O reboco é responsável por deixar a superfície plana e lisa para que os serviços de pintura sejam realizados no local. Segundo profissionais da área, recomenda-se um traço de 1:2:6 de cimento, cal, areia fina e água para a obtenção de um reboco de qualidade.
1:0,5:6 = Uma lata de cimento, meia lata de cal e seis de areia (esse traço é mais resistente e mais barato do que o primeiro, vai gerar mais economia para sua obra. Traços mais comuns para alvenaria estrutural: 1:1:6 - é o traço mais comum de argamassa para alvenaria estrutural para construções de pequeno porte.
Para Claudio Sbrighi, geólogo e consultor da Cooperativa de Serviços e Pesquisas Tecnológicas, um traço convencional de concreto é composto por cerca de 80% de agregados (areia e brita), 10% a 12% de cimento e o restante de água e vazios.
É comum o traço ser representado da seguinte forma, 1:2:3, ou seja, uma parte de cimento, duas de areia e três de brita.
Traço de concreto para pilares, vigas pré-moldados e lajes: 1 saco de cimento 50 kg; 4 latas de 18 litros de areia; 5 latas e ½ de 18 litros de brita; 1 lata e ¼ de 18 litros de água.
Traço é a unidade de massa de reboco usada para a construção. Normalmente, ele é composto pela proporção 1:2:6 (1 saco de cimento com 60ml de aditivo, 2 sacos de cal fina e 6 latas de 18l de areia) para paredes internas, e 1:2:4 para externas, mas alguns profissionais usam outras fórmulas para o trabalho.
Para fazer este volume de concreto na obra usando o traço 1:2:4 você precisará comprar:Cimento = volume total x rendimento do cimento.Areia média = volume total x rendimento da areia.Pedra brita 1 = volume total x rendimento da pedra.
É recomendável, para a confecção do concreto, o emprego do traço (em volume) 1:2:3 que, com utilização de latas de 18 L, é o seguinte: 1 saco de cimento; 4 latas de areia; 6 latas de pedra; 1 1/2 latas de água. O rendimento deste concreto é de 8 latas, 0,15 m ou 3 m de piso (5 cm de espessura) .
Para 1 m³ de concreto, se o traço é 4,8:0,6:0,6, Isso significa 4,8 sacos de cimento, 0,6 metros cúbicos de areia e 0,6 metros cúbicos de brita.
Os traços mais utilizados são o 1:2:3 ou 1:2:4, ou seja, uma porção de cimento, para duas porções de areia, para 3 (ou 4) porções de pedra britada. O ideal é realizar a mistura desses materiais na betoneira seguindo o seguinte processo: com ela ligada adicione primeiro metade das pedras e um terço de água.
Rendimento por saco de cimento: 8 latas ou 0,14 mertos cúbicos. ATENÇÃO: A lata de medida deve ser de 18 litros; As pedras devem ser brita 1 ou 2.
Quais são os principais problemas ambientais da região Nordeste?
Qual o jogo mais aguardado do mundo?
O que colocar na descrição de uma loja de roupa?
O que diz o princípio do desenvolvimento sustentável?
Qual a diferença do queijo Gouda para o Queijo reino?
Como funciona a mente de um dependente químico?
Qual das seguintes não é uma das habilidades de Hermann?
Qual a velocidade do chute do Branco?
Qual a diferença de caipirinha e Caipifruta?
Como limpar fogão muito sujo com bicarbonato?
Quais são os dois tipos morfológicos de cnidários?
Pode deixar herança para amante?
Em que momentos do procedimento operatório o Check-list para cirurgias seguras deve ser preenchido?
O que é a doutrina positivista de Auguste Comte que inspirou a frase Ordem e Progresso?