Brasuca ou Brazuca (pronúncia: /bɾa zukɐ/) é uma gíria para designar os brasileiros ou algo de origem no Brasil. O termo foi cunhado em Portugal, inicialmente com caráter depreciativo, em contraposição ao termo "portuga".
A forma brazuca é muito mais usada na vida real. ... O fato de que, brazuca ou brasuca, a palavra é um sinônimo tolo de brasileiro. O termo nasceu em Portugal com tom depreciativo (o sufixo “uca”, o mesmo de mixuruca, deixa isso claro), numa espécie de contraponto ao nosso “portuga”.
zu·ca ca 1
[Portugal: Douro, Minho] Diz-se de ou pessoa parva, amalucada.
Neste país, também se usa a redução "zuca", com o mesmo sentido. Com o passar do tempo, os brasileiros se apropriaram do termo, que passou a ser usado para se referirem a eles mesmos de maneira altiva, de forma semelhante à adoção dos portugueses ao termo "tuga" (redução de "portuga").
(1) Soca, tamanco.
33 curiosidades que você vai gostar
A lista dos atrativos de Portugal parece não ter fim para um número crescente de brasileiros. De milionários que chegam ao país como investidores aos que entram com visto de turista com a intenção de ficar e trabalhar, os “zucas”, como os portugueses chamam quem nasceu no Brasil, não param de chegar. Já são 151 mil.
Em Portugal é como no Brasil em relação à diversidade de sotaques. ... Sim é verdade o que disseram antes de gozarmos com o sotaque brasileiro mas nós também gozamos uns com os outros em Portugal por causa do sotaque, especialmente com o pessoal das ilhas.
Não é só o sotaque, são muitas as palavras que são diferentes para designar a mesma coisa, por isso é comum em Portugal eles dizerem que nós falamos “brasileiro” e não português. Só para se ter uma ideia: Açogue em Portugal? Chama-se talho.
Estão entre as mais antigas do continente americano, sendo os Estados Unidos o primeiro país a reconhecer a independência brasileira. Atualmente, os Estados Unidos são o segundo maior parceiro comercial do Brasil. ... Em outra pesquisa realizada no final de 2013, 61% dos estadunidenses viam favoravelmente o Brasil.
Como resultado, alguns latino-americanos não tomam sua nacionalidade como uma etnia, mas se identificam com sua nacionalidade e suas origens ancestrais. Um bom exemplo disso é o Brasil, pois grande parte de sua população não se considera "latina" mas, simplesmente, brasileira.
Quando se trata de cabelo, as Coreanas amam ousar e abusar dos cabelos estilo chanel. Basicamente são esses estilos que mais vemos com frequência, confesso que amo. As brasileiras adoram trabalhar com luzes nos cabelos, para dar uma impressão mais "bronzeada" se é que vocês me entendem.
Para a maior parte dos brasileiros, chamar Portugal de "terrinha" é um jeito afetuoso de se referir à pátria de uma boa parte dos nossos ancestrais. O desconhecimento da carga pejorativa de um lado, e da afetiva, por outro, cria inevitavelmente ruídos de comunicação.
De acordo com o último relatório do SEF – Serviço de Estrangeiros e Fronteias – em 2019, estima-se que cerca de 590.348 mil pessoas estrangeiras vivam em Portugal. Dentre elas, 151 mil são brasileiros residentes no país. ... Os brasileiros também tem grande destaque no pedido de cidadania portuguesa.
Um brasileiro não está constantamente a lembrar-se de que há uma ligação a outros países com a mesma língua, da mesma forma que os portugueses também não fazem essa associação sempre que falam da língua portuguesa. ... Para os portugueses a língua portuguesa é acima de tudo portuguesa.
No final, contas feitas, parece que estamos bem uns para os outros. Sabia que os portugueses “são mais reservados, falam muito menos e mais baixo, são muito educados e formais” em comparação com os espanhóis “extrovertidos, charlatões, que falam alto, expressivos, informais e beijoqueiros”?
Quando usar em quanto? Em quanto é uma sequência formada pela preposição em e pelo pronome quanto, que pode ser indefinido, relativo ou interrogativo. Esta sequência é usada para obter informação sobre a quantidade, o preço e a intensidade de algo.
Nosso português normalmente é mais apreciado pelos estrangeiros que o português de Portugal. Eles falam que nosso português é mais cantado e tem menos o som do "s" do português de Portugal. Tanto é que muitos preferem aprender o brasileiro que o português.
Duas categorias específicas de brasileiros - os dekasseguis (descendentes de japoneses que vivem no Japão) e os brasiguaios (brasileiros que moram no Paraguai) - têm recebido atenção especial do Itamaraty.
Quais são os tipos de projetos que existem?
Quais são os quatro setores principais?
O que poderia ser feito para melhorar as aulas remotas?
Quem é mais viscoso água ou mel?
Qual a região menos urbanizada?
Quem tem diabetes pode comer tamaras?
Qual a diferença entre conta comercial e conta pessoal no Instagram?
O que liga o perispírito ao corpo?
Quanto tempo uma pessoa pode ficar nos EUA?
Qual animal que começa com a letra?
Como colocar o som do home theater na TV?
Quem precisa fazer curso de atualização CNH?
Qual a temperatura ideal do óleo do motor?