De acordo com a tenente do Corpo de Bombeiros Ana Paula Bagge, as lareiras improvisadas podem trazer riscos de acidentes, como queimaduras ou incêndios. “Quando há compra de um produto certificado, há sempre informações do fabricante de como se deve utilizar.
Segundo os bombeiros que atenderam as ocorrências, a início das chamas foi muito similar: a lareira estava quente e os moradores foram reabastecê-las. Como a queima do álcool tem uma chama transparente, quando as pessoas adicionam o combustível, acaba acontecendo uma explosão, que inicia o fogo.
Qual combustível ideal? A lareira ecológica deve ser abastecida com álcool etílico ( 92° ) líquido , derivado de cana-de-açúcar ou derivado de cereais, encontrados no comércio varejista, mais conhecido como etanol, ou com Fluídos desenvolvidos especialmente para uso em lareiras ecológicas.
A fumaça liberada por fogões à lenha e lareiras pode ser muito nociva à saúde. “Ela é prejudicial, pois, na hora em que a madeira é queimada, é gerado material particulado, que causa inflamação das vias aéreas, além de substâncias tóxicas, que podem até provocar câncer com exposição prolongada”, explica o dr.
A resposta é sim. Como o risco de intoxicação ou incêndio. No caso de intoxicação, as lareiras a lenha apresentam este risco, pois com a queima da madeira gases tóxicos, como monóxido de carbono e cianeto, são liberados. Por isso, é extremamente importante não dormir com a lareira ligada.
40 curiosidades que você vai gostar
A lareira ecológica fica acesa enquanto tiver álcool no queimador, o que deve durar entre 2 a 4 horas.
Dicas para acender uma lareira a lenha em segurançaCertifique-se que a lareira e a chaminé estão limpas e desimpedidas. ... Remova todos os objetos junto da lareira que possam incendiar-se. ... Acenda vários focos de chama. ... Recorra ao auxílio de um fole. ... Mantenha a máxima atenção à lareira.
A profundidade livre da lareira deve ficar entre 45 e 60cm. Uma profundidade maior que 60cm dispersa calor, enquanto uma inferior a 45 cm provoca retorno de fumaça ao ambiente.
Lareira ecológica: São os modelos que usam álcool ou etanol. Dispensam o uso da lenha e, por isso, não necessitam de chaminé. É o modelo mais versátil por ter uma potência mediana de geração de calor, o que a torna ideal para espaços maiores.
Jogue bicarbonato de sódio sobre a madeira e as brasas.
Pode ser qualquer bicarbonato de sódio comprado em lojas ou farmácias. Tenha o suficiente para cobrir toda a brasa e a madeira. Isso contribuirá para que o fogo não recomece. Evite usar areia para apagar sua lareira, pois depois será difícil de limpá-la.
As lareiras são projetadas para funcionar utilizando álcool etílico 92,8° (INPM). Não utilize álcool de posto de combustível. Não reabasteça com o queimador aceso, aguarde no mínimo 20 minutos para resfriamento. Não deixe materiais inflamáveis próximos ao produto em funcionamento.
Esta variação deve-se à abertura deixada no queimador e também o fluxo de ar que tenha no local. Quanto maior o fluxo de ar e a abertura deixada no queimador, mais rápido o álcool é consumido, porque a chama é mais intensa.
6. Qual combustível ideal? A lareira a álcool deve ser abastecida com álcool 92,8°, que pode ser comprado em supermercados, drogarias e lojas de produtos de limpeza. Não há necessidade de nenhum tipo especial de álcool ou bioetanol.
Para garantir o melhor funcionamento da lareira ecológica, sem colocar em risco a segurança e bem-estar das pessoas que frequentam o ambiente, o ideal é utilizar sempre o álcool etílico 92,8% .
pedras vulcânicas:
Destinadas a decoração superior de sua lareira ecológica, são compostas por materiais refratários, ou seja, não há desgasta enquanto sua lareira estiver acesa.
A lareira ecológica funciona com a queima do álcool etílico ou etanol como combustível e, por não usar madeira, é mais amigável ao meio ambiente por emitir menos poluentes. A quantidade de gás carbônico produzida é muito baixa. Também não há produção de fumaça ou fuligem, portanto, não é necessária a chaminé.
Considerado o modelo mais seguro, por não utilizar fogo para gerar o calor, a lareira elétrica é fácil de ser instalada e conta com um controle remoto para ajudar na escolha da temperatura, o que facilita o comando do acessório.
O principal diferencial de uma lareira de alto rendimento certamente é o seu desempenho e capacidade de não causar desperdício de calor. Enquanto a lareira tradicional aproveita só de 8% a 15% o calor, a lareira embutida aproveita de 75% a 85% o calor produzido pela queima da lenha.
Embora a lareira metálica seja fortemente caracterizada por aquecer mais e melhor os ambientes em que se instala quando comparada a outros tipos desse mesmo dispositivo, também é comum que as lareiras tradicionais, a gás (que depende de um ponto de gás no local da instalação do dispositivo), à álcool e elétricas sejam ...
06 SUGESTÕESInstale um recuperador ou calefator de calor. ... Em uma lareira aberta tradicional a lenha, invista em um painel traseiro (fireback), chapa de ferro fundido colocada na parte de trás da caixa de fogo. ... Coloque um aquecedor tubular, que capta o ar frio abaixo da lareira e o aquece de volta ao ambiente.
Antes, o diferencial da lareira é que ela aquece o ambiente diretamente com fogo, e esse fogo tem que ser alimentado por alguma coisa, certo? E já faz um tempo que madeira e carvão não são mais as únicas opções para quem quer acender uma chama amiga e esquentar o cômodo.
Lenhas duras
Exemplos de lenhas que produzem pouca fumaça incluem amêndoa, macieiras, freixo, carvalho, faia, bétula, cerejeiras, cornizo, nogueira amarga, bordo, noz-pecã e nogueira. Lenhas que produzem um pouco mais de fumaça incluem a faia preta, elmo, tilia, hibisco, eucalipto, sicômoro e o álamo amarelo.
Risque um fósforo ou acenda um isqueiro e aproxime a chama de um jornal já colocado. Em seguida, coloque fogo nos galhos e ouros elementos menores. Eles devem estar espalhados por diversas partes próximas aos troncos maiores. Utilize um fole para soprar mais ar e provocar o aumento das chamas.
A eficiência da lareira ecológica depende do modelo. Algumas conseguem aquecer uma área de até 120 m², praticamente um apartamento ou casa bem grande. O tempo de queima pode chegar até 20 horas, o que é uma garantia de que você não vai passar aperto durante uma noite gelada.
Verifique a secagem da madeira.Pegue dois pedaços de madeira que aparentem estar secos. Bata os dois pedaços, e caso ouça um som mais ressonante do que surdo, a madeira provavelmente está seca.Caso haja rachaduras nas extremidades da madeira, ela está seca.Queime um pedaço no fogo ardente.
O que o exame de eletroencefalograma detecta?
Como testar as funções do Samsung?
Como terminou o Primeiro Reinado no Brasil?
Como funciona o plano Vivo Ilimitado Brasil?
Quanto tempo dura a bobina de um carro?
Como saber se o motor elétrico está ruim?
O que é plano de carreira para funcionário público?
Como testar a velocidade da rede?
Como ocorre o pareamento de bases nitrogenadas?
Como funciona o Convênio Cartão de Todos?
Como saber se queimou a cabeça de impressão?
Como se paga o prêmio do jogo do bicho?
Como se livrar de emoções negativas?
Como testar um capacitor de cerâmica?
O que é preciso saber antes de fazer um plano de saúde?
Como testar transistor FET com multímetro digital?