Pierre Lévy, filósofo da informação, explica a linguagem binária, sistema de codificação que pode ser processado pelas máquinas. Para fazê-lo, Lévy compara a linguagem binária à linguagem humana: alfabetos compostos por dois números, 0 e 1, que, combinados, formam uma infinidade de significações.
“Ela/dela”, “Ele/dele”, “Elu/delu”, “Ile/dile” são algumas dessas possibilidades. Com “ela” e “ele” você, provavelmente, está familiarizado desde que nasceu. Já “Elu/delu” e “Ile/dile” são pronomes considerados “neutros” e integram sistemas da chamada linguagem não binária – também conhecida como linguagem neutra.
O sistema binário é usado pelos computadores é e constituído de dois dígitos o 0 e o 1. A combinação desses dígitos leva o computador a criar várias informações: letras, palavras, textos, cálculos. A criação do sistema de numeração binária é atribuída ao matemático alemão Leibniz.
Os números binários formam um sistema matemático usado por computadores para criar informações. Esse sistema é composto por uma base de apenas dois algarismos: 0 e 1. Portanto, são formadas sequências e, a partir delas, são formadas letras, palavras, textos, cálculos.
O que é não binário. Segundo Camila, “o não binário é aquela pessoa que não se identifica com nenhum dos dois gêneros que tradicionalmente foram associados aos dois sexos: o de masculino para os homens e feminino para mulheres”.
38 curiosidades que você vai gostar
O ideal é sempre perguntar por quais nomes e pronomes a pessoa gostaria de ser chamada. No entanto, basicamente, você pode utilizar os pronomes “ele” e “dele” para indivíduos que se identificam como homens trans, e “elu” e “delu” para aqueles que se identificam como não binários.
Um dos sistemas mais utilizados é o ELU. Aqui, o "a" ou "e" no final dos pronomes é substituído por um "u". Exemplo: em vez de "ele" ou "ela", utiliza-se "elu"; "dele" ou "dela" fica "delu". Para palavras terminadas em "a" ou "o", utiliza-se o "e".
Elu (pronuncia-se êlu) é o pronome mais usado na linguagem não binária para substituir “ela” ou “ele”. Há, ainda, outras formas, como ilu (ilú) e el. Já os adjetivos ganham um “e” como vogal temática, proposta da comunidade LGBTQ+ justamente para evitar o binarismo de gênero gramatical.
Para falar com pessoas de gêneros não-binários , o guia recomenda o uso dos artigos x/ile/dile , ao invés de a/ela/dela ou o/ele/dele . “Respeite sempre o nome social das pessoas trans e nunca pergunte qual o seu nome verdadeiro ?.
Pronome neutro é aquele que tem uma terceira letra para além do “a” e do “o” como vogal temática. Ele é utilizado com o objetivo de não especificar gênero e sim se referir a todas as pessoas, principalmente às não-binárias, aquelas que não se identificam com a binariedade, resumida apenas ao masculino e ao feminino.
O termo não-binário refere-se às pessoas que não se percebem como pertencentes a um gênero exclusivamente. Isso significa que sua identidade de gênero e expressão de gênero não são limitadas ao masculino e feminino.
Pessoas bigênero podem sempre ter ambos os gêneros ao mesmo tempo, sem fluidez ou mudança na intensidade*, ter um gênero de cada vez*, ou sentir mudanças na intensidade de gênero (ter os dois gêneros, mas algumas vezes um deles está mais forte ou fraco)*, entre outras combinações.
Cisgênero: é a pessoa que se identifica com o sexo biológico designado no momento de seu nascimento. Transgênero: é quem se identifica com um gênero diferente daquele atribuído no nascimento. Não-binário: é alguém que não se identifica completamente com o “gênero de nascença” nem com outro gênero.
A identidade de género é a forma como a pessoa se identifica, como se sente, independentemente do corpo com que nasceu. Pode considerar-se, na essência, como homem, mulher, um pouco de ambos ou mesmo nenhum dos dois.
Que resulta do cruzamento de dois géneros . 3. Que ou quem se identifica como tendo uma identidade de género masculina e feminina.
Pangênero: Alguém que possui gêneros demais para contar, incluindo gêneros desconhecidos, e/ou uma experiência infinita de gênero. (Pessoas pangênero não possuem absolutamente todos os gêneros.) Bigênero: Alguém que possui dois gêneros. Pode ser um de cada vez, ambos ao mesmo tempo, ou outras combinações.
Pessoa que se considera dos dois sexos: feminino e masculino. Exemplo de uso da palavra Bigender: "Fulana biologicamente é mulher, mas se considera um menino também. Então ela é gender fluid ou bi gender."
Uma pessoa que se identifica com o gênero que lhe foi atribuído ao nascimento é uma pessoa cisgênero (mulher ou homem cis). Já uma pessoa que não se identifica com o gênero que lhe foi imposto ao nascimento pode ser uma mulher trans, um homem trans ou uma pessoa não binária.
Confira abaixo os mais de 30 tipos de gênero reconhecidos:Male-To-Female (Macho-para-fêmea)Trans Person (Pessoa trans)Gender Fluid (Gênero fluido)Non-Binary Transgender (transgênero não binário)Androgyne (andrógena)Femme.Bi-Gendered (Bi-gênero)Man (Homem)
Uma pessoa que nasceu com sexo masculino, mas se identifica como uma mulher, é uma "mulher transgênero", ou mulher trans. Cabe destacar que o termo "transsexual" é usado com cada vez menos frequência. A identidade de gênero não deve ser confundida com a orientação sexual.
O gênero neutro se encontra nos pronomes mostrativos isto, isso e aquilo, que são proximal, medial e distal, respectivamente, sendo invariáveis em número e, na maioria das vezes, considerados inanimados ou não humanos.
VI) Substituição dos pronomes possessivos “meu(s)” ou “minha(s)” pelos pronomes não-binários “mi(s)” ou “minhe(s)”. Exemplos de uso: -Minha namorada não tem nada contra isso. —-> Mi namorade não tem nada contra isso. / Minhe namorade não tem nada contra isso.
Por exemplo, quando alguém se identifica com o gênero feminino, podemos nos referir a esta como “ela” ou “dela”. Quando é masculino temos “ele ou “dele”. E quando uma pessoa não se identifica com os padrões de gênero, ou seja, é não-binária, podemos usar os pronomes “elu” ou “delu”.
- Dela - dele - delu. - Ela - ele - elu. Mas, também tem o caso de palavras que não podem ser mudadas com uma só letra, como “meu/minha” por exemplo, neste caso, você terá que usar o espanhol para formar uma frase, que ficará “mi”.
Como saber se a dívida está prescrita?
Como proteger os mamilos durante a corrida?
De quem é o jatinho mais caro do Brasil?
Como saber onde e quando receber meu auxílio-doença?
Quais são os múltiplos de 5 entre 123 e 150?
Como ver as pessoas que bloqueei no Messenger?
Qual a melhor forma de iniciar a alfabetização?
Qual a medida de cimento e areia para concreto?
Como funciona a monetizar do SoundCloud?
Quantos dígitos tem o número da conta do Bradesco?
O que é automatizar uma empresa?
Quanto tempo posso guardar água fervida?
Qual será o poder da Himawari?
Quais são os principais motores elétricos?
Pode limpar a tela da TV com papel toalha?