As conjunções subordinativas servem como meio de ligação das orações, estabelecendo uma relação de dependência sintática entre elas. São termos invariáveis cuja principal função é unir uma oração principal (independente) a uma outra de nível sintático inferior para que exista um sentido completo.
As conjunções não desempenham função sintática na oração e são ligadas somente pelos conectivos. As conjunções subordinativas dividem-se em: causais, concessivas, condicionais, comparativas, finais, proporcionais, temporais, comparativas, consecutivas e integrantes.
→ Podemos classificar as conjunções subordinativas em:• integrantes – são introdutórias de orações subordinadas substantivas: que, se, como, etc.; ... • causais – exprimem causa: porque, como, uma vez que, já que, etc.; ... • concessivas – exprimem concessão: embora, ainda que, mesmo que, apesar de que, etc.;
Na gramática da língua portuguesa, concessivo se refere às conjunções ou orações subordinadas por concessão. Consistem em frases que narram eventos contrários e subordinados ao fato importante expresso na oração principal, sendo que estes não impedem a execução desta ação.
- causais: indicam a causa da ação expressa na oração principal. As conjunções causais são: porque, visto que, como, uma vez que, posto que, etc.
41 curiosidades que você vai gostar
Conjunção é a palavra invariável que relaciona duas orações ou dois termos que exercem a mesma função sintática. Quando duas ou mais palavras desempenham o papel de conjunção recebem o nome de locução conjuntiva.
Conjunções subordinativascondicionais;conformativas;concessivas;comparativas;consecutivas;proporcionais;temporais;finais.
Gramaticalmente, conjunção é a palavra invariável cuja função é ligar orações ou termos de mesmo valor gramatical. Exemplos: Faz sol, mas está frio. (ligação entre orações)
As conjunções coordenativas aditivas são responsáveis pela união entre duas ou mais orações com a intenção de exprimir ideia de acréscimo ou adição de uma informação. Exemplos: ainda, mais, e, também, nem (e não), não só, mas também, como também, bem como, quanto (depois de tanto), além de (disso, disto, aquilo), etc.
São concessivas um tipo de orações/frases subordinadas adverbiais, introduzidas pelas conjunções ou locuções conjuncionais <embora, apesar de, ainda que, mesmo que, nem que>, que recebem o nome de conjunções subordinativas concessivas.
g) Temporais (exprimem tempo): quando, enquanto, logo que, desde que, assim que. h) Finais (exprimem finalidade): a fim de que, para que, que. i) Proporcionais (exprimem proporção): à proporção que, à medida que, quanto mais, quanto menos. j) Integrantes: que, se (quando iniciam oração subordinada substantiva).
O como conformativo inicia uma «oração que exprime um fato em conformidade com outro expreso na oração principal» (idem, pág. 327). Reconheça-se, contudo, que a diferença é, por vezes, difícil de detectar em certos contextos, dada a proximidade destes dois valores de como.
3. Conjunções subordinativas comparativas. (mais/menos/maior/menor/melhor/pior) do que, (tal) qual, (tanto) quanto, como, assim como, bem como, como se.
As conjunções podem ser divididas em: subordinativas, as quais conectam duas orações, sendo que uma delas é fundamental para a construção do sentido completo da outra; e coordenativas, que ligam elementos independentes, ou seja, unem orações ou termos de idêntica função gramatical detentores de sentido completo.
Como o nome já sugere, são as conjunções subordinativas que expressam a ideia de tempo: quando, depois que, desde que, logo que, assim que, sempre que, antes/depois que, até que, cada vez que, todas as vezes que, etc.
1) Aditivas: ligam orações ou palavras, expressando ideia de acrescentamento ou adição. São elas: e, nem (= e não), não só... mas também, não só... como também, bem como, não só...
As conjunções coordenativas aditivas ligam duas orações em que a segunda oração expressa um acréscimo da ideia iniciada na primeira oração. As principais conjunções aditivas são a conjunção e, usada para indicar uma adição com sentido positivo, e a conjunção nem, usada para indicar uma adição com sentido negativo.
Conjunções aditivas e opositivas (adversativas) A conjunção é a palavra que liga duas orações ou termos de mesma função na oração. ... Por outro lado, em vez de soma, existem conjunções que expressam oposição ou contraste de ideias, que são chamadas de opositivas ou adversativas.
“Como”, uma conjunção, várias classificaçõesA conjunção é usada como conectivo (elemento de ligação) entre orações ou palavras de mesma função sintática. ... Veja a seguir:Causal:Comparativa:Conformativa:A seguir, algumas dicas serão dadas para ajudá-lo na classificação da conjunção subordinativa como.
Conjunção. Conjunção é um termo que liga duas orações ou duas palavras de mesmo valor gramatical, estabelecendo uma relação entre eles.
As conjunções são vocábulos gramaticais cuja função é reunir ou relacionar orações em um mesmo enunciado. Quando houver duas ou mais palavras com a função de conjunção, dizemos que se trata de uma locução conjuntiva. As conjunções e locuções conjuntivas têm o objetivo de unir duas ou mais orações ou palavras.
Além de conjunção adversativa, o “mas” também pode assumir papel de conjunção aditiva em uma oração.
No português, as orações coordenadas e subordinadas são tipos de orações em que existem (ou não) relações sintáticas. ... Nas orações coordenadas, por exemplo, não há relação sintática entre elas e, por isso, são orações independentes. Já as orações subordinadas recebem esse nome pois uma está subordinada à outra.
As conjunções coordenativas adversativas ligam duas orações em que a segunda oração expressa o contraste da ideia iniciada na primeira oração. As principais conjunções adversativas são mas, porém e contudo.
Conjunções coordenativas conclusivas
São elas: pois (posposta ao verbo), logo, portanto, então, por isso, por conseguinte, por isto, assim, etc.
Como fazer levantamento online?
Como fazer livrinho com folha A4?
Qual o trabalho do perito judicial?
Como fazer presunto de Parma Pata Negra?
Como trabalhar o consumismo com os alunos?
Como saber se a pessoa recebeu a mensagem no Facebook?
Como podemos trabalhar o equilíbrio?
É permitido dar o saque de manchete?
Quem tem o curso de magistério pode lecionar?
Como brincar com a parlenda Corre cutia?
Como saber se uma pessoa é pra mim?
Como saber se você tem um chamado de Deus?
Quando o bebê começa a fazer pinça?
Quantas pessoas o WhatsApp suporta em chamada de vídeo?
Qual o objetivo de trabalhar nome e sobrenome na educação infantil?