A autorregulação da aprendizagem é definida como um processo de autorreflexão e ação no qual o aluno estrutura, monitora e avalia o seu próprio aprendizado. A aprendizagem autorregulada está associada à melhor retenção do conteúdo, maior envolvimento com os estudos e melhor desempenho acadêmico.
Define-se, assim, a autorregulação como a habilidade de monitorar e modular a emoção, a cognição e o comportamento, para atingir um objetivo e/ou adaptar às demandas cognitivas e sociais para situações específicas (Sroufe, 1995. (2008).
Dessa forma, a autorregulação visaria uma otimização da aprendizagem e uma melhoria da percepção que os alunos têm da sua própria eficiência e do controle que eles possuem sobre os processos de aprendizagem.
A autorregulação é um processo consciente e voluntário de governo, pelo qual possibilita a gerência dos próprios comportamentos, pensamentos e sentimentos, ciclicamente voltados e adaptados para obtenção de metas pessoais e guiados por padrões gerais de conduta (BANDURA, 1991; POLYDORO & AZZI, 2008; ZIMMERMAN, 2000).
Ajudar as crianças com problemas de autorregulação
Todas as crianças que convivem com esse problema podem usar uma folha de atividades para a autorregulação. Muitos espaços de uso diário são ideais para trabalhar as emoções das crianças por meio de histórias.
17 curiosidades que você vai gostar
1 – A criatividade na Teoria Organísmica de Kurt Goldstein
Goldstein definia a auto–regulação organísmica como uma forma do organismo interagir com o mundo, segundo a qual o organismo pode se atualizar, respeitando a sua natureza do melhor modo possível.
Alguns autores apontam, por exemplo, algumas estratégias: “confrontação (p. ex., assertividade), distanciamento, autocontrole, busca de apoio social, aceitação de responsabilidade, fuga-esquiva, resolução planejada dos problemas e reavaliação positiva” (Leahy, Tirch & Napolitano, 2013).
Outra importante contribuição de Bandura foi a formulação das três subfunções/subprocessos no sistema de autorregulação de motivação e ação — auto-observação, processo de julgamento e autorreação — através de padrões internos e influências autorreativas (BANDURA, 1977, p.
A autorregulação significa a habilidade de poder monitorar e modular sentimentos, a cognição e o comportamento a fim de “atingir um objetivo e adaptar-se às demandas cognitivas e sociais para situações específicas”.
Autorregulação Promove o Autoconhecimento
Olhe mais para dentro de si mesmo. A autorregulação é um processo essencial para que você consiga comandar as suas emoções e, assim, se tornar um profissional com melhores resultados.
A autorregulação da aprendizagem é definida como um processo de autorreflexão e ação no qual o aluno estrutura, monitora e avalia o seu próprio aprendizado. A aprendizagem autorregulada está associada à melhor retenção do conteúdo, maior envolvimento com os estudos e melhor desempenho acadêmico.
A autorregulação da aprendizagem envolve as dimensões cognitiva/metacognitiva, afetiva, motivacional e comportamental, com as quais os discentes ajustam suas ações e seus objetivos, a fim de atingir as metas traçadas (Zimmerman, 2013).
A autorregulação emocional tem sido considerada um componente da inteligência emocional, que por sua vez diz respeito às habilidades que as pessoas possuem de identificar, nomear e agir em relação aos próprios sentimentos e aos de outras pessoas (Goleman, 2006).
Crises são comuns em crianças com autismo, especialmente quando alguma situação ou pessoa faz com que elas se desregulem emocionalmente. A crise é caracterizada por uma série de comportamentos que também geram estresse e sentimentos de ansiedade nos cuidadores, que muitas vezes não sabem como lidar com elas.
A inibição ou o controle inibitório é a habilidade para inibir ou controlar respostas impulsivas (ou automáticas) e criar réplicas usando a atenção e o raciocínio. Esta habilidade cognitiva é uma de nossas funções executivas e contribui para a antecipação, o planejamento e a definição de objetivos.
Principais tratamentos para autismo (e como cuidar da criança)Remédios. ... Alimentação. ... Fonoaudiologia. ... Musicoterapia. ... Psicoterapia. ... Terapia ocupacional. ... Psicomotricidade. ... Equoterapia.
A auto-regulação ocorre por fases: (1) consciencialização e estabelecimento do objetivo; (2) procura ativa desse objetivo e 3) alcance, manutenção ou reformulação do objetivo estabelecido. Iremos demonstrar cada uma destas fases usando como exemplo o caso do João, que sofreu um ataque cardíaco.
Exercícios para crianças de autorregulação em momentos de raiva e estressePula, pula, para frente e para trás como um sapo.Mãos e pés no chão. ... Saltitando, o mais rápido possível, com braços e pernas bem abertos.Corra o mais rápido que você conseguir!
É nessa linha que Albert Bandura, psicólogo canadense e professor da Universidade Stanford desenvolveu a teoria da aprendizagem social, que estuda o quanto os indivíduos causam efeitos uns nos outros na questão da aprendizagem, seja de forma negativa como positivamente. ...
A regulação emocional é uma habilidade importante na vida das crianças, que se desenvolve, sobretudo, por meio das interações sociais com seus pais ou cuidadores primários. Mães e pais podem ajudar usando estratégias de regulação para o manejo das emoções.
Medicação. Os medicamentos podem ser usados para tratar a desregulação emocional quando ela é parte de um transtorno maior. Por exemplo, o transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) será tratado com estimulantes; a depressão, com antidepressivos; outros transtornos podem exigir o uso de antipsicóticos.
1. Organísmico. Diz-se do que é relativo a organismo. "Neuroses são um desequilíbrio organísmico, onde o ser humano para de se expressar de uma forma natural e autêntica."
Esta visão fenomenal trazida pela teoria organísmica de Kurt Goldstein é bastante próxima ao descrito também por Kurt Lewin na sua Teoria de Campo, sendo uma das premissas da abordagem gestáltica.
O ajustamento criativo é “uma forma que [...] o indivíduo emprega em sua vida visando uma manutenção de um equilíbrio interno” (MAGALHÃES, 2009, p. 62). “Também pode ser entendido como expressão, a cada momento, da melhor forma possível desse indivíduo autorregular-se no contato com o mundo” (AGUIAR, 2005, p. 70).
Autocontrole é a capacidade de dominar seus próprios impulsos, emoções e paixões. Essa habilidade não diz respeito a frear ou impedir que os sentimentos nos atinjam, mas trata de uma forma mais saudável de lidar com as emoções, especialmente as negativas.
Como desativar o Google Assistente no celular?
Como diminuir o barulho da geladeira?
Como conectar um microfone de karaokê no notebook?
Como transformar data com ponto em Barra?
Qual é o conceito de escala dentro do desenho técnico?
Como separar o Guarda-roupa por cores?
Como ocorre o processo de execução de um programa?
Como separar palavras-chave ABNT 2021?
Como separar a mistura de água e álcool?
Quando a detração penal é realizada pelo juiz da condenação?
Quais são os métodos de separação da mistura homogênea?
O que colocar na lateral da escada?
O que é Lambe-lambe e como surgiu?
Como funciona o ensino domiciliar nos Estados Unidos?