O que significa alelos múltiplos?

Pergunta de Juliana Mia Nogueira Valente em 30-05-2022
(33 votos)

Alelos múltiplos ou polialelia é o fenômeno em que um gene possui mais de duas formas alélicas. Ao estudar as características das ervilhas analisadas por Mendel, observamos a presença de apenas dois alelos para uma determinada característica.

O que são alelos múltiplos de exemplos?

A pelagem de coelhos, um caso de polialelia. Alelos múltiplos ou polialelia é a situação em que um gene (genótipo) apresenta três ou mais alelos, e não apenas dois, para um mesmo lócus cromossômico (endereço do gene), determinando uma característica (fenótipo).


O que são alelos múltiplos e como surgem na população?

Os alelos múltiplos ou polialelia ocorrem quando os genes apresentam mais de duas formas alélicas. No caso dos alelos múltiplos, três ou mais alelos estão presentes na determinação de um caráter da população.

Como ocorre os alelos múltiplos?

O gene A e o gene a podem sofrer uma, duas, três ou várias mutações, originando uma série de múltiplos alelos que controlam o mesmo caráter. Dessa forma, podemos dizer que os alelos múltiplos se originam por mutações de genes preexistentes. Esse fenômeno também pode ser chamado de poliaelia.

Qual a diferença entre alelos e alelos múltiplos?

O alelo é uma das diversas formas de um certo gene, ocupando uma posição num certo cromossomo, conhecida por locus. ... Os alelos múltiplos são resultados de mutações sucessivas ocorridas nos genes de um determinado locus.

Alelos Múltiplos - Aula 06 - Módulo II: Genética | Prof. Gui


18 curiosidades que você vai gostar

O que pode causar o surgimento de alelos múltiplos?

O surgimento dos alelos múltiplos (polialelia) deve-se a uma das propriedades do material genético, que é a de sofrer mutações. Assim, acredita-se que a partir do gene C (aguti), por um erro acidental na duplicação do DNA, originou-se o gene Cch (chinchila).

Como os cientistas esclarecem o surgimento dos alelos múltiplos?

Os alelos múltiplos são resultantes de sucessivas mutações ocorridas em um determinado lócus nos genes,produzindo séries alélicas selecionadas e adaptadas ao ambiente. Cada mutação que surge gera uma nova condição para o aparecimento de mais um novo fenotípico (característica) na espécie.

Quais são os tipos de alelos?

Os genes alelos podem ser classificados de duas formas: dominantes e recessivos. Os dominantes são aqueles que impõem as suas características, ou seja, são os que determinam as características de uma espécie. É representado pela letra maiúscula que pode ser encontrada como (AA ou BB).

Qual a diferença entre alelos dominantes e recessivos?

Os alelos dominantes são aqueles que se expressam tanto em homozigose quanto em heterozigose, já os recessivos se expressam apenas em homozigose. Hoje em dia é bem clara a ideia de que as características de cada ser vivo são determinadas pelos genes, uma sequência de nucleotídeos localizada no DNA.



Outras questões

Quais são as três formas de ação dos anticorpos no nosso corpo?

O que é rest pause?

Como traduzir um livro do inglês para o português?

Quem é responsável pela visita domiciliar?

Como usar o repelente de tomada?

Como ocorre a ventilação pulmonar nos humanos?

Qual é a função do relé de sobrecarga?

Como aprender a ter autoconhecimento?

Como se faz um atendimento psicopedagógico?

Quem tem direito ao regime semiaberto?

O que comprar no amigo roubado?

Como o AliExpress devolve o dinheiro pago no boleto?

Qual a quantidade de galinha poedeira por metro quadrado?

O que escrever no recurso administrativo?

Como é feito o autotransplante de medula óssea?

Como funciona ataque furtivo?

Como conseguir o auxílio BPC?

Para que serve o auto transformador?

Como hidratar o cabelo nessa quarentena?

Como que faz para hipnotizar?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com