A sublimação é a mudança do estado sólido para o estado gasoso, sem passar pelo estado líquido. O gelo seco, a naftalina e o iodo são exemplos clássicos que sofrem essa mudança porque sublimam naturalmente, em condições de temperatura e pressão ambientes.
A sublimação acontece com as substâncias quando a pressão do vapor no ponto de fusão for maior que a pressão atmosférica. É o tipo de mudança que ocorre de forma facilitada no iodo, gelo seco e naftalina; pois as forças intermoleculares deles são fracas.
A naftalina tem a capacidade de sofrer sublimação, isto é, passar diretamente do estado sólido para o gasoso. Assim, são os vapores liberados que matam as traças e suas larvas.
Substâncias mais comuns que passam pela sublimação
O napthaleno vaporiza-se lentamente, convertendo-se em gás, devido às baixas temperaturas e pressão. O gelo-seco é um dióxido de carbono resfriado (gás carbônico – CO2). ... O iodo em temperatura ambiente passa lentamente do estado sólido para o estado gasoso.
A sublimação é a mudança do estado sólido para o estado gasoso e vice-versa, sem passar pelo estado líquido. A naftalina e o CO2 sólido (gelo-seco) são exemplos de substâncias que sofrem sublimação nas condições ambientes. ...
17 curiosidades que você vai gostar
Sublimação é um fenômeno físico-químico que consiste na passagem direta de uma substância do estado sólido para o estado gasoso e vice-versa, sem passar pelo estado líquido.
Na verdade, a palavra sublimação define um processo químico, que significa a conversão de uma matéria do estado sólido para o gasoso.
A sublimação é a mudança do estado sólido para o estado gasoso, sem passar pelo estado líquido. O ponto de sublimação, assim como o ponto de ebulição e o ponto de fusão, é definido como o ponto no qual a pressão de vapor do sólido se iguala a pressão aplicada.
A sublimação é uma transição de fase endotérmica que ocorre em temperaturas e pressões abaixo do ponto triplo de uma substância em seu diagrama de fases. O processo inverso de sublimação é desublimação ou deposição, em que uma substância passa diretamente de um gás para uma fase sólida.
Este processo é utilizado em diversos setores de produção como na fabricação de comida para astronautas, leite em pó e outras bebidas solúveis e no armazenamento de produção de indústrias químicas e farmacêuticas.
As naftalinas são uma substância química que possuem uma propriedade física muito interessante: elas conseguem sair diretamente do estado sólido para o gasoso, transformando-se em um tipo de gás com cheiro forte o suficiente para espantar baratas, traças, formigas e até mesmo os ratos.
A naftalina é caracterizada, principalmente, pela sua capacidade de sublimação, que é a passagem direta do estado sólido para o gasoso, sem passar pelo estado líquido. Sob a forma de gás, a substância produz um vapor tóxico, e, devido a essa propriedade, é há muito tempo utilizada como repelente de traças e baratas.
O naftaleno, vulgarmente conhecido como naftalina, é um hidrocarboneto aromático (possui propriedades semelhantes às do benzeno) cuja molécula é constituída por dois anéis benzénicos condensados. A sua fórmula molecular é C10H8.
Diferente da serigrafia, no processo de sublimação não se usa telas. O desenho é impresso em papel cuja tinta é especial, chamada de tinta sublimática. Este papel é então prensado em alta temperatura e pressão para que a tinta possa aderir-se ao tecido ou superfície desejada.
A condensação ocorre quando o vapor ou gás atinge uma temperatura inferior ao do seu ponto de ebulição. ... Na ebulição, as moléculas de água ganham energia (devido ao calor) e se agitam, fazendo com que se separem e alterem a sua forma para o estado gasoso (vapor).
O gelo-seco é o dióxido de carbono sólido, cujas moléculas apresentam força intermolecular de dipolo induzido, que são facilmente rompidas, levando à sua sublimação. E, ao contrário do gelo comum que derrete, ele passa diretamente para o estado gasoso, isto é, sublima. ...
Vaporização: ocorre quando uma substância no estado líquido é aquecida. A energia recebida causa aumento na agitação molecular e as moléculas separam-se umas das outras, passando para o estado gasoso.Condensação: passagem do estado gasoso para o líquido. É a forma como ocorrem as chuvas.
Evaporação. A evaporação é um tipo de vaporização no qual a transformação de estado se dá de forma lenta e gradativa, um vez que recebe uma pequena quantidade de calor. A evaporação acontece porque a molécula que se encontra na superfície do líquido recebe energia (processo endotérmico) e escapa para fora.
Solidificação é a mudança física do estado líquido para o estado sólido. Para que ocorra essa transformação, a matéria deve estar submetida a uma pressão específica, na qual libere calor (transformação exotérmica) até atingir uma temperatura exata.
Na sublimação, o gás carbônico não se transforma em outra substância, ainda é gás carbônico. O que acontece é uma mudança de estado, do sólido para o gasoso. Portanto é um fenômeno físico.
Costuma ocorrer quando a temperatura de determinada superfície atinge a média de ebulição (100 graus Celsius no caso da água, por exemplo). A calefação, como dito, ocorre quando a temperatura é muito superior ao da ebulição e é o processo mais rápido de vaporização.
A fusão é a transformação física da matéria do seu estado sólido para o estado líquido. Esse processo ocorre quando a matéria é submetida a uma determinada pressão, que recebe calor (energia) e sua temperatura alcança um valor.
A água é encontrada na natureza em três estados físicos, a saber: Líquido, Sólido e Gasoso. Assim, o ciclo da água corresponde ao movimento da água da natureza e, portanto, apresenta os processos de transformação da água.
Condensação é a mudança do estado gasoso para o estado líquido. Também chamada de liquefação, é o processo inverso da vaporização. Um exemplo de condensação são as gotículas de água que se formam na parte externa de um copo que contenha algum líquido bem gelado ou gelo. ...
Na sublimação, a temperatura é aplicada sobre corantes dispersos (tintas sublimáticas) previamente impressos sobre papel transfer sublimático. Estes corantes vaporizam-se, transformando-se em gás e assim, são transferidos para tecido, cerâmica, alumínio, vidro e outras superfícies tratadas para receber a sublimação.
Como trabalhar no Royal Caribbean?
Como o Havaí se tornou Estado americano?
Qual o salário de um auxiliar de cartório?
Como é trabalhar na Advocacia-Geral da União?
Como foi o processo de industrialização do Japão?
Como liberar canal da Sky de graça?
Como a musicoterapia pode atuar com idosos?
O que a mentira causa em um relacionamento?
Como saber se meu smartwatch está carregando?
Como escreve saia em português?
Como fazer um lava rápido dar certo?
Qual a classificação da palavra sábia?
Como saber se um número de contribuinte é válido?
O que significa a palavra adelphos?