1. Acto ou efeito de restringir; limitação. 2. Medidas de racionamento decretadas em tempo de escassez económica .
Quando o consumidor possui restrição significa que alguma empresa credora colocou seu CPF em um dos bancos de dados de inadimplentes. É importante observar que o Código de Defesa do Consumidor determina que o consumidor inadimplente não pode ser exposto ao ridículo nem submetido a constrangimento ou a ameaça por dever.
Significado de Exclusão
substantivo feminino Ação ou efeito de excluir, de segregar, de deixar de fora. Em que há afastamento; segregação: ela foi alvo da exclusão dos colegas; exclusão social, política, financeira. Não inclusão de algo ou de alguém em; omissão: exclusão racial.
A Exclusão Social designa um processo de afastamento e privação de determinados indivíduos ou de grupos sociais em diversos âmbitos da estrutura da sociedade. Trata-se de uma condição inerente ao capitalismo contemporâneo, ou seja, esse problema social foi impulsionado pela estrutura desse sistema econômico e político.
Advérbio de exclusão: apenas; exclusivamente; salvo; senão; somente; simplesmente; só; unicamente; etc. Exemplos: Irei pedalar somente amanhã.
39 curiosidades que você vai gostar
A inadimplência é o não pagamento de uma conta ou dívida. Assim, o consumidor inadimplente é aquele que está com uma dívida em aberto.
Significado de Restrição
Circunstância ou estado restritivo; que impõe limite ou se apresenta de modo condicionante: medida tomada sem restrições. [Jurídico] Limitação do livre exercício, de um direito, de uma função ou ofício, imposta por uma lei; ressalva.
As dívidas negativadas são as contas sem pagamento que foram cadastradas nos birôs de crédito, como Serasa, SPC, Boa Vista SPC e Quod, e consequentemente negativaram seu nome e CPF. Esse processo não acontece de forma automática. A instituição credora envia diversos avisos comunicando o atraso e prazo para pagamento.
Caso ocorra a negativação do CPF, depois de quitada a dívida, o prazo para que seja retirada a restrição é de até 5 dias úteis e o ideal é ir acompanhando esta situação junto ao SPC/SERASA. Se não for possível quitar a dívida, após 5 anos a negativação desaparece.