Para a Umbanda, portanto, o branco carrega consigo o sentimento de paz espiritual, assepsia, calma, serenidade e outros valores de elevada estirpe.
Na Esplanada dos Ministérios, na Praça dos Orixás, ou em festas pela capital federal, a cor mais comum é o branco, que simboliza paz e harmonia. Essa tradição surgiu por influência das religiões afro-brasileiras, como umbanda e candomblé.
O que significa a Cor Branca:
A cor branca significa paz, pureza e limpeza. É também chamada de "cor da luz" porque reflete todas as cores do espectro. A cor branca reflete todos os raios luminosos proporcionando uma clareza total. O branco é símbolo da paz, da espiritualidade, da inocência e da virgindade.
A tradição de vestir roupa branca, para o candomblé, é uma homenagem ao deus africano Oxalá.
As cores predominantes que representam a entidade, usadas em oferendas e trabalhos, são vermelho e preto.
30 curiosidades que você vai gostar
O símbolo mais marcante dessa entidade são os acessórios de Exu Capa Preta. Afinal, suas maiores características são sua capa e sua cartola, ambas pretas, porque essa cor serve para a absorção energética.
Os exus mais evoluídos são chamados de "exus cabeças de legião", que são sete, e comandam uma legião espiritual. São eles: Exu Lalu - serventia direta de Oxalá.
Chamado de Senhor da criação, tudo de Oxalá é branco, representando assim a pureza e a ética moral da qual Oxalá é revestido. Desta forma, além de representar a pureza, o branco também é usado em sinal de respeito à importância hierárquica de Oxalá no principio criador.
Ao contrário de Exu, Oxalá ou Orixalá é o mais calmo. Pai de todos os orixás simboliza a paz, a pureza, a tranqüilidade. Seu dia é a sexta-feira. Sua cor é o branco.
Sem associações negativas, o branco também sugere sentimentos de modéstia, calma, inocência, harmonia e estabilidade. É percebida pelos olhos como uma cor que traz brilho, portanto também denota limpeza, clareza, fé e positividade. Nas roupas o branco usado como base para outras cores traz harmonia.
Prata – Palavra de Deus, pureza, Divindade, salvação, verdade, expiação, redenção. Branco – Redenção, colheita, luz, justiça, conquista, vitória, bem-aventurança, Alegria, Anjos, santos, paz, conclusão, triunfo.
“Vermelho é a cor do amor; laranja, da energia; amarelo, da alegria; verde, da esperança; azul, da tranquilidade; violeta, da religiosidade; preto, do luto; cinza, da seriedade; branco da paz.
O significado da cor branca geralmente é associado com aspectos de calma e tranquilidade. É o caso da paz, limpeza espiritual e pureza, por exemplo. Mas também não podemos deixar de citar renovação e ingenuidade quando falamos sobre essa tonalidade.
Oxalá é o grande orixá da criação e em sua honra os iniciados no candomblé vestem-se de branco todas as sextas-feiras, cumprindo alguns outros resguardos de ordem alimentar e comportamental. A cor é, no entanto, utilizada em muitas outras ocasiões, por diversos motivos.
O branco ajuda no trabalho mediúnico
De acordo com a crença umbandista, o branco contribui terapeuticamente com o trabalho do médium, pois ajuda a concentrar, atrai bons fluidos e ainda homenageia Oxalá, regente da fé, do sentido religioso e pai da criação do mundo.
Branco. Branco é o símbolo da paz. Essa cor ajuda você a alcançar o que há de melhor para sua vida. O branco é a cor clássica do Ano Novo e das festas de Réveillon e é considerada a cor ideal para se purificar das energias antigas e abrir o corpo e a mente para as novidades que o novo ano trará.
Sexta-feira – cores das velas dos Orixás
Por isso o branco, que é a junção de todas as cores de luz dentro de si. É a partir da luz branca que todas as cores existentes podem ser vibradas, e o branco de Oxalá é o sinal de que nele está toda vida. Branco também é a cor que rege a paz, que também é atribuído a Oxalá.
Girassol, a flor sagrada - Pai Paulo de Oxalá - Extra Online.
Oxalá – O dia da semana para Oxalá é a sexta-feira.
A sexta-feira santa é uma data Cristã que lembra o sofrimento de Jesus Cristo. Para o Candomblé esse dia continua sendo consagrado a Oxalá. Nos antigos Candomblés de origem Bantu, era feito na sexta-feira santa, um ritual denominado: "kura".
Indiferente às classes sociais ou religiões é comum no Brasil, às sextas-feiras, as pessoas usarem roupa branca. O intuito tradicional de usar o branco é pedir paz e agradecer as bênçãos da semana.
Quem é baiano, já sabe: Sexta-feira é dia de vestir branco. A tradição tem origem no sincretismo religioso muito forte no estado. Na cultura iorubá, o branco remete ao orixá Oxalá, reverenciado durante as sextas-feiras.
ASCHTAROTH: sua apResentação é a de um perfeito cavalheiro. Domina os caminhos cruzados, motivo pelo qual é mais conhecido como REI DA SETE ENCRUZILHADAS. Transmite suas ordens a EXU VELUDO e EXU DOS RIOS.
c) O Exu Coroado é aquele que, após grande evolução como empregado de Entidades do Bem recebem por mérito, se apresentam como linhas positivas tais como Caboclos, Pretos Velhos, Crianças, Oguns, Xangôs e até como Senhoras.
Olokún é um dos Orixás mais perigosos e poderosos do culto aos Orixás.
Como se escreve setenta e oito milhões e trezentos mil em Maia?
Quais são os benefícios de tomar leite com aveia?
Quanto custa o metro de steel frame?
Para que serve L-carnitina Vitafor?
Qual é o masculino de socialite?
Qual a forma correta de escrever Sub-humano?
Como compartilhar uma pasta entre 2 PCs?
Como colocar o símbolo de média no Excel?
Quais os conteúdos estudados no 2 ano do ensino médio?
O que é uma pesquisa semi estruturada?
Como o multiculturalismo se apresenta na escola?
Como a Terra congelou em Snowpiercer?
Onde são organizados os movimentos voluntários?
Como o mundo contemporâneo enxerga a concepção de ser humano?
O que significa correlação genética?
Porque ocorre a formação de solos cinzentos em ambiente anaeróbico?
Como elevar um número ao quadrado no AutoCAD?
O que aconteceu com o mundo no filme A Estrada?
Como o Liceu também ficou conhecido e qual foi o motivo desse outro nome *?