Apesar de não exigir um registro formal, é possível comprovar a união estável em cartório, através de uma escritura pública de Certidão de União Estável. O documento permite que o casal obtenha direitos relacionados ao casamento civil, como a inclusão em planos de saúde.
Como comprovar?
CPF; RG; Depois, basta escolher o regime de divisão de bens, assim, será feita uma escritura pública de Certidão de União Estável. Caso seja separado ou divorciado, o interessado deve ainda ter em mãos a certidão de casamento com a averbação de separação ou divórcio, além de duas testemunhas.
Preço: O valor da escritura de união estável (hetero ou homoafetiva) é tabelado por lei em todos os cartórios do Estado: R$ 473,82 (valor em 2021).
Muitas vezes você pode ter escutado que após três ou cinco anos morando com uma pessoa sem ser casado pode constar como união estável. Contudo, esse é mais um mito a respeito das leis brasileiras. A união estável não depende de uma determinada quantidade de tempo para ser configurada.
O que é preciso para fazer um contrato de união estável? A formalização de um contrato é bem simples: basta ir até o Cartório de Notas e solicitar uma Declaração de União Estável e escolher o regime de divisão de bens. Para isso, é necessário apresentar documentos pessoais como CPF e documento de identidade originais.
Como provar a existência de União Estável. A união estável pode ser comprovada de diversas formas. Uma delas é através de testemunhas que conviviam com o casal, sendo também possível a prova através de documentos que demonstrem a vida em comum, como fotografias, estando alguns deles indicados no Decreto n º 3048 /99, art. 22, § 3º.
Gostaria de finalizar o post destacando que a união estável é uma relação de convivência entre duas pessoas, ou seja, pode perfeitamente ser realizado o registro em cartório ou a comprovação judicial de união estável em relacionamento homoafetivo.
A saber, não há tempo mínimo para um relacionamento ser caracterizado como união estável. Casais que vivem em união estável têm direito à pensão por morte. Ao passo que, o INSS paga o benefício aos dependentes do segurado que falecer tiver sua morte declarada judicialmente, em caso de desaparecimento.
Diferente do que muitos pensam, a união estável não necessita que os cônjuges morem na mesma residência, pois a legislação entende que o objetivo de constituir uma família não exige esta obrigatoriedade, podendo sim um casal constituir um relacionamento familiar morando em residências diferentes.
Qual é a fruta mais cara do mundo?
O que é o social nos Estados Unidos?
Quais são os tipos de vinagre de maçã?
Como serão as aulas remotas em 2021?
Quais são as três habilidades fundamentais de um coach de sucesso?
Quanto rende 100 mil no Tesouro Selic?
Qual é a forma geométrica mais perfeita?
Como deve ser o espaço escolar na Educação Infantil?
Como saber que um menino gosta de mim?
Qual foi o melhor jogo do Mundo 2020?
Quantas vezes por semana posso tomar suco de inhame?
Para que serve o feitiço Impedimenta?
Pode dormir com a barriga cheia?
Qual a diferença entre a massa corrida para Massa acrilica?