Apesar de não exigir um registro formal, é possível comprovar a união estável em cartório, através de uma escritura pública de Certidão de União Estável. O documento permite que o casal obtenha direitos relacionados ao casamento civil, como a inclusão em planos de saúde.
Como comprovar?
CPF; RG; Depois, basta escolher o regime de divisão de bens, assim, será feita uma escritura pública de Certidão de União Estável. Caso seja separado ou divorciado, o interessado deve ainda ter em mãos a certidão de casamento com a averbação de separação ou divórcio, além de duas testemunhas.
Preço: O valor da escritura de união estável (hetero ou homoafetiva) é tabelado por lei em todos os cartórios do Estado: R$ 473,82 (valor em 2021).
Muitas vezes você pode ter escutado que após três ou cinco anos morando com uma pessoa sem ser casado pode constar como união estável. Contudo, esse é mais um mito a respeito das leis brasileiras. A união estável não depende de uma determinada quantidade de tempo para ser configurada.
O que é preciso para fazer um contrato de união estável? A formalização de um contrato é bem simples: basta ir até o Cartório de Notas e solicitar uma Declaração de União Estável e escolher o regime de divisão de bens. Para isso, é necessário apresentar documentos pessoais como CPF e documento de identidade originais.
Como provar a existência de União Estável. A união estável pode ser comprovada de diversas formas. Uma delas é através de testemunhas que conviviam com o casal, sendo também possível a prova através de documentos que demonstrem a vida em comum, como fotografias, estando alguns deles indicados no Decreto n º 3048 /99, art. 22, § 3º.
Gostaria de finalizar o post destacando que a união estável é uma relação de convivência entre duas pessoas, ou seja, pode perfeitamente ser realizado o registro em cartório ou a comprovação judicial de união estável em relacionamento homoafetivo.
A saber, não há tempo mínimo para um relacionamento ser caracterizado como união estável. Casais que vivem em união estável têm direito à pensão por morte. Ao passo que, o INSS paga o benefício aos dependentes do segurado que falecer tiver sua morte declarada judicialmente, em caso de desaparecimento.
Diferente do que muitos pensam, a união estável não necessita que os cônjuges morem na mesma residência, pois a legislação entende que o objetivo de constituir uma família não exige esta obrigatoriedade, podendo sim um casal constituir um relacionamento familiar morando em residências diferentes.
Qual a simpatia para ganhar no jogo do bingo?
Qual a diferença entre condicionada e incondicionada?
Como orar para afastar o inimigo?
O que é o processo de calcinação?
Quantas unidades de Conservação?
Como regularizar terreno de parte ideal rural?
Como saber se o câncer de útero se espalhou?
Quem fez cirurgia de aneurisma cerebral pode aposentar?
Qual a pena para lesão corporal culposa?
O que é preciso para viajar para os Estados Unidos na pandemia?
Qual a diferença de abandono e evasão escolar?
Quais são as funções das folhas de samambaias?
Como configurar um servidor Tomcat?
Qual foi a primeira ferramenta inventada pelo homem?
Qual foi a primeira grande invenção da humanidade?
O que aconteceu em 1919 Bertha Lutz?