Nelson Rolihlahla Mandela foi um advogado, líder rebelde e presidente da África do Sul de 1994 a 1999, considerado como o mais importante líder da África Negra, vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 1993, e pai da moderna nação sul-africana, onde é normalmente referido como Madiba ou "Tata".
Evelyn Ntoko Mase (Engcobo, 18 de maio de 1922 — Joanesburgo, 30 de abril de 2004) foi uma enfermeira sul-africana, da etnia Xhosa, primeira esposa do líder anti-apartheid Nelson Mandela.
Em 1998, casou-se com Nelson Mandela, o primeiro presidente negro da África do Sul. Pelos casamentos, Graça Machel tornou-se a única pessoa no mundo a ser primeira-dama de mais de uma nação. Com Samora Machel teve dois filhos: Josina Z.
Em 1993, foi vencedor do Prêmio Nobel da Paz. A honraria foi concedida a ele e a De Klerk pelo esforço para o fim da segregação racial e por terem realizado uma transição pacífica entre o apartheid e a democracia.
Conhecido como "Madiba" na África do Sul, Mandela foi considerado um dos maiores heróis da luta dos negros pela igualdade de direitos no país e foi um dos principais responsáveis pelo fim do regime racista do apartheid, vigente entre 1948 e 1993.
44 curiosidades que você vai gostar
Um bantustão era um território segregado para negros na África do Sul e no Sudoeste Africano, um dos pilares da política de apartheid adotada no final da década de 1940. ... Outros bantustões sul-africanos receberam autonomia parcial, mas não chegaram a ser independentes.
Dez bantustões foram criados na África do Sul, e dez no Sudoeste Africano, com o propósito de concentrar os membros de grupos étnicos designados, tornando cada um desses territórios etnicamente homogêneo como base para a criação de Estados autônomos. ...
Bantustões são as áreas negras declaradas "independentes", que o governo sul-africano criou nos últimos 20 anos para sustentar o apartheid, política de segregação racial. Após as eleições de 26 a 28 de abril, que marcam o fim de mais de 300 anos de domínio dos brancos, eles vão deixar de existir.
RESPOSTA: Os bantustões foram pseudo-estados de base tribal criados pelo regime do apartheid na África do Sul, de forma a manter os negros fora dos bairros e terras brancas, mas suficientemente perto delas para servirem de fontes de mão-de-obra barata.
Ele recebeu o Nobel da Paz em 1993 junto com Frederik Willem de Klerk, último presidente branco da África do Sul e seu antecessor no cargo, por “seus trabalhos para terminar o regime do apartheid de forma pacífica e por darem início a uma nova e democrática África do Sul”.
Com isso venceu em dezembro de 2009 o Prêmio Nobel da Paz, por seu “extraordinário esforço em fortalecer a diplomacia internacional e a cooperação entre os povos” e em particular por sua “visão de um mundo sem armas nucleares”.
Nome dado aos bailes funks clandestinos organizados por traficantes ou facções criminosas.
Qual a ave que imita a voz humana?
Quanto ganha um cardiologista do SUS?
Qual o melhor suplemento para tomar antes do treino?
São os principais componentes do solo?
Qual a importância do Just in Time no sistema de produção enxuta?
Qual a diferença de epilação e depilação?
É proibido andar de moto com capacete no braço?
O que é indispensável ao planejamento de uma pesquisa científica?
Qual a praia mais barata para viajar 2022?
Onde comprar material escolar pela internet?
Qual é a época que mais aparecem escorpiões?
Como conseguir o perdão de um taurino?