Na embriaguez preordenada, o agente ingere bebida alcoólica ou consome substância de efeitos análogos com a finalidade de cometer um crime. Completa ou incompleta a embriaguez, não há exclusão da imputabilidade, tampouco redução de pena.
Trata-se de situação de maior reprovabilidade da embriaguez voluntária, visto que o agente, por intermédio do consumo de álcool ou substância de efeito análogo, objetiva não somente ficar bêbado, mas romper os freios inibitórios ou preparar uma escusa ao delito.
E é preordenada quando o agente se embriaga com o fim de cometer crime. Diversamente, considerar-se-á involuntária a embriaguez quando resultar de caso fortuito (v. g., desconhece que determinada substância produz embriaguez) ou força maior (v. g., é constrangido à embriaguez).
O assunto está tratado no Art. 28, § 1º do Código Penal. Embriaguez é uma intoxicação aguda e transitória em decorrência de álcool ou qualquer outra substância de efeitos análogos, podendo progredir de uma ligeira excitação até o estado de paralisia e coma. ...
Embriaguez é causada pela ingestão de álcool ou substancias psicoativas de forma exagerada, causando intoxicação aguda que altera totalmente o comportamento do indivÃduo, podendo levá-lo até o estado de coma, sendo o alcoolismo o conjunto das alterações causadas pela embriaguez contÃnua do álcool.
45 curiosidades que você vai gostar
Confira a seguir.Estágio 1: enquanto você ainda está sóbrio. ... Estágio 2: Euforia. ... Estágio 3: Instabilidade emocional e depressão do Sistema Nervoso Central. ... Estágio 4: PrejuÃzo do julgamento e da crÃtica. ... Estágio 5: Sonolência e adormecimento. ... Estágio 6: Inércia generalizada. ... Estágio 7: Coma alcoólico.
Na primeira, o indivÃduo se torna irrequieto, saltitante, buliçoso (é a fase do macaco); na segunda, torna-se violento, brigão, agressivo (é a fase do leão); na terceira, sujo, emporcalhado, roncando (é a fase do porco) [11].
Analisando em linhas gerais, a embriaguez vem a ser uma intoxicação aguda e passageira causada pelo álcool ou por substâncias de efeitos similares que privam o sujeito da capacidade normal de entendimento.
Assim, a embriaguez completa, proveniente de caso fortuito ou força maior, atua como causa de exclusão da imputabilidade e culpabilidade do agente.
É correto dizer acabou de começar?
Qual média de peso do boi gordo?
Quais são os benefÃcios do trabalho voluntário?
Para que acender vela no cemitério?
Quais são os algoritmos de busca?
Tem como tirar a reservista pela internet?
O que é sobrecarga emocional?
Quantas pessoas tiraram 980 na redação do Enem 2020?
Quanto um desembargador pode ganhar?
Qual é o nome do personagem do GTA 4?
O que é onde ocorre a glicólise?