Raio ou descarga elétrica atmosférica é uma descarga elétrica de grande intensidade que ocorre na atmosfera, entre regiões eletricamente carregadas, e pode dar-se tanto no interior de uma nuvem, como entre nuvens ou entre uma nuvem e a terra.
Os raios se formam quando certa região de uma nuvem acumula excesso de carga elétrica, positiva ou negativa. ... Normalmente, raios ocorrem nas cúmulos-nimbos, as nuvens acinzentadas e chuvosas. Os raios podem ocorrer dentro das nuvens, entre duas nuvens, entre nuvens e o ar ou entre nuvens e o solo.
É um fenômeno natural também chamado popularmente de relâmpago. É uma descarga elétrica ou descarga atmosférica que ocorre entre nuvens ou entre a nuvem e a terra.
Os raios são descargas elétricas que ocorrem quando as nuvens se carregam eletricamente. ... As descargas normalmente afetam pontos mais altos encontrados sobre o solo que por sua vez distribui eletricidade para o solo e para as estruturas condutoras próximas.
Os raios podem causar sérias queimaduras, danos ao coração, pulmões, sistema nervoso central e outras partes do corpo através do aquecimento e uma variedade de outras reações eletroquímicas (provocadas pela descarga elétrica).
29 curiosidades que você vai gostar
Em áreas de grande incidência, podem cair diversos raios, não apenas dois. ... Outra crença, é que o espelho atrai raios. A crença surgiu na época em que os espelhos tinham grandes molduras metálicas – elas, sim, um grande atrativo para os raios. Portanto, não há necessidade de cobrir espelhos durante uma tempestade.
– Não se aproxime de cercas de arame, varais metálicos, linhas férreas e outras estruturas metálicas; – Não permaneça em áreas abertas como campos de futebol, praias, quadras esportivas e estacionamentos; – Não fique no alto de morros ou no topo de prédios; – Não se abrigue em árvores ou debaixo delas.
Relâmpagos geralmente ocorrem quando uma quantidade muito grande de cargas negativas se acumula em uma nuvem. Para equilibrar essas cargas negativas, cargas positivas se formam no chão, embaixo da nuvem. Como cargas opostas se atraem, as cargas negativas da nuvem tentam se unir às cargas positivas do chão.
Os raios manifestam-se sob uma diversidade de formas, de acordo com sua trajetória. Os mais comuns são os que ocorrem dentro da própria nuvem e os que conectam-se entre a nuvem e o solo, além dos raios entre duas nuvens. Usualmente surgem de forma intensa e brilhante, por vezes produzindo o efeito estroboscópico.
Quais os sintomas da falta de potássio no organismo?
Como se dá a formação da personalidade?
Como evitar a infecção da corrente sanguínea?
Como funciona a homeostase no corpo humano?
Onde ocorre a degradação do grupo heme?
Quais as fases da esquistossomose?
O que caracteriza os peixes ósseos?
Quando ocorre a inflação de custos?
Como baixar e instalar o Moodle?
Como foi a formação das montanhas e a expansão dos oceanos?